Conheça um pouco mais sobre essas três gerações, as gerações X, Y e Z, que compreendem pessoas nascidas desde o início dos anos 60 até os dias atuais.
A Geração X
Essa geração inclui aqueles que nasceram no início de 1960 até o início dos anos 80.
É um grupo identificado como jovem, mas sem uma identidade aparente. Este grupo enfrentaria um mal incerto, um futuro aparentemente hostil.
Acontece que a geração X cresceu, passou pela fase hippie, teve ideais, esqueceu-se dos problemas que lhes foram empregados e foi fazer carreira no mercado. Essa geração viu surgir o computador pessoal, a internet, o celular, a impressora, o Email, etc.
Grande parte dessa geração chegou a sua idade adulta com sonhos e descobriu que muito deles, não passariam de sonhos, pois o caminho é longo e o preço bem alto. Enquanto isso, viram seus filhos crescerem em um mundo diferente do que eles conheceram quando jovens.
Veja Também >> Como Me Tornar Um Jovem de Sucesso
Algumas características de pessoas da geração X:
- Busca da individualidade sem a perda da convivência em grupo;
- Maturidade e escolha de produtos de qualidade e inteligência;
- Ruptura com as gerações anteriores e seus paradigmas;
- Busca maior por seus direitos;
- Preparação e preocupação maior com as gerações futuras;
- Procura de liberdade.
A Geração Y
Compreende aqueles que nasceram no fim dos anos 70 e início dos anos 90, essa é a geração da liberdade e da inovação.
Foi a geração que desenvolveu-se em uma época marcada pelo avanço da tecnologia e prosperidade econômica. As crianças da geração Y cresceram tendo o que muitos de seus pais não tiveram, como TV a cabo, videogames, computadores e muito mais.
A geração Y cresceu rodeada de facilidades oferecidas por seus pais, que obviamente queriam dar uma vida melhor do que aquela que tiveram, para seus filhos.
Se a geração X viu a tecnologia nascer, foi a vez da tecnologia ver a geração Y nascer e os acompanhar desde pequenos.
Jovens desta geração têm como hábito ser tão multitarefas, podendo ao mesmo tempo trabalhar em mais de um projeto, responder e-mails, acompanhar as notícias através de algum site, conversar com os colegas de trabalho, conversar com os amigos online, ouvir música e dar atenção às redes sociais.
Os jovens da geração Y foram acostumados a conseguir o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e por isso lutam por salários ambiciosos desde cedo. É comum que os jovens dessa geração troquem de emprego com frequência em busca de oportunidades que ofereçam maiores desafios e crescimento profissional.
Trata-se da primeira geração verdadeiramente globalizada, que cresceu com a tecnologia e a usa desde a primeira infância.
A tecnologia e os dispositivos móveis permitiram a comunicação entre si como nenhuma outra geração o tinha feito anteriormente, permitindo partilhar experiências, trocar impressões, comparar, aconselhar, criar e divulgar conteúdos, que são o fundamento das redes sociais.
Veja Também >> Como organizo meus estudos na faculdade EAD
Algumas características de pessoas da geração Y:
- Estão sempre conectados;
- Procuram informação fácil e imediata;
- Digitam ao invés de escrever;
- Preferem emails a cartas;
- Vivem em redes de relacionamento virtuais;
- Compartilham tudo o que é seu: dados, fotos, hábitos. etc;
- Estão sempre em busca de novas tecnologias;
- Tem um grande fluxo de informações diariamente.
A Geração Z
Compreende os nascidos entre 1992 a 2010 e está ligada intimamente à expansão exponencial da internet e dos aparelhos tecnológicos.
As pessoas da Geração Z são conhecidas por serem “nativas digitais”, estando desde pequenos já familiarizadas com a internet e todas suas possibilidades, com o compartilhamento de arquivos constantes, com os smartphones, tablets, e principalmente estando sempre conectadas e “ligadas” ao que acontece em tempo real.
Integrantes desta geração nunca viram o mundo sem computadores. E como informação não lhes falta, estão um passo à frente dos mais velhos, concentrados em adaptar-se aos novos tempos.
A Geração Z é um tanto quanto desconfiada quando o assunto é carreira de sucesso e seus estudos, a maioria já não acredita mais em fazer uma só coisa para o resto da vida ou passar sua vida profissional inteira em uma só empresa.
Veja Também >> Pocket: Como organizo tudo o que encontro na internet para ler
Algumas características de pessoas da geração Z:
- Desapegado das fronteiras geográficas;
- Demasiados ansiosos;
- Falta de intimidade e relação social;
- Forte responsabilidade social;
- Necessidade extrema de interação e exposição de opinião.
Fontes ou inspiração para este post:
“Quais as diferenças entre as gerações e como administrar os conflitos?“, artigo de Maximiliano Meyer no site Oficina da Net.
“Geração X, Geração Y, Geração Z“, artigo de Iris no site IFD.
“The Generation Z Connection: Teaching Information Literacy to the Newest Net Generation“, artigo de Caroline Geck no site RedOrBit.