Categoria: Gestão

Conhecimento em gestão é fundamental para executar os nossos sonhos e, portanto, influenciar as pessoas para uma única direção.

  • Quer um Projeto de Sucesso? Pare de Fingir Que Sabe Tudo

    Sejamos diretos: se você não domina o assunto que está trabalhando e o problema que está tentando resolver, dificilmente o resultado será satisfatório.

    Isso pode parecer óbvio, mas o cenário é mais comum do que se imagina.

    Afinal, quantas vezes você, como gerente de projetos, já se pegou diante de stakeholders fazendo perguntas essenciais sobre o que vem a seguir e se viu com a resposta na ponta da língua… ou não?

    A função de um gerente de projetos vai muito além de cronogramas, métricas e checklists. E, enquanto o gerente não precisa ter todas as respostas na ponta da língua, fingir que sabe algo que não sabe, ou inventar uma resposta “na tentativa de convencer”, pode ser um erro fatal.

    Se isso soa familiar, este artigo é para você.

    Vamos explorar por que o domínio do contexto do projeto é crucial, como a honestidade e a busca por informação sólida se tornam diferenciais e por que admitir o que você não sabe pode ser sua estratégia mais forte.

    O Gerente de Projetos Não Precisa Saber Tudo — Mas Precisa Saber Onde Está Pisando

    É tentador querer “fazer bonito” quando o projeto é desafiador, as expectativas são altas e você precisa interagir com equipes e stakeholders exigentes.

    Primeiro, vamos tirar um mito do caminho: o gerente de projetos não precisa ser o especialista técnico em todas as áreas envolvidas no projeto.

    No entanto, ele ou ela precisa conhecer bem o suficiente para compreender as implicações, as dificuldades e os detalhes críticos do contexto.

    O papel do gerente é garantir que tudo está indo no rumo certo — mas isso só é possível se ele, de fato, entender o terreno.

    Fingir ter todas as respostas enfraquece sua posição de liderança e o respeito que sua equipe e os stakeholders têm por você.

    Nada gera mais insegurança nos outros do que perceber que você, supostamente à frente do barco, não faz ideia de para onde está indo.

    A confiança que você inspira está diretamente ligada à sua capacidade de entender o projeto e as dificuldades de forma realista.

    E isso envolve admitir quando você não sabe e estar disposto a buscar informações.

    O Perigo de “Enrolar” para Evitar Admitir Que Não Sabe

    Quando você não domina um assunto ou finge ter segurança sobre algo que desconhece, fica mais vulnerável a cometer erros que podem custar caro ao projeto e à sua reputação.

    E se alguém percebe, mesmo que por um detalhe pequeno, que você está tentando contornar uma resposta, a confiança rapidamente se transforma em desconfiança.

    Se, em uma reunião com stakeholders, você se vê sem uma resposta e decide improvisar ou “enrolar”, não só corre o risco de dar uma resposta incorreta, mas também abre caminho para um efeito dominó de problemas, como:

    • Decisões equivocadas baseadas na sua resposta improvisada.
    • Perda de credibilidade caso alguém perceba a falta de transparência.
    • Impacto negativo na equipe que conta com sua liderança clara e honesta.

    Imagine que você está à frente de um projeto de transformação digital em uma empresa que exige a integração de diversos sistemas complexos.

    Você se depara com uma pergunta sobre como uma determinada ferramenta vai impactar o setor de atendimento ao cliente.

    Mesmo que essa não seja sua área de especialidade, a resposta precisa ser precisa, e não um chute. Isso porque, mais tarde, esse “chute” pode comprometer o funcionamento de vários departamentos interligados, gerando confusão e problemas internos.

    Admitir Que Não Sabe: Um Sinal de Força e Maturidade

    Em vez de inventar uma resposta, admitir que você não sabe e vai buscar mais informações é uma postura de liderança inteligente.

    No curto prazo, essa abordagem pode parecer menos segura, mas, na prática, ela demonstra maturidade e senso de responsabilidade.

    Além disso, ao adotar essa postura, você passa uma mensagem importante para sua equipe e seus stakeholders: a de que valoriza respostas precisas e o entendimento real das questões.

    Dizer “não tenho a resposta agora, mas vou buscar e trago para vocês” não enfraquece sua autoridade; pelo contrário, reforça sua confiança na transparência e o compromisso com a qualidade.

    Claro, assumir essa postura não significa apenas sair da reunião com um “vou ver e volto depois”.

    É crucial que você cumpra o prometido e traga a resposta, de forma clara, precisa e, se possível, compartilhando com todos os envolvidos para que todos saibam que a dúvida foi respondida.

    Essa prática mostra que você respeita o tempo e a inteligência dos outros e, de quebra, aumenta sua própria confiança, afinal, você passa a saber mais a cada resposta buscada.

    Conhecimento do Projeto: Domínio do Contexto

    Para que o gerente de projetos tenha uma visão completa e possa liderar de maneira eficiente, é importante que conheça o domínio onde está atuando.

    Isso envolve não apenas conhecer as tecnologias ou os processos do projeto em si, mas entender o ecossistema em que ele está inserido: as interconexões entre os setores, as consequências de cada decisão, as pessoas que detêm o conhecimento específico e os desafios técnicos que cada equipe enfrenta.

    Esse conhecimento não se adquire em um dia, e não é algo que você absorve superficialmente.

    Quando você compreende a dinâmica do projeto e as inter-relações, ganha uma visão estratégica.

    Você sabe onde estão os pontos críticos, onde buscar ajuda e o que priorizar. Em outras palavras, você se torna alguém que “conhece o terreno”.

    E esse tipo de conhecimento é o que diferencia o gerente de projetos eficaz do “gerente de reuniões”.

    No primeiro caso, você toma decisões com base em dados reais, entendendo as variáveis que impactam o projeto.

    No segundo caso, tudo se resume a coordenar reuniões sem um entendimento profundo. E acredite, a equipe e os stakeholders percebem essa diferença.

    Encontrar as Pessoas Certas e os Recursos Certos

    Parte do trabalho de domínio do projeto envolve saber com quem falar para resolver as dúvidas.

    A expertise não está necessariamente toda com o gerente de projetos, mas ele ou ela precisa saber quem, dentro ou fora da equipe, possui as informações necessárias.

    Imagine que um projeto exige a utilização de uma nova tecnologia de segurança da informação, e os stakeholders precisam entender como essa solução vai se adaptar às leis locais de proteção de dados.

    Você, como gerente de projetos, talvez não tenha um conhecimento profundo sobre legislação, mas pode e deve saber que a área jurídica ou o consultor de compliance pode dar essas respostas.

    Aqui, o segredo é não hesitar em procurar os especialistas necessários e, acima de tudo, valorizar essas pessoas.

    Deixar claro para a equipe e para os stakeholders que você sabe onde buscar as respostas — e que valoriza o conhecimento especializado dos outros — fortalece seu papel como um facilitador que realmente entende o ecossistema do projeto.

    Reforçar a Conexão com Stakeholders

    Saber onde buscar respostas e ter uma visão realista do projeto não apenas fortalece sua liderança; isso reforça sua relação com os stakeholders.

    A transparência ao admitir que vai buscar mais informações e o compromisso em trazer essas respostas formam uma conexão sólida com eles.

    Os stakeholders se sentem mais confiantes quando sabem que você lida com o projeto de forma cuidadosa, baseado em dados e com responsabilidade. Eles não esperam que você saiba absolutamente tudo, mas confiam que você saberá onde buscar a resposta.

    Essa confiança pode se traduzir em um apoio maior nos momentos críticos, em prazos mais ajustados quando necessário, e em menos interferência indevida ao longo do projeto.

    Afinal, eles sabem que você está no controle e que cada decisão é tomada com uma base sólida.

    Desafios e Dicas para Dominar o Contexto do Projeto

    Dado que o domínio do contexto é essencial para a liderança de projetos, aqui vão algumas práticas que podem ajudar você a se tornar um gerente de projetos mais preparado e confiante:

    1. Estude o Projeto a Fundo: Dedique tempo a entender as particularidades do seu projeto. Isso inclui as tecnologias envolvidas, o setor onde ele se insere e os principais stakeholders.
    2. Mantenha uma Comunicação Constante com Especialistas Internos: Converse com membros da equipe que possuem conhecimentos específicos sobre diferentes áreas. Não espere até a reunião de status para tirar dúvidas.
    3. Crie uma Lista de Referências Internas e Externas: Tenha em mãos uma lista de pessoas com conhecimento específico que podem ser consultadas ao longo do projeto. Saber onde buscar ajuda é metade do caminho.
    4. Faça Perguntas Profundas: Não se contente com respostas superficiais, especialmente quando a questão pode impactar o andamento do projeto. Pergunte mais e vá fundo nas explicações.
    5. Documente as Respostas Obtidas e Compartilhe com Todos: Sempre que responder uma dúvida, documente e compartilhe com a equipe e stakeholders, garantindo transparência e acessibilidade para todos.
    6. Invista no seu Desenvolvimento Profissional: Se um projeto exige conhecimento em uma área específica, como compliance, gestão de riscos ou segurança digital, invista em cursos, participe de workshops e aprofunde-se nesses temas. Esse conhecimento não apenas facilita seu trabalho, mas agrega valor à sua carreira.

    Liderança Autêntica e Transparente: O Caminho para o Sucesso

    Ser um gerente de projetos eficaz envolve uma dose saudável de honestidade, paciência e vontade de aprender. Você não precisa ter todas as respostas, mas precisa saber como buscá-las e onde encontrá-las.

    Quando você se mostra disposto a entender as questões do projeto e trazer respostas fundamentadas, sua liderança se torna autêntica e confiável.

    Os stakeholders percebem que você não está apenas “administrando” o projeto; você está verdadeiramente engajado e comprometido em fazer as melhores escolhas.

    No final, o sucesso de um projeto se resume à qualidade das decisões tomadas ao longo do caminho, e essas decisões dependem do seu nível de conhecimento e da sua capacidade de aprender continuamente.

    Portanto, assumir o que você não sabe e buscar o entendimento real é o que vai fortalecer não só o projeto, mas também sua própria trajetória como líder.

  • Tem Como o Supremo Tribunal Federal Impactar Sua Carreira?

    Primeiro, é importante entender que o STF é o mais alto tribunal de justiça do Brasil e tem como função principal interpretar a Constituição Federal. Isso significa que, às vezes, a decisão do STF pode afetar diretamente as leis e regulamentos do país, e por sua vez, as carreiras das pessoas.

    Por exemplo, imagine que o STF decida a favor da legalização de uma atividade que era considerada ilegal. Se você trabalha nessa área, esse tipo de decisão pode ter um impacto positivo em sua carreira, pois agora você pode exercer sua profissão com mais liberdade e sem o medo de ser prejudicado por leis antigas.

    Por outro lado, a decisão do STF também pode ter um impacto negativo em sua carreira. Por exemplo, se o STF decidir proibir uma atividade que você trabalha, isso pode prejudicar sua fonte de renda e limitar suas oportunidades profissionais no futuro.

    Além disso, as decisões do STF também podem afetar as políticas públicas do país, como a educação, saúde e segurança. Se você trabalha em uma dessas áreas, é importante ficar atento às decisões do STF e como elas podem afetar sua carreira.

    Em resumo, as decisões do STF podem ter um impacto positivo ou negativo em sua carreira, dependendo da área em que você trabalha e das políticas afetadas. Por isso, é importante ficar atento e se manter informado sobre as decisões do STF e como elas podem afetar sua carreira.

    Espero que essa informação tenha sido útil para você! Qualquer outra dúvida, estou aqui para ajudar.

    Aqui estão as listas de 10 impactos positivos e 10 impactos negativos do Supremo Tribunal Federal em sua carreira:

    Impactos Positivos:

    1. Legalização de atividades profissionais antes consideradas ilegais.
    2. Maior proteção aos direitos trabalhistas.
    3. Aumento da segurança jurídica em relação a questões relacionadas ao trabalho.
    4. Melhoria de políticas públicas, como educação, saúde e segurança.
    5. Ampliação de oportunidades profissionais.
    6. Fortalecimento da democracia e do Estado de Direito.
    7. Maior proteção aos direitos humanos.
    8. Incentivo ao desenvolvimento econômico e social do país.
    9. Melhoria da qualidade de vida das pessoas.
    10. Aumento da confiança dos cidadãos no sistema judiciário.

    Impactos Negativos:

    1. Proibição de atividades profissionais antes permitidas.
    2. Redução de oportunidades profissionais.
    3. Decremento da segurança jurídica em relação a questões relacionadas ao trabalho.
    4. Degradação de políticas públicas, como educação, saúde e segurança.
    5. Prejudicação de direitos trabalhistas.
    6. Instabilidade política e econômica.
    7. Insegurança jurídica quanto às decisões do STF.
    8. Redução da confiança dos cidadãos no sistema judiciário.
    9. Prejudicação da justiça social.
    10. Dificuldade para implementar políticas públicas eficazes.

    Lembre-se de que estas são apenas algumas das formas como as decisões do STF podem impactar positiva ou negativamente sua carreira, e que isso pode variar de acordo com a área em que você trabalha e das políticas afetadas. É importante manter-se atento e informado sobre as decisões do STF e suas possíveis consequências para sua carreira.

  • ChatGPT: Como a Inteligência Artificial Impacta Sua Carreira

    Entenda como o ChatGPT, uma ferramenta avançada de Inteligência Artificial, está revolucionando a forma como planejamos nossas carreiras e como você pode ser impactado.

    Um dia, um jovem profissional chamado John encontrou o ChatGPT enquanto procurava uma ferramenta para ajudá-lo em sua carreira.

    John era um profissional de marketing e estava tendo dificuldade em criar ideias para novas campanhas.

    Ele decidiu experimentar o ChatGPT e ficou surpreso com a qualidade das sugestões que ele forneceu.

    John começou a usar o ChatGPT de forma regular e logo suas campanhas de marketing foram um grande sucesso.

    Ele conseguiu gerar mais leads, aumentar conversões e crescer seu negócio exponencialmente.

    Conforme a carreira de John decolou, ele percebeu que o ChatGPT havia desempenhado um papel importante em seu sucesso.

    Ele sabia que continuaria a depender do ChatGPT no futuro.

    Agora, você poderia argumentar que o sucesso de John foi uma combinação de seu próprio trabalho duro e do poder da tecnologia de IA que ele estava usando.

    John tinha habilidades de marketing, mas foi o ChatGPT que lhe deu as insights e ideias extras para levar suas campanhas para o próximo nível. Isso mostra que usar a tecnologia de forma adequada é crucial para alcançar o sucesso.

    Não se trata apenas de ter as últimas ferramentas e gadgets, mas de entender como usá-los de forma eficaz para alcançar seus objetivos.

    Da mesma forma, outras ferramentas como o Microsoft Excel e calculadoras também podem ser usadas para aumentar o desempenho e produtividade dos profissionais.

    Essas ferramentas permitem que os profissionais analisem e manipulem dados, realizem cálculos complexos e tomem decisões informadas.

    Em conclusão, a IA e outras tecnologias podem ser ativos poderosos para os profissionais, mas é importante entender como usá-las de forma eficaz para alcançar o sucesso.

    Com a abordagem certa, ferramentas como o ChatGPT, o Microsoft Excel e as calculadoras podem ajudar a levar sua carreira para o próximo nível.

    O Que é o ChatGPT?

    ChatGPT é um grande modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI e é treinado com uma grande quantidade de dados de texto da internet.

    O modelo é projetado para gerar texto semelhante ao humano, tornando-o útil para uma ampla gama de tarefas de processamento de linguagem natural, como tradução de idiomas, resumo de texto e resposta a perguntas.

    O modelo é capaz de entender o contexto e gerar texto coerente e fluente. Quanto mais texto é dado como um estímulo, mais preciso e relevante será sua resposta.

    O processo de aprimoramento permite que o modelo se adapte a um domínio específico e melhore seu desempenho na tarefa em questão.

    Em resumo, ChatGPT é um poderoso modelo de linguagem que pode gerar texto semelhante ao humano e pode ser aprimorado para tarefas específicas. É amplamente utilizado em processamento de linguagem natural e outras áreas para gerar texto ou responder perguntas com base no contexto.

    Como nossas carreiras foram impactadas e apoiadas pela tecnologia até agora?

    As ferramentas tecnológicas têm tido um impacto significativo em nossas carreiras ao longo dos anos.

    Um dos exemplos mais antigos disso é a calculadora, que tornou as cálculos matemáticos muito mais rápidos e eficientes. Isso tem sido particularmente benéfico para profissionais de campos como finanças e engenharia, onde cálculos complexos são uma parte regular do trabalho.

    À medida que a tecnologia evoluiu, outras ferramentas, como o Microsoft Excel e o Word, se tornaram cada vez mais importantes para profissionais de vários campos.

    O Excel, por exemplo, se tornou uma ferramenta padrão para análise e gerenciamento de dados, tornando mais fácil para os profissionais organizarem, analisarem e apresentarem grandes quantidades de dados.

    O Word se tornou o padrão para criação e edição de documentos, tornando mais fácil para os profissionais escreverem, formatarem e compartilharem documentos em um formato padrão.

    A chegada da internet também teve um impacto profundo em nossas carreiras. Ela tornou mais fácil para os profissionais acessarem informações, colaborarem com outros e se comunicarem com clientes e colegas ao redor do mundo.

    A internet também permitiu o surgimento do trabalho remoto, que tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos, permitindo que os profissionais trabalhem de qualquer lugar e a qualquer hora.

    Ferramentas mais recentes, como o Google, facilitam pesquisar e encontrar informações, e o Powerpoint, facilita a criação e apresentação de apresentações visuais.

    Em resumo, as ferramentas tecnológicas têm desempenhado um papel chave na formação e melhoria de nossas carreiras.

    Desde ferramentas antigas como calculadoras até desenvolvimentos mais recentes como a internet e o Google, essas ferramentas tornaram nossos trabalhos mais rápidos, mais eficientes e mais produtivos.

    Elas também nos ajudaram a acessar e analisar grandes quantidades de dados e se comunicar com outros em todo o mundo.

    Automatizando Tarefas Repetitivas

    Ainda falando sobre ChatGPT, um dos benefícios mais incríveis é a sua capacidade de automatizar tarefas repetitivas e chatas. Isso nos deixa com mais tempo e energia para nos concentrar em trabalhos mais criativos e significativos.

    Por exemplo, ChatGPT pode ser usado para gerar conteúdo escrito, como postagens de blog e e-mails, o que pode economizar tempo e esforço para criadores de conteúdo e profissionais de marketing.

    Além disso, ChatGPT pode ser usado para analisar dados e fazer previsões, o que pode ser incrivelmente valioso para empresas e pesquisadores.

    Criando Novas Oportunidades

    Com o aumento da tecnologia, novas indústrias e empregos estão sendo criados o tempo todo. O ChatGPT não é exceção, ele cria oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

    Por exemplo, o campo de desenvolvimento e pesquisa de inteligência artificial está crescendo rapidamente e oferece uma ampla gama de empregos emocionantes e bem remunerados.

    Além disso, o ChatGPT pode ser usado para melhorar e otimizar empregos existentes, tornando-os mais eficientes e produtivos.

    O Impacto no Seu Trabalho e Carreira

    A medida que o ChatGPT e outras tecnologias de IA continuam a evoluir e automatizar mais tarefas, isso também pode levar a alguns impactos em empregos.

    Isso é uma preocupação para muitos trabalhadores e é importante que indivíduos e organizações sejam proativos em abordar este problema. Uma maneira de fazer isso é investir em programas de educação e treinamento que ajudem os indivíduos a adquirir as habilidades necessárias para se adaptarem a um mercado de trabalho em constante mudança.

    O ChatGPT, assim como muitas outras ferramentas de IA, foi projetado para automatizar certas tarefas e torná-las mais eficientes. Em alguns casos, isso pode levar à substituição de certos empregos ou à redução da necessidade de certas habilidades.

    Isso tem sido parte da evolução do mundo desde a Primeira Revolução Industrial!

    No entanto, é importante notar que o ChatGPT não foi projetado para substituir os profissionais, mas sim para auxiliá-los em suas tarefas. Profissionais preguiçosos ou ruins em seus trabalhos serão substituídos, seja por ferramentas de IA ou apenas outros profissionais humanos melhores!

    Por exemplo, um profissional de marketing como o do início do artigo que está lutando para pensar em novas ideias de campanha pode descobrir que o ChatGPT pode fornecer sugestões e insights valiosos que eles não teriam considerado.

    Por outro lado, o ChatGPT não substituirá bons profissionais.

    Eles ainda serão necessários para fornecer criatividade, estratégia e tomada de decisão, além de interpretar os resultados e aplicar seu próprio conhecimento e experiência à tarefa em questão.

    Bons profissionais conseguirão utilizar as sugestões do ChatGPT como ponto de partida para suas próprias ideias, adicionando seus próprios insights, criatividade e estratégia para tornar o produto final melhor.

    Dito isso, existem algumas profissões que acho que poderão ser mais afetadas neste início:

    Trabalhos de entrada e processamento de dados: o ChatGPT pode ser usado para automatizar o processo de digitar e processar grandes quantidades de dados, o que pode levar a uma redução na necessidade de trabalhos de entrada e processamento de dados.

    Trabalhos repetitivos ou baseados em rotina: o ChatGPT pode ser usado para automatizar tarefas repetitivas, como agendar reuniões, enviar comunicados e responder perguntas de clientes. Isso pode levar a uma redução na necessidade de certos tipos de trabalhos administrativos e de atendimento ao cliente.

    Trabalhos de tradução ou baseados em idiomas: o ChatGPT pode ser usado para traduzir textos de uma língua para outra, o que pode levar a uma redução na necessidade de tradutores humanos.

    Em resumo, o ChatGPT é uma ferramenta projetada para ajudar os profissionais em seu trabalho, em vez de substituí-los. Ele pode ajudar a automatizar certas tarefas e fornecer insights e sugestões valiosas, mas não pode substituir a criatividade humana, a visão sistêmica, estratégia e habilidades de tomada de decisão de um bom profissional.

    Você Deveria se Preocupar?

    Não acho que profissionais incríveis que estão sempre aprendendo novas habilidades e se mantendo atualizados com as últimas tecnologias devam ficar com medo.

    Como membro desse grupo, tenho certeza de que você já está pensando em como usar ferramentas como o ChatGPT para melhorar sua carreira.

    Estar sempre informado, atualizado e aprendendo continuamente é fundamental para o sucesso em qualquer carreira.

    Aqui estão algumas razões:

    A tecnologia e a indústria estão sempre mudando: Avanços na tecnologia e mudanças no ambiente de negócios podem acontecer rapidamente. Ficar informado sobre as últimas descobertas em seu campo o ajudará a ficar relevante e competitivo.

    Quanto mais você sabe, mais valioso você é: Profissionais com uma ampla gama de habilidades e conhecimentos são mais propensos a estarem em demanda. Ter conhecimento sobre as últimas ferramentas, tecnologias e tendências da indústria fará você mais valioso para seu empregador atual ou para empregadores potenciais.

    Aprendizado contínuo mantém você mentalmente afiado: Aprendizado ao longo da vida ajuda a manter sua mente ativa e engajada, o que pode levar a melhor solução de problemas, tomada de decisão e criatividade.

    Ter um plano B e C o ajudará a ter mais oportunidades: É importante estar preparado para o inesperado. Ter caminhos de carreira alternativos ou planos de como se adaptar às mudanças em seu campo pode ajudá-lo a ser mais resistente diante da incerteza.

    Você está mais preparado para enfrentar novos desafios: Ficando informado, atualizado e aprendendo continuamente, você estará melhor preparado para lidar com novos e inesperados desafios em seu campo.

    É importante lembrar também que você não deve se concentrar somente na tecnologia, mas também nas “soft skills”, como comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas, etc.

    Essas habilidades também estão em alta demanda e te ajudarão a ser um profissional valioso, independentemente dos avanços tecnológicos.

    Em geral, ficar informado, atualizado e aprendendo continuamente te ajudará a ser um profissional mais valioso e adaptável, o que pode levar a maior segurança no emprego e sucesso na carreira.

    O crescimento da inteligência artificial (IA) está mudando rapidamente a forma como pensamos sobre nossas carreiras. Com ferramentas como o ChatGPT, agora temos acesso a tecnologia poderosa que pode nos ajudar a gerar novas ideias, tomar melhores decisões e até mesmo automatizar tarefas repetitivas.

    Mas não é só sobre ter as ferramentas e os gadgets mais recentes, é sobre entender como usá-los eficazmente para alcançar nossos objetivos.

    O ChatGPT está mudando a forma como pensamos sobre nossas carreiras de maneiras emocionantes e dinâmicas. Com a ajuda da tecnologia de ponta, como o ChatGPT, somos capazes de automatizar tarefas repetitivas e criar novas oportunidades para crescimento e desenvolvimento.

    No entanto, é importante estar ciente do impacto potencial da IA nos empregos e tomar medidas para lidar com essa questão. A IA não é um substituto para habilidades e criatividade humanas. Em vez disso, é um ativo poderoso que pode melhorar e aumentar nossas habilidades.

    Ficando informado e sendo proativo, podemos garantir que estamos bem preparados para navegar no mundo do trabalho em constante mudança com a ajuda da IA e do ChatGPT.

    Ah, agora é um bom momento para te dizer: esse artigo foi originalmente escrito em inglês, lá no williammeller.com

    Sabe como eu traduzi? Sim, com o ChatGPT! =)

    Obrigado por ler esse artigo!

    O que você acha desse tema? Está preocupado?

  • O Efeito Spotlight

    Muitas pessoas centralizam-se no universo, concluindo serem notadas pelas outras muito mais do que realmente são. Esse é o efeito holofote.

    Você acabou de chegar ao fim de mais um dia de trabalho. Para relaxar alguns minutos e curtir um tempo juntos, seus colegas o convidam para 30 minutos de happy hour. No decorrer desse happy hour, você mencionou uma ideia de projeto e elaborou um comentário incorreto sobre essa ideia. De repente, você começa a pensar: “agora todo mundo está pensando em como sou estúpido, e eles vão falar de mim em casa“.

    As pessoas que são vítimas do efeito Spotlight sentem que não podem ter um defeito visível nem cometer um erro, porque os outros parecem estar se fixando constantemente nessas questões apenas para julgá-los e condená-los.

    O efeito Spotlight é o nome dado à tendência de exagerar qualquer defeito ou erro, por menor que seja.

    Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology em 2000 pelos psicólogos americanos Tom Gilovich e Kenneth Savitsky examinou os efeitos de um grupo de estudantes completar uma tarefa não relacionada na mesma sala enquanto um deles usava uma camiseta um pouco vergonhosa.

    Aqueles que vestiam a camiseta foram solicitados a estimar quantas pessoas na sala perceberam o que estavam vestindo. De acordo eles, cerca de metade da sala percebeu o que eles estavam vestindo. Na verdade, a camiseta embaraçosa só foi reconhecida por 25% das pessoas na sala.

    Essencialmente, o fato de as pessoas realmente usarem a camiseta e estarem na situação fez com que superestimassem quantas pessoas notariam dramaticamente.

    Na realidade, a maioria das pessoas não percebe o que estamos fazendo! A razão para isso é todos estão muito preocupados consigo mesmos ou com o que estão fazendo. Há pouca chance de eu notar que camisa você está vestindo se estivermos na mesma aula de cálculo.

    Os psicólogos empregam o termo efeito Spotlight (ou efeito holofote) para descrever nossa tendência de superestimar a quantidade de atenção que recebemos dos outros. Em outras palavras, é quando você sente que os holofotes estão sempre brilhando sobre você, que as pessoas estão prestando atenção no que você está fazendo por qualquer motivo.

    “… O efeito holofote refere-se a um sentimento com o qual a maioria de nós pode se identificar. É a sensação de que, quando estamos fazendo algo, outras pessoas estão realmente prestando atenção no que estamos fazendo e que os holofotes sociais estão sobre nós. E acontece que outras pessoas estão prestando muito menos atenção em nós do que pensamos…” – Tom Gilovich, no Freakonomics Radio Podcast #280.

    Em um artigo no Very Will Mind, Arlin Cuncic diz que, para pessoas com ansiedade social, o efeito spotlight pode ser muito pior, a ponto de afetar sua capacidade de trabalhar ou se sentir confortável com outras pessoas.

    É comum as pessoas acreditarem serem o centro das atenções dos que estão ao seu redor. A crença de que todas as suas ações estão sendo examinadas de perto pode fazer com que as pessoas sintam que estão sendo submetidas a uma pressão social indevida. Na verdade, o efeito holofote é uma das principais causas de ansiedade desnecessária quando as pessoas estão em locais públicos.

    “… Existe uma coisa chamada efeito holofote. Você tende a pensar que está no centro das atenções e todo mundo está olhando para você. Aplicando isso ao amigo secreto durante o Natal, é como se você pensasse que todo mundo está olhando para o presente que você está prestes a dar. E assim você coloca muito mais peso nisso, e talvez gaste um pouco demais. A verdade dura é que você não é tão interessante. A pessoa que está prestes a ganhar o presente ganhará outros, e eles provavelmente esquecerão o que você vai dar-lhes…” – Justin Wolfers, no Freakonomics Radio Podcast #105.

    Devido ao efeito holofote, temos um senso exagerado de significado para as pessoas ao nosso redor, fazendo com que julguemos mal as situações e tomemos decisões com base em nossas percepções excessivamente infladas de visibilidade.

    “… Como personagens principais de nossa própria história, grande parte do nosso mundo gira em torno da consciência de nossas ações e aparência. Consequentemente, pode ser difícil perceber que os outros não estão tão focados em nós e em nossos comportamentos quanto pensamos que estão. Esperamos que os outros percebam coisas negativas e positivas sobre nós, incluindo erros durante uma apresentação, uma camisa manchada, sapatos novos ou um boné de time esportivo…” – Allison S. Bernique

    Sian Beilock, cientista cognitivo e ex-professor de psicologia da Universidade de Chicago, escreveu no The Financial Times, aconselhando: “Vivemos em um mundo imperfeito. Inevitavelmente, cometeremos erros no trabalho ou passaremos vergonha entre colegas. Felizmente, a maioria das pessoas é egocêntrica e não presta muita atenção em nós. Quando aceitarmos isso, seremos capazes de nos livrar de qualquer pressão.”

    Relaxe quando estiver em dúvida e presuma que você provavelmente está superestimando o quanto as pessoas se importam. Você deve se lembrar de que, mesmo que alguém perceba com o que você está preocupado, provavelmente não se importará tanto quanto você pensa, e provavelmente não se lembrará disso depois.

    Esse artigo apareceu primeiro em inglês, no williammeller.com: The Spotlight Effect and Social Anxiety

  • O que é NFT?

    Um NFT é um ativo digital e único, comprado e vendido online, verificável pelo blockchain para criar um certificado digital de propriedade.

    Se o GIF de um gato foi vendido por $690.000 (seiscentos e noventa mil dólares) e um tweet de Jack Dorsey por $2,9 milhões de dólares, algo grande está acontecendo, certo?

    Fungibilidade é quando as unidades individuais de um bem são intercambiáveis ​​e indistinguíveis em valor. Moedas como dólares são fungíveis. Cada dólar é intercambiável e tem o mesmo valor de qualquer outro dólar, você pode até trocar uma nota de $10 por duas notas de $5, e terá o mesmo valor no final.

    Já um Token Não Fungível (Non-Fungible Token – NFT) tem propriedades únicas, assim como uma obra de arte de Leonardo Da Vinci, fazendo com que tenha um valor diferente de outros tokens ou bens semelhantes.

    Os NFTs podem ser qualquer coisa digital (como desenhos, música, memes, etc.), mas muito da agitação atual gira em torno do uso da tecnologia para vender arte digital.

    Esses NFTs podem funcionar como qualquer outro ativo especulativo, onde você o compra e espera que o valor suba um dia, para que possa vendê-lo com lucro. Os NFTs funcionam como tokens criptografados armazenados em carteiras digitais, mas, ao contrário de criptomoedas como Bitcoin ou Ethereum, os NFTs não são mutuamente intercambiáveis, portanto, não são fungíveis. É daí que vem seu nome. Embora todos os bitcoins sejam iguais, cada NFT pode representar um ativo subjacente diferente e, portanto, pode ter um valor diferente e único.

    Trabalhos de arte tradicionais, como pinturas, são valiosos precisamente porque são únicos. Mas os arquivos digitais podem ser duplicados de forma fácil e infinita. Com os NFTs, a arte pode ter um token exclusivo para criar um certificado digital de propriedade que pode ser comprado e vendido.

    Mas é importante saber que é a mesma mentalidade de comprar um quadro de um artista famoso. Se você comprá-lo, não significa que agora você detém os direitos autorais (como autor) dessa arte, você é apenas o proprietário, o proprietário exclusivo de uma obra de arte única.

    A propriedade de um NFT funciona da mesma maneira! Ele não concede direitos autorais ou direitos de propriedade intelectual a qualquer ativo digital que o token representa. Nesse sentido, um NFT é apenas uma prova de propriedade separada dos direitos autorais.

    Embora alguém possa vender um NFT representando seu trabalho, o comprador não receberá necessariamente privilégios de direitos autorais quando a propriedade do NFT for alterada e, portanto, o proprietário original tem permissão para criar mais NFTs do mesmo trabalho.

    Qualquer pessoa pode criar um NFT. Tudo o que é necessário é uma carteira digital, uma pequena compra de Ethereum e uma conexão a um mercado NFT onde você poderá fazer upload e transformar o conteúdo em um NFT ou criptoarte. A identidade e propriedade exclusivas de um NFT podem ser verificadas por meio do blockchain.

    Essencialmente, qualquer representação digital pode ser adquirida como um NFT. Mas há algumas coisas a se considerar ao comprar um, especialmente se você for novato. Você precisará decidir em qual mercado comprar, que tipo de carteira digital é necessária para armazená-la e que tipo de criptomoeda você precisará para concluir a venda.

    Alguns fatos interessantes:

    • O primeiro tweet do chefe do Twitter, Jack Dorsey, foi vendido por US$ 2,9 milhões
    • NFTs são negociados desde cerca de 2017
    • O primeiro NFT conhecido foi criado por Kevin McCoy e Anil Dash em maio de 2014
    • O mercado superou US$ 10 bilhões em transações, no terceiro trimestre de 2021
    • O GIF de um gato (Rainbow Cat) foi vendido por US$ 690.000
    • Um mercado de NFTs, OpenSea, teve US$ 2,6 bilhões em vendas apenas em outubro de 2021
    • O maior museu de NFTs do mundo está sendo inaugurado em Nova York

    Os tokens não fungíveis são uma evolução em relação ao conceito relativamente simples de criptomoedas. Os sistemas financeiros modernos consistem em sistemas sofisticados de comércio e empréstimos para diferentes tipos de ativos, que vão desde imóveis a contratos de empréstimo e obras de arte.

    Ao permitir representações digitais de ativos físicos, os NFTs são um passo à frente na reinvenção dessa infraestrutura.

    É claro que a crítica aos NFTs vem do mundo da arte tradicional porque tem medo das mudanças.

    Ok, o que são NFTs em um parágrafo?

    Um NFT é um ativo digital com propriedades exclusivas, compradas e vendidas online, verificáveis ​​por meio do blockchain. Com os NFTs, a arte pode ter um token exclusivo para criar um certificado digital de propriedade (sem alterar o copyright do autor) que pode ser comprado e vendido.

  • Meus 6 níveis de leitura

    A leitura é uma das melhores formas de criar conhecimento, ficar mais esperto a cada dia, não ser idiota, ter boas opiniões e poder conversar com qualquer pessoa sobre qualquer assunto, em qualquer lugar.

    Sempre gostei de ler muito. Tenho consciência de que passo muito tempo usando meu smartphone todos os dias, mas eu tento usá-lo para meu benefício e ler coisas boas enquanto estou nele.

    Mas, como em todas as áreas da vida, acredito que a forma como lemos impacta o conhecimento que podemos adquirir. E é por isso que nestes últimos 5-7 anos (pelo menos) desenvolvi 6 níveis de leitura que aplico ao longo da minha semana para garantir que estou evoluindo um pouco mais em comparação (apenas) comigo mesma no passado.

    E não se trata de criar objetivos de leitura absurdos.

    Se você não for um leitor voraz, não se comprometa a ler mais livros do que pode suportar. Em outras palavras, não defina metas altas que provavelmente você não conseguirá alcançar.

    A melhor maneira de ler mais consistentemente é dedicar intencionalmente mais tempo à leitura. Parece fácil, certo?

    A melhor maneira de garantir que você mantenha sua resolução de leitura durante todo o ano é integrar o tempo de leitura à sua rotina regular.

    Acorde um pouco mais cedo a cada dia e leia enquanto bebe seu café, dedique meia hora antes de dormir à leitura ou passe o intervalo do almoço lendo um livro.

    Ao tornar a leitura uma parte regular de sua programação, isso se tornará um hábito.

    Quer conhecer esses 6 níveis de leitura?

    1 – Diversão

    O que: romances, leituras divertidas, clássicos, leituras de esportes e coisas que não precisam de reflexão profunda e nos trazem prazer na leitura.

    Exemplo: romances, quadrinhos, comédia, esportes, memes, material de mídia social, etc.

    Ter apenas leituras técnicas e profissionais em sua rotina pode cansar seu cérebro rapidamente. Gosto muito de trazer algumas leituras que me divertam e deixem as horas passarem sem perceber. Um romance bem escrito pode transportá-lo para outros mundos, enquanto um artigo simples, mas envolvente, irá distraí-lo e mantê-lo no momento presente, deixando as tensões se dissiparem e permitindo que você relaxe.

    Sinto que este tipo de leitura me ajuda muito a ser mais criativo. E essas leituras o ajudam a fazer conexões cerebrais que de outra forma não seriam possíveis. Você já leu um incrível romance de mistério e resolveu o mistério sozinho antes de terminar o livro? Nesse caso, você conseguiu colocar o pensamento crítico e analítico para funcionar, com todos os detalhes fornecidos.

    2 – Atualizações do mundo e da indústria

    O que: atualizações de mercado, indústria, tecnologias, economia e outras informações ou novidades que nos ajudem a ficar atualizados sobre o mundo e a participar de todas as conversas.

    Exemplo: boletins informativos, atualizações de mídia social, sites ou jornais bons e confiáveis, etc.

    Você vai para o happy hour da sua empresa. Um momento divertido e descontraído, mas todo mundo está falando sobre a nova tecnologia que o Irã está construindo. De repente, vem aquele momento tenso em que alguém olha para você, esperando que alguma opinião muito legal sobre isso possa vir de você. Mas você continua se escondendo atrás do copo porque não tem ideia do que eles estão falando.

    Essa sensação é horrível. E eu sei que tentar saber de tudo é impossível, mas ter a oportunidade e as ferramentas para estar atualizado sobre o mundo e não usar, também é bobagem. Além de saber o que está acontecendo no mundo ao seu redor, é crucial saber o que está acontecendo no setor que você trabalha.

    3 – Artigos não-técnicos

    O que: artigos sem uma pesquisa ou aprendizado exploratório, mas nos ajudam a ficar atualizados sobre a indústria e o mundo.

    Exemplo: sites e artigos de blogs, experiências pessoais, atualizações de empresas, etc.

    Se você quiser ler algo de seu interesse, basta pesquisar na internet e descobrir muitas coisas relacionadas a um único assunto. Assim, você pode escolher qualquer um deles e começar a ler em um piscar de olhos.

    Pessoas diferentes, pontos de vista diferentes – você conhecerá o outro lado da moeda. Existem muitos blogueiros neste mundo que estão compartilhando seus conhecimentos, suas experiências conosco. Se examinarmos os escritos de diferentes pessoas sobre o mesmo assunto, encontraremos diferentes pontos de vista.

    Queremos nos destacar em tudo o que fazemos e para isso, devemos estar bem versados ​​e bem informados. Ler experiências pessoais nos dá uma visão de cada aspecto intocado do assunto que estamos lendo.

    4 – Livros não-técnicos

    O que: livros que não têm como plano de fundo uma pesquisa científica e compartilham opiniões e/ou experiências pessoais.

    Exemplo: livros de opinião, política, experiências pessoais, etc.

    Há um gênero de leitura para cada pessoa alfabetizada no planeta e, independentemente de seus gostos em literatura clássica, poesia, revistas de moda, biografias, textos religiosos, guias de autoajuda, iluminação de rua ou textos de negócios, há sempre algo para capturar sua curiosidade e imaginação.

    Ler é o entretenimento que você pode consumir sentado, relaxado, em uma cadeira confortável ou no canto do sofá. Você bloqueará o mundo por um tempo, e é exatamente disso que seu cérebro precisa de vez em quando. Para fazer uma pausa de seu estresse usual. Também é muito melhor do que assistir a um filme, já que você aproveita mais do que apenas relaxar.

    5 – Artigos Técnicos e/ou científicos

    O que: artigos ou papers que tenham como plano de fundo uma pesquisa industrial ou acadêmica.

    Exemplo: revistas de negócios, artigos científicos e de negócios, revistas científicas e acadêmicas, etc.

    Algumas fontes: Fortune Magazine, The economist, Harvard Business Review, MIT Sloan Management Review, MIT Technology Review, PM Network, Project Management Journal, McKinsey Papers, Boston Consulting Group Papers, The Economist Intelligence Unit, Project Management Institute Papers, Overall University Papers, etc

    Ler um artigo científico é um processo completamente diferente de ler um artigo em um blog ou jornal. Além de ler as seções em uma ordem diferente da apresentada, você também precisa fazer anotações, lê-las várias vezes e provavelmente procurará outros artigos para entender alguns detalhes.

    Ler um único artigo pode levar algum tempo no início, mas será muito mais rápido à medida que você ganha experiência.

    Ler artigos de periódicos científicos e de negócios é uma habilidade e, como qualquer outra habilidade, a maneira como você a aborda faz uma grande diferença. Portanto, não é apenas uma questão de como ler um artigo de jornal, mas como aprender a fazê-lo da melhor maneira.

    É incrível para mim mesmo ver como a leitura de revistas de negócios baseadas em pesquisas melhorou significativamente a maneira como consigo expressar minha opinião e tomar decisões diariamente no trabalho.

    Decisões baseadas em dados tornam os líderes melhores, e ler essas revistas de negócios me ajuda a ficar atualizado sobre o que está acontecendo no mundo acadêmico e empresarial ao meu redor.

    Livros técnicos e/ou profundos

    O que: livros que têm como plano de fundo uma profunda pesquisa com dados e fatos comprovados, e criam um conhecimento totalmente novo ou aprofundam algum conhecimento existente.

    Exemplo: negócios, indústria, tecnologia, economia, história, filosofia, biografias, ciências, leitura clássica, etc.

    São esses livros que preciso ler atentamente cada palavra e refletir sobre, porque é algo que preciso aprender e confrontar com tudo o que já sei.

    Você vai pensar muito enquanto lê. Você deve manter partes do que leu na memória e relembrar as informações durante a leitura. É uma ótima maneira de treinar o cérebro com palavras reais. Você aprenderá novos conceitos e ideias que o ajudarão a formar uma visão mais diferenciada do mundo. Novos conhecimentos podem ser usados ​​para lidar melhor com diferentes situações. Mais conhecimento é sempre útil para qualquer pessoa.

    Surpreendentemente, cada nova memória que você cria forja novas sinapses (caminhos cerebrais) e fortalece as existentes, o que auxilia na recuperação da memória de curto prazo, bem como na estabilização do humor.

    Quando você lê um livro, toda a sua atenção está voltada para a história – o resto do mundo simplesmente desaparece e você pode mergulhar em cada detalhe que está absorvendo.


    Agora que você sabe algo sobre meu processo de leitura e meus 6 níveis pessoais de leitura para cada semana, pode estar curioso para saber um pouco do que tenho lido a cada semana.

    No meu site pessoal, toda semana, eu crio um artigo (Weekly Pulse by William Meller) compartilhando algumas das melhores coisas que li durante aquela semana, embora nem sempre concorde com o autor. Weekly Pulse é uma curadoria de conteúdo e destaques de leituras, livros, vídeos, podcasts, insights, divagações e outras coisas interessantes que descobri e digeri durante a semana.

  • O burro, o tigre e o leão: quando argumentar é uma perda de tempo

    O burro disse ao tigre:
    – A grama é azul

    O tigre respondeu:
    – Não, a grama é verde

    A discussão aqueceu, e os dois decidiram submetê-lo a uma arbitragem, e para isso concorreram perante o leão, o Rei da Selva.

    – Sua Alteza, não é verdade que a grama é azul?

    O leão respondeu:
    – Certo, a grama é azul

    O burro se apressou e continuou:
    – O tigre discorda de mim e me contradiz e incomoda, por favor, castigue-o!

    O rei então declarou:
    – O tigre será punido com 5 anos de silêncio

    O burro pulou alegremente e seguiu seu caminho, contente e repetindo:
    – ′A grama é azul hahaha

    O tigre aceitou sua punição, mas antes perguntou ao leão:
    – Vossa Majestade, por que me castigou? Afinal, a grama é realmente verde

    O leão respondeu:
    – Na verdade, a grama é verde sim!

    O tigre perguntou:
    – Então, por que você me pune?

    O leão respondeu:
    – Isso não tem nada a ver com a pergunta de se a grama é azul ou verde. O castigo acontece porque não é possível que uma criatura corajosa e inteligente como você perca tempo discutindo com um burro, e ainda por cima venha me incomodar com essa pergunta!


    Nunca perca tempo com discussões que não fazem sentido.

    Nunca debata ou argumente com burros – é melhor deixá-los em seu próprio mundo de fantasias.

    Importante: isso não significa que você nunca deva ter sua opinião bem estruturada e discutir com as pessoas certas ou participar de boas discussões que farão crescer seu conhecimento.

    Sim, você deve!

    A lição aqui é que pode ser perda de tempo discutir com o tolo e fanático que não se importa com a verdade ou a realidade, mas apenas com a vitória de suas crenças e ilusões. Existem pessoas ao seu redor que precisam apenas de mais informações, ajuda ou mesmo conhecimento, e você deve ajudar essas pessoas quando possível.

    Tente lutar apenas as lutas boas e inteligentes, quando uma discussão ou discussão for necessária, será bem merecida e ajudará/enriquecerá a discussão ou a outra pessoa.

  • Como fazer o brainstorming remoto funcionar

    Organizar uma sessão de brainstorming não precisa ser um evento totalmente desconcertante em sua agenda. Muitos de nós não estamos mais na mesma sala, mas ainda precisamos gerar ideias de forma colaborativa.

    Brainstorming é uma técnica de grupo, organizada de forma criativa, por meio da qual esforços são feitos para encontrar uma forma de resolver um problema específico, reunindo uma lista de ideias espontaneamente contribuídas por seus membros. Em condições controladas e um ambiente de pensamento livre, as equipes abordam um problema e produzem uma vasta gama de propostas e estabelecem ligações entre elas para encontrar soluções potenciais.

    O brainstorming apóia o planejamento colaborativo e o trabalho em equipe. Pode ser implementado em locais de trabalho, escolas, universidades e até mesmo utilizado para o planejamento de projetos pessoais. É uma solução criativa de resolução de problemas que permite estruturar a escrita, fazer storyboards e criar personas de marketing ou UX. Além disso, é útil para desenvolver ideias e encontrar conexões entre essas ideias.

    De acordo com este estudo de 2018, liderado por David Henningsen na Northern Illinois University, as sessões de brainstorming ajudam a facilitar o pensamento lateral em culturas vencedoras. Discussões criativas realizadas por essas equipes identificaram quatro características de tais reuniões que ajudam a resolver problemas e reunir ideias úteis.

    Os pesquisadores exploraram especificamente as percepções dos participantes sobre a coesão do grupo e a relação entre essas percepções e quatro características comuns de brainstorming:

    • Foco em quantidade – priorizando a coleta do maior número de ideias possível
    • Pegar carona – baseando-se nas ideias de outras pessoas
    • Liberdade – a disposição de compartilhar até mesmo ideias pouco práticas
    • Sem avaliação – evitar ter algum tipo de feedback positivo ou negativo às ideias dos outros

    “Os grupos que se concentram tanto na quantidade de ideias quanto na construção dessas ideias compartilhadas, aumentando significativamente sua coesão”, disse David Henningsen.

    Os pesquisadores disseram que essas descobertas têm implicações importantes para as organizações.

    “O brainstorming pode ser usado para ajudar uma equipe a aderir e implementar um plano de ação”, disse Henningsen. “Ou pode ser usado simplesmente para criar coesão, o que, por sua vez, pode diminuir a rotatividade de funcionários e aumentar o comprometimento dos funcionários.”

    É muito significativo que você faça perguntas críticas antes de convidar outras pessoas para a sessão de brainstorming.

    Certifique-se de gastar tempo suficiente pensando nisso, e aqui estão algumas das perguntas que você pode considerar: será que realmente precisamos de uma sessão de brainstorming? Quem é necessário aqui para termos um bom resultado? Qual é a melhor hora do dia? Vamos exigir sessões repetidas de brainstorming? Que agenda temos?

    Em um artigo na Harvard Business Review, Art Markman compartilha que uma vantagem de trabalhar remotamente é que agora é mais fácil trazer um grupo mais amplo de participantes. Você tem que fazer isso com cuidado, no entanto.

    Não comece com uma lista de pessoas que você deseja envolver em sua sessão de brainstorming. Em vez disso, identifique as funções e os conhecimentos que deseja e, a seguir, encontre pessoas que se encaixem nessa descrição.

    E no mesmo artigo, há um lembrete importante sobre o próprio brainstorming:

    Quando as pessoas estão trabalhando remotamente, pode ser difícil agendar todas as reuniões em simultâneo, principalmente se as pessoas estiverem espalhadas por fusos horários. Para o brainstorming, porém, isso pode ser uma coisa excelente. Porque você realmente não precisa que o grupo esteja junto para apresentar as melhores ideias.

    A teoria do pensamento de grupo mostra que, durante a geração de ideias, os indivíduos pensam de maneira diferente sobre um problema se trabalharem sozinhos. Mas quando você reúne o grupo para gerar ideias, eles tendem a pensar da mesma forma, convergindo para uma solução comum.

    Portanto, comece seu processo de brainstorming fazendo com que cada pessoa gere soluções potenciais por conta própria, ou talvez faça com que trabalhem em pequenos grupos para pensar sobre as possibilidades. O que você quer evitar é que todo o grupo comece a jogar ideias uns nos outros – o que não é ideal em um ambiente remoto, de qualquer maneira. Certifique-se de que todos tenham tido a chance de se envolver e trabalhar no problema primeiro.

    Uma maneira de fazer isso é fazer com que pequenos grupos coloquem suas ideias em um documento. A segunda é fazer com que os membros do grupo enviem suas ideias iniciais a você e compilá-las antes que alguém comece a discuti-las.

    É difícil lidar com uma sessão de brainstorming remotamente sem a ferramenta certa para trabalhar. Uma sessão virtual deve ser facilitada por novas tecnologias que permitam aos participantes compartilhar facilmente suas ideias.

    O fluxo de trabalho é determinado principalmente pelos recursos oferecidos pelo software escolhido, portanto, escolher a ferramenta certa é fundamental. Deve permitir o compartilhamento de materiais em quadros brancos, criando notas em tempo real e organizando tudo na ordem certa.

    Eu sempre uso o Miro como ferramenta para essas sessões.

    Executando um Brainstorming Remoto em 7 Passos:

    Por que – seja claro sobre o problema
    Quem – Prepare quem estará presente participando
    O quê – Envie a agenda de forma que todos possam estar preparados
    Onde – Use boas ferramentas de colaboração online
    Como – Selecione o melhor game para a reunião
    Motivação – Certifique-se de que sua reunião seja envolvente
    Participativo – Não saia antes que todos tenham a chance de falar

    Recentemente, fiz o curso online Wicked Problem Solver, que me ajudou a aprender muito sobre ferramentas e técnicas para abordar diferentes tipos de preocupações em um curso interativo com um enorme kit de ferramentas que fornece processos detalhados e exemplos (usando Miro) sobre como efetivamente resolver problemas.

    O interessante sobre o brainstorming é que as lições que aprendemos no ambiente virtual muito provavelmente nos servirão quando estivermos cara a cara novamente. Em outras palavras, se você for capaz de realizar boas sessões de brainstorming remotamente com sua equipe, sua equipe trará lições importantes para todos os tipos de reuniões depois disso.

  • Parece que chegamos na economia TikTok

    A economia de criadores de conteúdo é um mercado de 104 bilhões de dólares. Para cada um milhão de dólares que as marcas investem no TikTok, elas recebem 7,2 milhões de volta.

    De um lado do jogo de tabuleiro, temos influenciadores que praticamente permitem que marcas e usuários controlem suas vidas e o ritmo de sua criatividade por dinheiro. Do outro lado, marcas e empresas capazes de tudo para garantir que seus produtos e serviços cheguem aos consumidores certos e faça florescer seu desejo eufórico de comprar algo novo.

    Ok, mas… O negócio de marketing e publicidade não funcionou assim desde, vejamos, sempre?

    Fiquei surpreso ao ler a última edição da revista Fortune (outubro / novembro de 2021) e ver que a matéria de capa se intitulava apenas “Bem-vindo à economia TikTok”, de Jeffrey M. O’Brien.

    Vamos ser honestos, faz sentido quando olhamos para o recente relatório da Neo Ranch and Influencer Marketing Hub, que mostra que a economia de criadores e influenciadores é um mercado de $104 bilhões de dólares.

