Um grande trabalho é realizado com muito foco e dedicação, será que você tem conseguido isso sem ser interrompido com tantas notificações chegando?
Hoje em dia é muito complicado manter o foco somente em uma coisa, sendo ela extremamente importante ou não.
Isso não é impossível, mas não é fácil para todos.
Isso é fruto de hábitos que temos desenvolvido que afetam cada vez mais nosso dia a dia, e que tornam-se muitas vezes uma espécie de círculo vicioso muito negativo para nossa produtividade e empenho em cada atividade que realizamos.
Um grande trabalho, daqueles que brilham nossos olhos e dos que estão ao redor, vem normalmente acompanhados por períodos de extremo foco, persistência e comprometimento.
São aqueles períodos de total imersão e engajamento com o que desejamos fazer e produzir.
Alguns dizem que Michelangelo pintou a Capela Sistina em um estado mental diferenciado, focado e imerso somente naquilo que deseja fazer.
Veja também >> O coaching como aliado na difícil escolha da profissão
Michelangelo, parabéns!
Mas…
Ele não precisou lidar com notificações de redes sociais, Emails e mensagens de Whatsapp chegando a todo momento, certo?
Os escritórios que temos hoje em dia, são um total convite para perdermos o foco, e de acordo com uma pesquisa feita pela Steelcase, o trabalhador atual é interrompido a cada 11 minutos de foco em suas atividades.
A empresa ainda completa dizendo que pode demorar mais 23 minutos para o foco voltar para a tarefa.
Como o tempo cada vez menor que temos hoje, parece bem ruim, certo?
Cada vez são discutidas mais ideias para melhorar o foco de equipes em cima de atividades e ainda trabalhar esse ponto cada vez mais problemático em nossa geração.
Mas muitas pessoas, tem suas próprias ideias para fazerem suas atividades renderem mais diante da atual realidade. Eu, por exemplo, costumo dividir todas as tarefas que tenho para fazer em pequenas partes, e me “permito” perder o foco por alguns instantes e relaxar a mente quando finalizo uma dessas pequenas partes.
Mas e você, qual estratégia vem dado certo na gestão do seu tempo? Quero te ouvir nos comentários!
Fonte ou inspiração para este artigo:
“Your Workday Is Interrupted Every 11 Minutes. How to Manage Those Distractions“, artigo de Tanya Benedicto Klich no site Entrepreneur.