Correndo demais? Não deixe a correria te cegar

Correria

Imagem: Stokpic

A correria que nosso dia a dia apresenta, faz a nossa rotina ser cada vez mais difícil de conduzir com calma e tranquilidade. Mas isso não está certo. Essa mesma correria não pode ser responsável por ditar as regras de como nosso tempo funciona.


Que correria né? Quantas vezes você se pega realizando atividades em excesso ao mesmo tempo?

Às vezes a nossa vida corrida fica dividida por uma linha muito tênue entre o que está sendo produtivo e o que está sendo apenas um matador de tempo.

Veja também >> Dicas Simples Para Aumentar Sua Produtividade

Em outras palavras, se não tomarmos o devido cuidado com as atividades que selecionamos para executar em cada momento, estaremos sendo eficientes em algo que não necessitava nem mesmo esforço. E de que adianta ser produtivo em algo que não nos “produz” benefícios?

Eu sei bem que nem sempre é uma tarefa fácil selecionar o que é mais importante para fazer em cada momento e simplesmente parar tudo para executar ela.

Temos uma tendência à distração muito grande! Com certeza isso é muito pessoal e muda para cada um de nós, mas é exatamente por isso que precisamos parar um pouco para entender qual é o nosso ritmo de trabalho.

O mais difícil dentro disso é conseguir organizar e ensinar a mente ser produtiva, quando tudo ao nosso redor chama para a procrastinação. É como se a minha geração estivesse sendo bombardeada para não focar somente em uma coisa para realizar e é isso que acho que devemos buscar mudar.

Isso só vai mudar se conseguirmos estabelecer o nosso QUANDO somos produtivos, o nosso ONDE somos mais produtivos e principalmente o nosso COMO somos mais produtivos.

Se simplesmente deixarmos as coisas andarem sozinhas, elas não andarão em um ritmo bom para nós.

Veja também >> 3 Fatores Que Formam a Produtividade

Por isso que eu te aconselho a parar um pouco e olhar para você mesmo. Olhar para sua forma de produzir. Olhar até mesmo para a forma como você descansa.

Isso tudo é para que você consiga entender melhor se é a sua rotina que está maluca e corrida ou se é simplesmente você que não está conseguindo organizar seu tempo.

Talvez eu ainda esteja longe do ideal entre todas as tarefas que faço, mas melhorei muito depois que entendi quando sou melhor no trabalho. Quando sou melhor para realizar as atividades que exigem mais raciocínio ou quando sou melhor para realizar atividades mais relaxantes.

Basta querer mudar sua rotina e ter força de vontade para assumir para si a mudança.

Não tenho dúvidas que você será capaz de ser cada vez melhor naquilo que você já faz hoje. E quem sabe assumir ainda mais responsabilidades que antes você achava ser impossível encaixar em sua agenda.

Quem escreveu

William Meller
William Meller

Fundador do Portal Sucesso Jovem, Analista de Projetos/PMO na Totvs, voluntário no PMI e estudante de Gestão da TI na Unisinos.
Colunista dos sites Profissionais TI, Portal GSTI, Portal Administradores e Site Campus.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta