As finanças que um jovem precisa conhecer

Finanças

Finanças – Imagem: Pexels

As finanças são um assunto importante para todos os jovens terem consciência e organização desde cedo.


O intercâmbio, a sonhada faculdade, aquele curso no exterior, o aniversário de 15 ou de 18 anos… Tantos sonhos e metas rondam a imaginação da juventude, pena que os recursos são escassos. Mas não é o fim do mundo, não. É preciso ter coerência e uma certeza: toda economia e controle é válida.

Ter o controle de suas finanças é essencial. Todas as pessoas deveriam ter. Aquelas reservas, as moedinhas do cofrinho podem servir para robustas vontades, viagens, passeios, presentes. A questão é dar prioridades para seus gastos e para seus recebimentos.

A falta de planejamento beira a todos. Com um cotidiano tão rápido e com a velocidade da informação às vezes é difícil separar o troco da padaria com as compras do supermercado. Talvez tomar uma cerveja não seja tão ruim assim, só precisa reservar a grana certa para isso. Ter hábitos saudáveis e economias sadias são fontes de vitamina para sua saúde financeira.

O dinheiro para a balada nunca foi tão escasso como agora? O que aconteceu? A culpa é da crise. Muito pelo contrário, talvez se houvesse um planejamento ao menos uma vez ao mês a grana para a balada ainda continuaria de pé e seria bem mais prazerosa a vida, não é mesmo? Então, que tal por no papel os pequenos gastos, os rendimentos, o plano para o futuro, objetivos de curto prazo que serão essenciais para sua formação?

Mas ganho um salário por mês? A bolsa do estágio mal dá para a faculdade ou para o cursinho? Calma. Não precisa começar com muito para ser grande, precisa começar com alguma coisa. O mínimo hoje pode ser a diferença amanhã. Reserve um valor que não faltará no mês. Dez reais, cinquenta reais. Pronto! A primeira aplicação na poupança ou nas reservas já começou.

Conta para o celular não falta, afinal, existem muitos aplicativos e você mesmo pode criar um esquema financeiro, seja no seu banco ou na sua agenda. Então, bora lá criar o planejamento consciente?

Quem escreveu

Thales Kroth de Souza
Thales Kroth de Souza

Gaúcho de coração, Técnico em Contabilidade pelo Instituto Rubén Darío, Graduado em Gestão Financeira pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, quinto semestre em Administração e profissional com experiência nas áreas financeira e bancária.
Amante de corrida, gostar de malhar, leituras e manter-se informado.
Solteiro, procura o amor nas entrelinhas da vida.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta