5 dicas para você ter confiança e transmitir seriedade

sucesso jovem - opiniao

Imagem: StartupStockPhotos

Um jovem que não tem confiança em si mesmo e seriedade naquilo que acredita jamais irá transmitir uma imagem verdadeiramente comprometida.


Um jovem que não tem confiança em si mesmo e naquilo que acredita jamais irá transmitir uma imagem verdadeiramente comprometida para quem está ao seu redor. Ter comprometimento com sua imagem pessoal não é uma tarefa tão simples e exige muito comprometimento com seus objetivos para que não desfoque deles.

Apesar de possuir conhecimento numa determinada área ser um fator importante de ajuda para sua sua auto-estima, isso não é um requisito único para a autoconfiança. Mesmo alguém que possua poucas competências ou aptidões em algo, pode ser autoconfiante.

Você pode não saber algo, mas sentir-se confiante para aprender. Isso faz diferença.

Ter confiança naquilo que você afirma e convicção no que acredita são características importantes para atingir seus objetivos. Por isso a importância dessas dicas para ter mais confiança em si mesmo.

Confira algumas dicas que ajudam você a transmitir suas ideias com mais credibilidade e confiança e passar confiança para as pessoas ao seu redor:

1 – SER FIRME

Para que você possa transmitir mais seriedade e comprometimento com aquilo que se envolve, é fundamental que você seja uma pessoa firme para todas suas afirmações e ainda mais firme para quando é necessário dizer não. Muitas vezes, somos pegos de surpresas por solicitações absurdas que não temos como resolver, e é muito importante que você saiba dizer ‘não’ para aquilo que realmente não poderá resolver, para que você consiga ter êxito em todas as suas atividades.

Seja firme também com seus princípios. Uma pessoa que tem princípios e valores acima de seus desejos, consegue transmitir uma imagem realmente confiável e que faz as pessoas irem até você.

Veja também >> É possível estudar, descansar e ainda pensar na escolha da profissão? Veja as dicas!

2 – EXPOR SUAS IDEIAS

Você consegue pensar em outra maneira de expor quem você é, se não expondo aquilo que pensa? Mostre para as pessoas sua opinião, seus projetos e suas ideias, e que você tem algo novo para agregar.

Uma dica nesse ponto, é não inventar. Fale aquilo que você sabe, sobre aquilo que você sabe, sem tentar procurar e enrolar apenas para mostrar que tem opinião.

A melhor maneira de criar um pensamento crítico nesse momento para registrar sua opinião é ler bastante e manter-se informado com o que está ocorrendo à sua volta.

3 – RESOLVER OS PROBLEMAS COM SERIEDADE

Não deixe as coisas para depois, pintou algo que deve ser resolvido agora, então resolva. Procrastinar é uma palavra que está se tornando muito presente na geração Y, e se você percebe que está agindo assim, pense e repense suas atitudes para mudar isso ainda hoje.

Costumo dizer, que eu confio em pessoas que fazem acontecer. Que resolvem aquilo que lhes confio para resolver.

Quando você confia seu computador para um técnico de informática, o que leva em consideração? Qualidade x velocidade, certo? Você quer ter seu computador funcionando perfeitamente o mais rápido possível. Se o técnico cumprir suas duas principais expectativas você ficará contente, pois ele resolveu os problemas, entende?

E é assim que você precisa se acostumar a fazer para os outros, antecipar quais são as suas necessidades, e resolver o problema que ficou para você resolver, mostrando que você se preocupa com o que ela espera do seu serviço.

Veja também >> Você quer tudo, mas não tem foco em nada?

4 – SABER CONTROLAR O HUMOR

Eu detesto quando estou falando ou pelo menos tentando conversar com alguém, e algum assunto qualquer faz com que essa pessoa descontrole-se. É muito ruim ficar perto de pessoas instáveis e que a qualquer momento podem explodir.

Não seja assim.

Seja alguém que mesmo quando não está bem posicionado sobre um assunto, não se altera e sabe manter uma boa conversa.

E principalmente, jamais tente “vencer” discussões, vou me aprofundar um pouco mais sobre essa questão em um artigo específico, mas posso te recomendar uma leitura partindo dessa ideia, é “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, do Dale Carnegie.

5 – RESPEITAR OPINIÃO

Essa dica deixei por último, pois quero que você aplique quando for pensar em todas as outras dicas acima.

Sempre que for firme, seja firme sem passar por cima das pessoas. Quando expor suas ideias, pense que há outras pessoas tentando fazer o mesmo que você, só que com outras visões. Quando resolver os problemas, não pense em sua satisfação, mas de quem precisa de você. Quando tiver seu humor sob controle, não deixe para descontar qualquer estresse para cima de outra pessoa.

Saiba que, acima de tudo, você será respeitado por suas atitudes. Será lembrado pela forma que age, e as pessoas falarão de você por todas suas maneiras de agir frente a cada situação adversa.

Veja também >> Intraempreendedorismo: Funcionário empreendedor e com visão de dono do negócio

DICA EXTRA: ACREDITE EM VOCÊ

Você quer que todos acreditem em seus projetos e ideias, certo? Mas você mesmo acredita neles?

Essa é uma pergunta que você precisa ter muito bem respondida em sua mente antes de querer passar adiante sua forma de pensar.

Quando você transmitir seus projetos para alguém, transmita também a sua crença nele, ou seja, o que você acredita que esse projeto realmente irá impactar e trazer de benefícios e inovações.

Além de tudo, é muito importante que você tenha sempre em mente que o tempo todo está vendendo sua imagem e para isso é necessário ficar atento à todas suas atitudes.

Quem escreveu

Redação Sucesso Jovem
Redação Sucesso Jovem

Portal Sucesso Jovem é um portal para desenvolvimento pessoal e profissional de jovens.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta