Quatro ensinamentos da série Suits

Suits

Suits – Imagem: Pexels

Confira neste artigo algumas dicas extraídas da série Suits para aplicar na sua vida pessoal e profissional, com ensinamentos práticos.


Suits é uma série americana, criada em torno de 2011 com informações relevantes para o mundo dos negócios.

A história se passa em Nova Iorque, em uma das melhores empresas de advocacia da cidade. Inicialmente chamada de Pearson Hardman (sobrenome dos sócios majoritários). Aborda uma série de eventos jurídicos e empresariais, relacionamentos, erros, acertos e muito do que ocorre no mundo empresarial.

Harvey Specter é um dos melhores advogados da empresa. Sendo o melhor negociador, precisa de alguém a sua altura para trabalharem juntos.

Encontra Mike Ross, garoto extremamente inteligente, que possui memória fotográfica (tudo que lê, grava). Mas ele não é advogado por ter trapaceado na universidade e vendido o gabarito de uma prova para a filha do reitor, na qual foi expulso e viu seu sonho minar.

A história da série é grande e vale cada minuto assistido.

Mas quero descrever quatro informações que chamam a atenção e que podem ser aplicadas em nossa vida.


  1. APARÊNCIA

Harvey Specter sempre está muito alinhado, com o melhor terno, combinando de maneira especial com a gravata e os sapatos. A aparência dele é o que chama a atenção e de fato, os olhos se voltam para o ator. Ele passa a sensação de poder e que pertence ao alto escalão, pessoas o respeitam e o seu poder de negociação se dá muito por conta do modo como está vestido e sua postura.

No decorrer da série, após Mike Ross ser contratado, tem sua atenção chamada pelas roupas que utiliza, ternos baratos e de baixa qualidade, passando uma imagem ruim. Algo que chamou a atenção foi o fato de Harvey “se preocupar” com a vestimenta do garoto e o indica ao seu alfaiate, de pronto Mike rebate, imaginando que o advogado está preocupado com sua imagem. Harvey mostra a Mike que, ele foi contratado para ser seu espelho e, diante disso, tem que estar vestido a par, para se parecer com aquele que é o melhor.

Vista-se bem, isso faz toda a diferença, tenha postura e os negócios serão diferentes para você. A atenção que darão a você, quando está vestido de maneira exemplar, é diferente. Não seja mais um, como todos os outros, seja a diferença que todos esperam.


  1. RELACIONAMENTO

O relacionamento que Harvey realiza ao longo da história é incrível, por ser advogado, ficou amigo de inúmeros juízes, promotores de justiça, desembargadores, advogados da época da graduação em Harvard e a cada momento, o networking que foi realizado, serviu para algo bom.

Por exemplo temos um momento da série, Mike está preso e teve a ajuda de um promotor, que é amigo de Harvey. Foi uma troca de favores por conta do relacionamento estreito que o advogado mantinha com o promotor.

Além disso, Harvey pratica Tênis e frequenta alguns locais da cidade de Nova Iorque, onde pode desenvolver relacionamentos e realizar parcerias que o ajudam como advogado e a alavancar os negócios da organização.

Não sabemos o que nossas ações podem resultar a longo prazo. Mas tenha certeza de que, estar com as pessoas certas, fará você alcançar os objetivos com mais precisão.


  1. DEDICAÇÃO E OBJETIVIDADE

Todos os presentes na série, que trabalham no escritório mais procurado de Nova Iorque, se dedicam ao máximo, fazendo o seu melhor, em cada ação e projeto. Sempre procuram resolver o problema, independente da forma. Só assim, conseguem precisão para o cumprimento dos objetivos.

Harvey sempre alertou Mike de que, quando tiver um problema nas mãos, pense grande. Buscar pensar além do que se imagina, olhar onde ninguém viu, onde ninguém ousou imaginar. Com isso, a conclusão dos casos e resolução dos problemas se tornam mais fáceis e mais dinâmicas.

Por exemplo, sempre que tiver um problema em sua frente, procure abrir o máximo de possibilidades para a resolução. Após ter gasto todas as fichas, analise qual a conclusão para aquele problema. Não espere que a resolução vai cair do céu, pois isso não vai acontecer. Seja a diferença que o seu negócio precisa!


  1. AUTOCONFIANÇA

Nem sempre, você estará ganhando o jogo e em determinadas situações as coisas possam estar perdidas a você.

Na série isso é muito comum e Harvey Specter tem muito jogo de cintura. Ele confia no bom trabalho que faz. Consegue reverter situações de extrema dificuldade e depois que você analisa, pensa que seria impossível.

A autoconfiança consequentemente deve estar presente na vida de todos. Confie no bom trabalho que você realiza e na dedicação que você tem dado aos negócios. Não permita que situações o abale e muito menos, faça com que você perca o controle naquele momento.


Por fim, indico você, caro leitor, que assista a série.

Sendo assim, a série é um verdadeiro MBA a distância e cada detalhe é muito rico. Por mais que seja uma trama, ficção, há ensinamentos ali, que podem ser aproveitados de maneira exemplar.



Quem escreveu

Kewin Moya
Kewin Moya

Sou administrador pelo Centro Universitário da FEI, me especializei em estratégia pela FIA Business School e atualmente sou Account Manager na Gama Academy. Sou fascinado por empreendedorismo, negócios, inovação e mercado digital e estou em constante evolução, buscando novos conhecimentos.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta