Comunicação e assertividade no ambiente de trabalho

assertividade
Assertividade – Imagem: Pexels

Assertividade é a palavra chave para trabalhar com afinco e conseguir ver o resultados de todo esse esforço. Mas como ser assertivo em sua carreira?


Assertividade?

Quando somos crianças nossos pais nos ensinam que devemos estudar para ter sucesso na vida. Sim, eles estavam certos. Até certo ponto. Ele traz o conhecimento e abre as portas para boas oportunidades de emprego. Mas uma vez que você está trabalhando começa a perceber que para vencer na carreira vai precisar mais do que estudo. Vai precisar de diferentes habilidades. Uma delas é uma boa capacidade de comunicação.

Em muitos momentos no ambiente de trabalho utilizamos comunicação passiva. Isso acontece quando aceitamos o que o restante da grupo decide de forma calada. O problema desse tipo de comunicação é que você acaba se frustrando por guardar para si o que acha que deve ser feito. Adicionalmente perde uma oportunidade de se manifestar e conquistar respeito da equipe com o seu posicionamento.

Outra forma é a comunicação agressiva. Nela tenta-se impor a opinião elevando o tom de voz, inibindo e apontando erros dos outros. Nesses casos, a outra parte fica desconfortável e passa a se comportar de forma defensiva. Acaba que se cria um abismo na comunicação.

A melhor opção é adotar a assertividade, o meio entre as duas anteriores. Na comunicação assertiva você se levanta e expressa sua opinião com calma e segurança. Da forma mais direta e clara possível. Ao mesmo tempo ouve os demais e considera suas opiniões também. Dessa forma favorecendo o diálogo e a criação de uma solução conjunta. A opção de comunicação que mais irá favorecer o seu crescimento profissional

Infográfico Assertividade
Infográfico Assertividade

Juan O’Keeffe

Posts relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *