Maneiras de acabar com o medo da mudança de carreira

Maneiras de acabar com o medo da mudança de carreira

Mudança de carreira – Imagem: Pexels

Mudança de carreira não é um tópico fácil de se falar, muitos medos podem estar envolvidos.Não deixe que o medo te impeça de seguir em frente.


Mudança de carreira não é um tópico fácil de se falar, muitos medos podem estar envolvidos. Você pode até dizer que não é medo, mas vamos encarar: é ele que impede muitos de sair de um trabalho miserável e começar em uma nova profissão.

Os maiores medos são: fracasso, perda de dinheiro, se sentir perdido, perda de orgulho ou de classe social. Quando seu ego não está preparado, toda ação tomada se sentirá errada. Todos esses sentimentos são verdadeiros e instintivos. São medos bem humanos.

Veja também >> O que é cultura organizacional

Ok, está certo ou é normal ter medo. Porém, não é bom deixar que eles tomem conta e impeçam de seguir em um novo caminho que pode tornar sua vida e aumentar a qualidade dela em muitos aspectos – pessoalmente e financeiramente.

O fato é que há uma gaveta de arquivos interna em nós cheia de medos que acompanham a noção de mudar de emprego ou iniciar um novo negócio. O medo está longe de ser um oponente único. Cada pessoa tem desafios, situações e razões únicas para senti-lo.

Quais são as opções para acabar ou diminuir esse medo?

Pense nos seguintes conceitos:

– Tente ver o medo como um aliado

– Não tenha medo do que almeja para seu futuro profissional

– Abrace a sua resistência para novas situações

A nossa tendência é fugir do medo, enquanto ele pode ser um grande motivador ou nos ensinar coisas novas. Se for o medo de uma oportunidade que fará bem para você, dê a mão a ele e faça as pazes. Algumas vezes, o medo pode ser uma força propulsora para seguir em frente e não ficar estagnado na vida.

Veja também >> O que aprendi ao ficar 7 meses sem trabalho

Outra coisa que vem junto com o medo é a ansiedade. Mesmo que você saiba que precisa fazer algo diferente, não consegue tomar uma atitude. Tememos a mudança, mesmo que positiva. É o desconhecido. Temos medo do conflito que possa criar, dentro e fora de nós mesmos, quando defendemos nossos verdadeiros desejos e necessidades. Existe o medo de uma maior responsabilidade. Ou se você está começando em um novo campo, há o medo de um downgrade de status, pelo menos inicialmente. Isso pode vir com medo de uma perda de poder, respeito, aceitação e dinheiro.

Seis ações para sair desse círculo de medos:

  1. Desenhe seu medo: Quando você dá uma forma ou imagem ao seu medo, torna-o mais concreto. Caso contrário, o medo é muito nebuloso e abstrato. Caso prefira, faça uma lista.2. Escreva sobre isso: faça uma interpretação do seu medo, descubra os motivos e as possíveis soluções. Descreva o que sinceramente você sente.3. Desenhe o que seria sem o medo: Isso muda sua percepção. Quando você visualiza o medo e age sobre isso, você pode conquistá-lo.

  2. Tome pequenas atitudes iniciais: Faça uma coisa diferente todos os dias que você tem medo de fazer. Acompanhe-os periodicamente. Esta prática começa a construir seu “músculo de risco”. Você pode fazer um telefonema, por exemplo, que você hesitou em fazer. Antes de ligar, escreva o que quer dizer, seus objetivos para a chamada e visualize a pessoa do outro lado como sendo tão humana quanto você. As pessoas estão sempre dispostas a falar sobre si mesmas e seu trabalho. Envolva-os. Faça a conversa ser valiosa para eles.

  3. Escreva sobre o que vem facilmente e sem esforço e é emocionante: Se você pode reconhecer suas habilidades e talentos inatos, você pode juntar tudo isso e trabalhar com eles. Você vai ser o mais bem-sucedido, o mais feliz e provavelmente o melhor recompensado financeiramente porque está trabalhando com base em suas habilidades e talentos. Eu acredito que nossas habilidades inatas são nossas as mais fortes – mais do que aquelas que ganhamos com educação e experiência.

  4. Entreviste 4 ou 5 pessoas na sua vida, amigos, familiares próximos e pergunte-lhes o que acham sobre você: Às vezes, somos o último a obter o nosso verdadeiro valor. Veja os padrões que emergem de suas respostas. Veja o que está se repetindo. Se todos disserem que você tenha habilidades de comunicação maravilhosas, preste atenção nisso.

Conclusão

A transição ou mesmo até achar um novo caminho para sua vida profissional requere paciência e insistência. Medos e obstáculos irão surgir, o importante é não desistir e não aceitar algo apenas por aceitar. Procure o que engradece sua vida, planeje e se organize para conquistar tudo isso.



Quem escreveu

Diana Morgado
Diana Morgado

Diana Morgado, é formada em relações internacionais, mora em Berlim e trabalha junto com o time de internacionalização do SmartBusinessPlan, a ferramenta de plano de negócios que auxilia o empreendedor a ter sucesso com a organização dos seus negócios com um planejamento completo.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta