A teoria do X e Y, tratam dois perfis diferentes de personalidade, a do X e a do Y. Você tem tido a personalidade certa para o sucesso?
Idealizada pelo professor e economista americano Douglas McGregor na década de 1960, após a Segunda Guerra Mundial, em seu livro The Human Side of Enterprise, é uma das mais conhecidas teorias na área de administração e motivação de funcionários, que norteiam as relações entre as empresas e seus trabalhadores.
A teoria do X e Y, tratam dois perfis diferentes de personalidade, a do X e a do Y.
Uma das personalidades é bem negativa, a outra positiva.
Entende sobre cada uma delas abaixo:
TEORIA DO X
Essa teoria é chamada por McGregor de “Hipótese da mediocridade das massas”, e parte da ideias que os trabalhadores tem repúdio e aversão a tudo aquilo que é de seu responsabilidade ou seu trabalho, ou seja, não gosta de trabalhar.
São os funcionários preguiçosos que odeiam terem responsabilidade e ainda reclamam o tempo todo disso.
Como resultado, obviamente, são os funcionários que precisam ser vigiados e liderados de perto. Esses funcionários precisam de um sistema de controle rigoroso e que faça com que seus potenciais (mesmo que poucos) possam sem utilizados para o bem da equipe.
Estas ordens vêm sempre acompanhadas de punição, elogios, dinheiro, coação etc.; artifícios utilizados pelos gestores para tentar gerar um empenho maior do colaborador.
Resumindo:
- Preguiçoso;
- Falta ambição;
- Egocêntrico;
- Incapaz de autocontrole e autodisciplina;
- Resistente a mudanças
- Rígido demais e negativo;
- São meros recursos da empresa, estão lá para fazer o número.
Na boa, não seja esse cara!
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TEORIA DO Y
Agora sim, inspire-se, pois aqui a coisa muda de figura.
Aqui os trabalhadores são os grandes talentos, as pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas. As pessoas que tem gosto pelo trabalho e por fazer a diferença.
Para estes, é importante que a empresa dê toda a liberdade necessária para desenvolverem suas habilidades e criatividade, que oferece meios para desenvolverem suas competência e crescerem com isso.
A teoria Y diz que os funcionários encaram o trabalho como algo natural, como se estivessem fazendo uma atividade de lazer. Elas são esforçadas e gostam de ter o que fazer.
As pessoas são competentes e criativas, gostam de assumir responsabilidades, possuem autogestão e têm suas recompensas não baseadas apenas no dinheiro, mas no reconhecimento e na possibilidade de ascensão dentro da empresa, pois são ambiciosos, automotivados e exercem seu autocontrole.
Muitas pessoas interpretam a Teoria Y como um conjunto positivo de atitudes que você, meu amigo, deveria começar ter agora mesmo.
Resumindo:
- Inovadores, criativos e diferenciados;
- Não aceitam serem um número, buscam seu espaço;
- Buscam sua satisfação pessoal naquilo que fazem;
- Grande capacidade de automotivação e autocontrole;
- Participam das decisões e gostam de registrar sua opinião;
- O esforço físico e mental empregado no trabalho, é o mesmo dos momentos de lazer;
- Não só aceita a responsabilidade e desafio, como também os procura;
- Não faz aquilo que não acredita;
- Está focado em fazer a diferença.
Esse cara, seja esse cara! Mude suas atitudes e construa seu sucesso!
Fontes ou inspiração para este post:
“Tudo Sobre As Teorias X E Y De Douglas McGregor“, artigo de Gustavo Periard no site Sobre Administração.
“Teorias X e Y“, artigo de colunista do site Portal Educação.