Na hora de pensar no seu negócio, pode surgir aquela dúvida: Sites ou aplicativos? O que realmente pode ajudar sua empresa a dar bons frutos?
Muitas empresas, de diferentes segmentos, têm investido na internet para tornar cada vez mais conhecida sua marca. Isto é possível, graças ao advento da web que revolucionou a forma como as pessoas se comunicam entre si.
Porém, foi há pouco tempo que a web se tornou uma ferramenta de pesquisa acessada mundialmente. “Ao longo dos últimos anos, a Tecnologia Web foi evoluindo de forma a incorporar novos recursos e novas funções, deixando de ser apenas um mecanismo de acesso a um grande repositório de documentos eletrônicos” (Junior & Vidal, 2005).
Atualmente, pelo crescente número de usuários na internet, as empresas têm investido significativamente para atrair seu público-alvo. E isto é fundamental, pois é imprescindível que, hoje em dia, as empresas estejam inseridas no meio tecnológico.
Veja também >> Acumuladores de tarefas: como organizar a rotina de trabalho, estudos e vida social.
Diferentes produtos, diferentes soluções
É possível encontrar na internet o anúncio de diferentes produtos, o que torna o processo de compra muito mais rápido. Porém diversas companhias têm investido também em ferramentas que se tornaram tendência recentemente, como os aplicativos.
Os aplicativos tem sido um fator indispensável no nosso dia a dia. Devido a portabilidade que os aparelhos de celulares oferecem, tornou-se possível o acesso a serviços e recursos através dos apps. O que era possível acessar somente em frente a tela de um computador, hoje já se pode realizar num aparelho móvel.
Tanto aplicativos como sites, ambos podem obter as mesmas funcionalidades. E devido a essa versatilidade, muitas empresas se sentem confusas ao optar por sites ou aplicativos. Opiniões se dividem ao afirmar que ainda são os sites, o maior canal de comunicação para alcançar pessoas.
Outros afirmam que são os aplicativos que estão em “alta”, e os sites, uma solução que deu certo no passado.
Na verdade, ao se tratar de tecnologia, pelo constante desenvolvimento que ela possui, novidades surgem todos os dias.
E diante disso, muitas pessoas se confundem ao acreditar que o que foi desenvolvido hoje, por exemplo, substitui o que foi desenvolvido há um tempo.
Porém, diferentes aplicações advêm para suprir necessidades específicas e não para se extinguirem entre si. Salvo exceções. Soluções como sites e aplicativos, apesar de serem capazes de obter funcionalidades semelhantes, possuem algumas especificações que vale a pena considerar no momento de optar por um sistema web ou mobile.
Veja também >> O que é cultura organizacional
Sites ou aplicativos, por qual caminho seguir?
Mas que quesitos se devem considerar para optar pelo desenvolvimento de um site ou app? Na verdade, se torna fundamental conhecer o perfil da empresa e o ramo em que a mesma atua.
O conhecimento do perfil de uma empresa é de suma importância para que se possa escolher corretamente uma ferramenta de comunicação que supra de forma mais completa as necessidades que ela possui. Vale ressaltar que, a contratação de serviços como site ou apps depende muito da situação financeira de uma empresa, pois não vale a pena investir em aplicações de alta performance se não haverá de retornos lucros e reconhecimento abrangente da marca.
Em seu website, André Cintra afirma que “Se não há necessidade em investir em um aplicativo mobile, tenha certeza de que o site responsivo acabará por atender todas as suas necessidades. Além de você economizar, poderá investir um valor considerável para deixá-lo visivelmente agradável para o público”.
Veja também >> Maneiras de acabar com o medo da mudança de carreira
Entregar problemas resolvidos
Caso um site não corresponda como se espera, e se deseja adicionar alguns serviços que vão além do que as aplicações web oferecem, vale a pena começar a idealizar aplicações móveis.
Diante disso, Cintra afirma que apesar das inúmeras vantagens, investir em aplicativos só se torna algo rentável em situações específicas, ou seja, quando a empresa não consegue cumprir seus objetivos completamente através de um site responsivo, gerando outros tipos de demanda.
Diante os fatos, desmitifica-se a ideia de que os sites são defasados e que os apps são o “rei da floresta”. Na verdade nem um ou outro. Sempre opte pela solução que melhor se adequa as necessidades da sua empresa e que oferecem resultados mais satisfatórios. Se a empresa em que atua, são necessários serviços de geolocalização, jogos interativos, acesso à câmera, ou um constante acesso pelos usuários, opte pelas aplicações móveis.
Caso contrário, opte pelos sites responsivos, e atualize suas estratégias de acordo com o surgimento de suas necessidades.
Fontes ou inspirações para este artigo:
Mobile site ou aplicativo qual a solução ideal – Post Digital
Construção de sistemas de informação baseados na Tecnologia Web – Z. A. L. Junior e R. G. A. Vidal