    Em 2019, Rebecca Fannin falava sobre a estratégia por trás da ascensão global da TikTok, considerando que poucas startups de tecnologia decolaram tão rapidamente quanto a ByteDance, de Pequim, criadora do TikTok. Em apenas dois anos, o TikTok surgiu para rivalizar com empresas como Netflix, YouTube, Snapchat e Facebook, com mais de 1 bilhão de downloads em 150 lojas em todo o mundo e 75 idiomas. No aplicativo, vídeos caseiros mostram de tudo, desde comédia a sincronização labial e dicas de cuidados com os cães que os usuários criam e compartilham em seus smartphones.

    O artigo da Fortune conversa com o executivo Blake Chandlee, que acredita que o modelo de negócios subjacente do Facebook e seus semelhantes – aproveitando grandes quantidades de dados do usuário para fornecer anúncios personalizados – está caindo em desuso, impulsionado em parte pelo movimento para permitir que os consumidores controlem seus dados e se manifestam, por exemplo, nas configurações de segurança da Apple e nas políticas GDPR da UE.

    Veja também: Inteligência Artificial Nos Processos Seletivos

    Em contraste, Chandlee chama a TikTok de uma empresa de conteúdo, cujo objetivo principal não é conectar as pessoas, mas sim entreter elas. A proficiência do algoritmo TikTok faz o Facebook e o Instagram parecerem mídias sociais 1.0 em comparação com a rede de vídeos. O feed “For You” do TikTok tende a ser mais explosivo. É um mecanismo de autodescoberta, servindo uma dose de dopamina a cada golpe. Portanto, o TikTok é um lugar incrível para os profissionais de marketing se eles forem corajosos o suficiente para entregar sua marca e deixar que os influenciadores a exiba de sua própria maneira. Muitas marcas ainda têm medo de fazer isso.

    Os principais criadores podem ganhar dezenas de milhares de dólares por uma única postagem patrocinada. Para as marcas, é ainda mais lucrativo. “Para cada 1 milhão de dólares que as marcas gastam em marketing de influenciadores no TikTok, elas estão vendo $7,2 milhões em vendas nos primeiros 90 dias”, disse Seth Kean, CEO da ROI Influencer, uma empresa de Nova York que mede engajamento e vendas por distribuidores em plataformas de mídia social, de acordo com o artigo da Fortune.

    Mas Rebecca Jennings, em outro artigo para a Vox, lembra que essa nova forma de ganhar dinheiro muda tudo. Basicamente, o que está acontecendo é que o pessoal de tecnologia está finalmente percebendo que ninguém vai usar um novo aplicativo a menos que haja a possibilidade de ficar rico e/ou famoso com ele, e assim uma lista de plataformas estão surgindo para alavancar essa demanda.

    Como Li Jin argumentou na Harvard Business Review em dezembro de 2020, a lacuna entre os criadores que vivem de seu conteúdo e aqueles que quase não ganham nada está aumentando. Nesse ponto, praticamente toda a riqueza está espalhada entre os influenciadores mais importantes.

    De acordo com o artigo, há muito mais dinheiro na Economia TikTok do que apenas o dinheiro que vai para ela: “No ano passado, a TikTok lançou um “Fundo para Criadores de Conteúdo” para pagar seus usuários diretamente por conteúdo popular.

    O Snapchat lançou um programa semelhante chamado Spotlight, que oferece aos criadores milhões de dólares de compensação por mês. Na semana passada, o Facebook, dono do Instagram, anunciou que pagaria mais de um bilhão de dólares aos usuários em suas plataformas até 2022.

    É impressionante, não?

  • As gerações X, Y e Z e suas características | Qual sua geração?

    A Geração X

    Essa geração inclui aqueles que nasceram no início de 1960 até o início dos anos 80.

    É um grupo identificado como jovem, mas sem uma identidade aparente. Este grupo enfrentaria um mal incerto, um futuro aparentemente hostil.

    Acontece que a geração X cresceu, passou pela fase hippie, teve ideais, esqueceu-se dos problemas que lhes foram empregados e foi fazer carreira no mercado. Essa geração viu surgir o computador pessoal, a internet, o celular, a impressora, o Email, etc.

    Grande parte dessa geração chegou a sua idade adulta com sonhos e descobriu que muito deles, não passariam de sonhos, pois o caminho é longo e o preço bem alto. Enquanto isso, viram seus filhos crescerem em um mundo diferente do que eles conheceram quando jovens.

    Veja Também >> Como Me Tornar Um Jovem de Sucesso

    Algumas características de pessoas da geração X:

    • Busca da individualidade sem a perda da convivência em grupo;
    • Maturidade e escolha de produtos de qualidade e inteligência;
    • Ruptura com as gerações anteriores e seus paradigmas;
    • Busca maior por seus direitos;
    • Preparação e preocupação maior com as gerações futuras;
    • Procura de liberdade.

    A Geração Y

    Compreende aqueles que nasceram no fim dos anos 70 e início dos anos 90, essa é a geração da liberdade e da inovação.

    Foi a geração que desenvolveu-se em uma época marcada pelo avanço da tecnologia e prosperidade econômica. As crianças da geração Y cresceram tendo o que muitos de seus pais não tiveram, como TV a cabo, videogames, computadores e muito mais.

    A geração Y cresceu rodeada de facilidades oferecidas por seus pais, que obviamente queriam dar uma vida melhor do que aquela que tiveram, para seus filhos.

    Se a geração X viu a tecnologia nascer, foi a vez da tecnologia ver a geração Y nascer e os acompanhar desde pequenos.

    Jovens desta geração têm como hábito ser tão multitarefas, podendo ao mesmo tempo trabalhar em mais de um projeto, responder e-mails, acompanhar as notícias através de algum site, conversar com os colegas de trabalho, conversar com os amigos online, ouvir música e dar atenção às redes sociais.

    Os jovens da geração Y foram acostumados a conseguir o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e por isso lutam por salários ambiciosos desde cedo. É comum que os jovens dessa geração troquem de emprego com frequência em busca de oportunidades que ofereçam maiores desafios e crescimento profissional.

    Trata-se da primeira geração verdadeiramente globalizada, que cresceu com a tecnologia e a usa desde a primeira infância.

    A tecnologia e os dispositivos móveis permitiram a comunicação entre si como nenhuma outra geração o tinha feito anteriormente, permitindo partilhar experiências, trocar impressões, comparar, aconselhar, criar e divulgar conteúdos, que são o fundamento das redes sociais.

    Veja Também >> Como organizo meus estudos na faculdade EAD

    Algumas características de pessoas da geração Y:

    • Estão sempre conectados;
    • Procuram informação fácil e imediata;
    • Digitam ao invés de escrever;
    • Preferem emails a cartas;
    • Vivem em redes de relacionamento virtuais;
    • Compartilham tudo o que é seu: dados, fotos, hábitos. etc;
    • Estão sempre em busca de novas tecnologias;
    • Tem um grande fluxo de informações diariamente.

    A Geração Z

    Compreende os nascidos entre 1992 a 2010 e está ligada intimamente à expansão exponencial da internet e dos aparelhos tecnológicos.

    As pessoas da Geração Z são conhecidas por serem “nativas digitais”, estando desde pequenos já familiarizadas com a internet e todas suas possibilidades, com o compartilhamento de arquivos constantes, com os smartphones, tablets, e principalmente estando sempre conectadas e “ligadas” ao que acontece em tempo real.

    Integrantes desta geração nunca viram o mundo sem computadores. E como informação não lhes falta, estão um passo à frente dos mais velhos, concentrados em adaptar-se aos novos tempos.

    A Geração Z é um tanto quanto desconfiada quando o assunto é carreira de sucesso e seus estudos, a maioria já não acredita mais em fazer uma só coisa para o resto da vida ou passar sua vida profissional inteira em uma só empresa.

    Veja Também >> Pocket: Como organizo tudo o que encontro na internet para ler

    Algumas características de pessoas da geração Z:

    • Desapegado das fronteiras geográficas;
    • Demasiados ansiosos;
    • Falta de intimidade e relação social;
    • Forte responsabilidade social;
    • Necessidade extrema de interação e exposição de opinião.