Como fazer networking estudando a distância?

Networking – Imagem: Unsplash

Como fazer o networking funcionar quando você está estudando à distância e permitir que sua rede de conexões seja eficiente para seus objetivos?


Estudar a distância se tornou uma realidade para muitas pessoas. Seja graduação, pós graduação ou mesmo disciplinas isoladas, o número de pessoas que recorrem ao EAD é cada vez maior. Apesar de não ser uma modalidade nova, muitas dúvidas ainda surgem, e uma delas é: Como fazer networking se não tenho contato com meus tutores, professores e outros colegas? Será que a falta de contato físico com prejudica na forma como nos relacionamos e criamos redes de contatos eficientes?
Muitas pessoas ainda tem dúvidas e receios quanto ao ensino à distância. Muitos acham que ficarão totalmente sozinhos, sem se relacionar com ninguém e isso fará com que o aprendizado se torne mais difícil e solitário. Outros acham que por estarem fora de uma turma, será mais difícil interagir e criar relacionamentos acadêmicos e profissionais produtivos.
Mas a verdade é que é possível sim fazer um networking eficiente mesmo estudando a distância.

Participe de fóruns e grupos

Qualquer ambiente virtual de aprendizagem possui espaço para troca de mensagens com outros alunos e professores similar à um programa de e-mails. As mensagens não são instantâneas, mas é possível realizar troca de telefones, redes sociais e até mesmo formar um grupo no whatsapp para discussão.
Assim, você pode interagir com pessoas de outras cidades e estados, ampliando seus canais de informação e conhecendo outras culturas.
Também é possível formar grupos de estudos e encontrar pessoalmente no campus da faculdade. Os fóruns do próprio ambiente virtual de aprendizagem são excelentes para discutir sobre os temas apresentados na sala de aula, trocar informações e contatos de redes sociais como o LinkedIn por exemplo.

Participe das aulas inaugurais, seminários e semanas acadêmicas

Geralmente há uma apresentação presencial para conhecer os tutores e professores das disciplinas. Também é comum ter palestras, seminários e semanas acadêmicas durante o período do curso. Estes são excelentes momentos para conhecer quem são seus colegas de turma e facilitadores nas matérias, além de ampliar sua rede de contatos. É uma ótima oportunidade para acionar o ‘na sua área’ do LinkedIn e solicitar conexões aos colegas que estejam no mesmo local que você. Depois, é só mandar uma mensagem e dizer de qual curso é, seus objetivos, que também estava na aula inaugural e pronto! O primeiro passo para um potencial networking já foi dado!

Assista às aulas ao vivo

Sempre que o curso oferecer uma aula ao vivo, participe! Nessas aulas, que geralmente são como webinars, há um espaço para troca de mensagens entre os participantes. É uma oportunidade de se apresentar e conhecer seus colegas e professores em tempo real. Entender os propósitos de cada um, ajudar alguém ou tirar uma dúvida. Dessa forma, as aulas ao vivo são sensacionais pois a troca de mensagens é instantânea e em tempo real!
As formas de se construir um networking eficiente são muitas, mesmo no curso a distância. Basta você interagir e participar dos fóruns e discussões. Entretanto, é importante atentar para a linguagem utilizada e no tema abordado. Esteja sempre atualizado e demonstre interesse nos debates apresentados ou propostos pelos tutores ou colegas.
Participe de vários grupos de discussão e interaja através das redes sociais com seus colegas de turma ou disciplina. Assim você estará construindo uma rede de contatos muito interessante e dinâmica, que com certeza será bastante produtiva em toda sua vida acadêmica e profissional!

Quem escreveu

Gabriella Reis
Gabriella Reis

Sou mãe, gestora de RH, Headhunter e acredito no desenvolvimento humano e que todos nós podemos ser desenvolvidos até atingirmos nosso grau máximo em excelência e qualificação profissional. Encontrei o meu propósito ajudando pessoas a encontrarem o seu.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta