O 5 maiores erros no currículo que mais eliminam candidatos na etapa de triagem

Currículo? Confira nesse artigo os 5 maiores erros no currículo que podem colocar em risco sua contratação e eliminar suas chances daquele desejado emprego.


O currículo é documento essencial para quem busca o primeiro emprego ou deseja fazer uma transição de carreira.

Muitas pessoas enviam vários currículos e não recebem retorno, acabam acreditando que há algo de errado com sua profissão, cursos, formação ou até mesmo perfil, mas se esquecem de um detalhe muito importante que elimina muitos candidatos antes da entrevista: O Currículo.
Um currículo bem escrito é fundamental para conseguir a tão sonhada vaga de emprego. Na etapa de triagem, não há muito tempo ou recursos para vender sua imagem ao recrutador, por isso, um currículo prático, simples e limpo é o seu melhor aliado. Confira abaixo alguns erros que os candidatos mais cometem e dicas para elaborar um currículo de sucesso.

Falta de atualização

Candidatos que não demonstram atualização são eliminados na primeira etapa, isso porque as empresas estão em busca de profissionais antenados, com vários conhecimentos e aprimoramento constantes. Uma forma de demonstrar atualização, é fazendo cursos. Faça vários cursos em sua área, muitos inclusive são gratuitos, pela internet e conferem certificado.
Mas coloque no seu currículo apenas os cursos realizados há no máximo 3 anos, sempre dando prioridade para os mais atuais. Atenção para mudanças, por exemplo, a Lei Trabalhista mudou em 2017, não coloque cursos nesse tema feitos antes desta data.
Outro grande erro dos candidatos, é colocar no currículo experiências ou tecnologias que não existem mais, remetendo à conhecimentos ultrapassados, tais como: Windows 98, Fax, Ficha Kardex, etc.

Foto

Através da imagem, passamos muitas informações sobre nosso perfil e, dependendo da foto escolhida, essa imagem pode não ser condizente com a imagem que estamos querendo passar. Para evitar erros, a recomendação é não colocar foto, porém, caso a vaga exija, escolha fotos que foquem seu rosto, com vestimenta social e no ambiente de trabalho.
Jamais coloque fotos cortadas (quando você tira junto com outras pessoas e corta somente o seu rosto), com roupas muito à vontade ou vestimenta específica (noiva, beca, etc). As fotos de corpo inteiro também são totalmente desnecessárias.

Frases Prontas

Frases prontas para descrever o seu perfil profissional também não são recomendadas, pois não transmitem autenticidade e criatividade.
Copiar trechos do teste de perfil comportamental também não é indicado, isso porque avaliação comportamental quem faz é o recrutador, durante uma entrevista. Não coloque no currículo expressões como: profissional competente, pontual, dinâmico e proativo. No resumo do seu perfil profissional você irá fazer uma síntese das suas capacitações e experiências, focando na sua formação, tempo de experiência e resultados alcançados.

Falta de objetivos claros e específicos

Todo profissional precisa ter um objetivo claro e específico, um motivo para você querer aquela vaga. Um objetivo profissional não deve ser descrito como: “trabalhar nessa conceituada empresa, exercendo atividades com qualidade e ética”, essa é apenas mais uma frase pronta que não demonstra autenticidade e criatividade. Uma forma de descrever seu objetivo e chamar atenção do recrutador, é pesquisar no site da empresa que está oferecendo a vaga, sua missão, visão, valores e cultura e encontrar semelhanças entre o que a empresa busca.
Se você tem vários objetivos, como atuação em várias áreas diferentes, é fundamental ter currículos diferentes, um para cada tipo de vaga e claro, o conteúdo do currículo deve seguir o seu objetivo e ser coeso.

Erros

Erros de português ou digitação de fato eliminam candidatos. Por isso, leia seu currículo várias vezes e não tenha pressa. Tenha sempre um modelo editável no seu computador e com o passar do tempo, ao adquirir novas experiências ou fazer novos cursos inclua no documento. Tenha senso crítico e passe sempre o corretor ortográfico para evitar surpresas!
De fato somente o currículo não garante a vaga, mas com certeza um bom currículo é uma garantia a mais de ser chamado para a entrevista. Durante os recrutamentos que faço, recebo centenas de currículos, mas muitos são eliminados por falta de informações básicas, falta de objetivos claros, erros grosseiros de português e falta de clareza e objetividade nas informações. Os currículos selecionados, são aqueles mais completos, limpos e ricos em informações profissionais, deixando de lado análises de perfil ou frases vagas ou prontas. Você aumenta significativamente as chances de ser chamado para uma entrevista se der atenção e dedicar tempo a formular seu currículo com qualidade.

Quem escreveu

Gabriella Reis
Gabriella Reis

Sou mãe, gestora de RH, Headhunter e acredito no desenvolvimento humano e que todos nós podemos ser desenvolvidos até atingirmos nosso grau máximo em excelência e qualificação profissional. Encontrei o meu propósito ajudando pessoas a encontrarem o seu.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta