Confira neste artigo simples dicas para um momento tão decisivo na sua carreira que é a entrevista de emprego e saiba como não tomar decisões erradas nas suas respostas para o entrevistador.
Nos dias atuais, trabalho e emprego, são assuntos sobre os quais existem muitas perguntas a se fazer, embora esse debate esteja sempre em pauta nos discursos dos governos e empresários.
É preciso que as instituições de empreendimentos industriais e educacionais, busquem alternativas que foquem na prática das atividades atribuídas ao profissional, sem deixar de favorecer o comprometimento ao respeito as leis trabalhistas, o meio ambiente, o planejamento, a pesquisa e o desenvolvimento da carreira profissional do trabalhador, bem como o atendimento as nuances do mercado de trabalho e crescimento da empresa.
O mercado de trabalho e as práticas profissionais estão em constante mudanças, o que exige que o candidato a uma oportunidade de emprego, organize e planeje a sua carreira, visando os seus objetivos profissionais.
Nesse contexto, a profissão torna-se um caminho, que junto com a educação e outros, pode compor um cenário mais viável para a inclusão de pessoas de categorias consideradas excluídas na atual formação da sociedade.
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Nesse sentido, a elaboração desse texto tem por princípio básico ajudar você a conseguir a tão sonhada vaga de emprego.
Ao longo do mesmo, você mobilizará e articulará conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para compreender o mundo do trabalho, a partir de uma visão sistêmica, e para aprender a como se portar em uma entrevista de emprego.
As empresas fazem entrevistas com o objetivo de confirmar se as informações do currículo são verídicas, para verificar sua postura e conhecer as suas qualificações.
Assim, uma forma de ter sucesso na entrevista é verificar quais das suas qualificações são pertinentes ao cargo.
DICA: Estude bem o perfil da vaga em relação às suas qualificações e, se houver alguma falta de conhecimento e/ou de habilidade, construa possibilidades de sana-las, para não ser “pego de surpresa” quando estiver na entrevista.
Sobre a sua vida pessoal, conte sempre histórias que evidenciem qualidades como liderança, força, capacidade de resolução de problemas e criatividade, já que são características importantes e que, com certeza, contribuirão para o desenvolvimento da organização.
Além disso, tenha atitude e demonstre estar interessado, faça perguntas contextualizadas sobre a empresa e sobre o cargo disponível.
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12 dicas para uma entrevista de qualidade:
- Durma bem na noite anterior.
- Chegue antes da hora marcada.
- Vá vestido com uma roupa apropriada.
- Leve uma cópia da carta de apresentação e do currículo.
- Demonstre confiança na postura, na voz e no olhar.
- Espere ser cumprimentado e retribuir com um aperto de mão firme.
- Escute com atenção.
- Educação é fundamental: peça licença, agradeça e não tenha atitudes indesejadas (mascar chiclete, por exemplo).
- Não fale mal de organizações nas quais trabalhou nem de gestores antigos.
- Não responda se não entendeu bem a pergunta, peça para repetir.
- Não tente ser quem você não é, pois é fácil de ser descoberto.
Ao terminar a entrevista, agradeça a oportunidade e encontre uma maneira de falar da sua importância para o cargo, reforçando suas competências.
Depois, aguarde o retorno do processo seletivo e, caso não obtenha êxito, avalie seus pontos fortes e em quais questões você deve melhorar.
Boa sorte!