Pocket: Como organizo tudo o que encontro na internet para ler

Pocket: Como organizo tudo o que encontro na internet para ler

Imagem: Portal Sucesso Jovem – Pocket

O Pocket é um aplicativo que permite a organização de todo o conteúdo que encontramos para ler na internet de forma simples e prática. Conheça como utilizo o Pocket diariamente.


O que é o Pocket

É um aplicativo web, também disponível para iOS e Android que permite você salvar todo o tipo de conteúdo que encontrar pela internet.

Dispositivos móveis são ótimos para leitura e permitem que possamos praticar essas leituras de qualquer lugar que estivermos.

Mas a verdade é que nem sempre estamos com tempo para ler algum link interessante que encontramos no exato momento em que vemos aquele item.

O Pocket é um ótimo app que ajuda a guardar e organizar conteúdo para ler posteriormente, e isso pode ser feito tanto dos dispositivos móveis quanto do seu navegador de internet no computador.

Como salvar itens no Pocket

Seu funcionamento é muito simples: através de uma extensão, basta você selecioná-lo ao tocar no botão para compartilhar do navegador e pronto, o link será salvo instantaneamente e em modo de leitura.

No Smartphone, quando instala o aplicativo verá que entre as opções de compartilhamento disponíveis irá aparecer o ícone do app. Basta selecioná-lo que também será salvo para leitura posterior.

Para organizar ou ler tudo o que foi salvo, basta abrir o aplicativo posteriormente, que estará tudo lá.

Você ainda tem a opção de organizar os itens salvos por tags e categorias, para ler tudo o que quiser no contexto que desejar.

O que salvar (e não salvar) no Pocket?

Entre as porções de coisas que encontramos na internet, precisamos ser criteriosos para decidir o que é e o que não é importante lermos.

Isso é fundamental para que não coloquemos conteúdo desnecessário para dentro de nosso cérebro.

O que eu acho que você deveria salvar:

  • Artigos de sua área de estudo;
  • Artigo de sua área profissional;
  • Conteúdos que merecem uma leitura com atenção do início ao fim;
  • Textos longos que você não conseguirá ler rapidamente;
  • Artigos que você precisará para algum trabalho ou estudo;
  • Notícias longas e completas que você considera importante ficar por dentro

O que não acho importante você salvar:

  • Notícias rápidas ou curtas;
  • Textos que não agregam conteúdo realmente importante para você;
  • Itens de humor ou conteúdo aleatório de redes sociais

Isso acima, serve para que você não tenha apenas mais uma ferramenta enchendo sua rotina diária de aplicativos para acessar.

Uso o Pocket como um parceiro, não como um app a mais do smartphone. Até porque, do contrário, não estaria sugerindo o uso para você.

Como eu uso o Pocket

Durante o meu dia a dia, gosto de ter acessos a sites aleatórios para me atualizar do que está acontecendo. As próprias redes sociais nos oferecem uma gama enorme de conteúdo para leitura, só que são raras as vezes que temos tempo para ler um conteúdo do começo ao fim.

Outras vezes, leio artigos inteiro mas gostaria de salvá-los para consulta posterior ou para inspirar um artigo, quem sabe. Eu mando pro app também!

Assim, consigo organizar em apenas um local tudo o que tenho de conteúdo para ler, separado por temas. Isso é muito bacana.

É como se eu estivesse fazendo minha própria revista pessoal da semana, para ler tudo quando tirar esse tempinho.

Normalmente, separo um dia semana para consumir todo esse conteúdo. Quase sempre escolho os domingos para isso.

Clique aqui e acesse o aplicativo agora.

Quem escreveu

William Meller
William Meller

Fundador do Portal Sucesso Jovem, Analista de Projetos/PMO na Totvs, voluntário no PMI e estudante de Gestão da TI na Unisinos.
Colunista dos sites Profissionais TI, Portal GSTI, Portal Administradores e Site Campus.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta