Visão sistêmica: A visão de um futuro de sucesso

sucesso jovem - visao sistemica

Imagem: Pixabay

Tenha visão sistêmica para compreender o mundo que você está inserido e seu papel dentro deste mundo e ser um jovem de sucesso.


Existem muitas pessoas que saem por aí falando que possuem visão sistêmica das coisas ao seu redor e do “mundo” em que está inserido. Mas na verdade, esta pessoa não leu nenhum livro em sua vida, não faz ideia de como funciona os processos que estão ao seu redor e nem como cada evento acontece da forma que acontece.

É muito comum, lá no tempo do Ensino Fundamental, questionarmos nossos professores de história sobre “qual a importância de estudar isso, se já aconteceu há tanto tempo?”

Você lembra a resposta que normalmente ele te dava?

“Para entendermos o mundo que vivemos hoje.”

Profundo. Talvez na época pudesse não fazer sentido nenhum isso para você, mas com certeza já demonstrava que era muito importante.

Veja também >> Carreira em W: Especialista técnico e líder ao mesmo tempo


CRIANDO UMA VISÃO SISTÊMICA: VER POR CIMA DO MURO

Para começar a pensar de forma sistêmica, é necessário olhar para fora da caixa ou para fora do cercado em que você está hoje.

Isso pode não ser muito fácil de compreender, mas lhe garanto que merece sua atenção.

Talvez sua cultura e conhecimento do mundo hoje seja muito limitada, mas será que você está se esforçando para mudar esta realidade?

Esse papo de que é necessário viajar para conhecer o mundo pode até colar para ganhar um viagem de final de ano de seus pais, ou ser um motivo para você juntar dinheiro no final do ano e fazer uma viagem internacional.

Mas isso não cola como desculpa para não conhecer as diferentes realidades ao seu redor. Existem uma gama de formas de expandir seu conhecimento que cada vez mais aumenta e lhe mostra mais oportunidades, seja em um livro ou até mesmo em um vídeo que lhe ensine algo que você esteja vendo no You Tube.

Vá além dos limites que lhe são impostos para transformar a sua visão do mundo atual.

Veja também >> Evolução da carreira: Oportunidade X Idade – Seja a diferença


TENHA GOSTO POR ENTENDER COMO AS COISAS FUNCIONAM

Construa em sua personalidade um gosto a mais para compreender como as coisas em geral funcionam, e entenda que cada processo não acontece em vão, tudo possui um porquê.

Comece compreendendo o porquê de cada coisa acontecer para então entender como as coisas aconteceram no passado, influenciando o que acontece hoje para mudar o que acontecerá amanhã.

É muito importante, neste ponto, ficar atento ao todo quando se olha para alguma coisa, ou seja, entender que cada elemento não é um componente isolado, e sim uma parte de um sistema que depende dele para funcionar.

Para entender melhor este ponto, pense em dois paradigmas: O paradigma mecanista e o paradigma sistêmico.

O paradigma mecanista, já ultrapassado, leva a crer que o todo (pense em um empresa por exemplo) é a soma de várias partes isoladas, ou seja, para entendê-lo basta separar as partes e olhar para cada uma delas separadamente.

Separadamente… Erro feio!

Você não pode tentar compreender um problema, separando seus elementos, pois a resposta que você procura para o problema pode estar justamente na relação entre eles.

E é aí que entra o paradigma sistêmico, pois ele sugere que devemos olhar para o todo como diversos elementos que se relacionam entre si, onde esse relacionamento tem uma função integral: Fazer as coisas acontecerem dentro de um sistema ou organização.

Compreenda a importância de olhar para cada questão a partir de agora, sempre pensando no todo que pode estar a sua volta, no ecossistema inteiro que envolve cada situação.

Veja também >> Intraempreendedorismo: Funcionário empreendedor e com visão de dono do negócio


ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE SEUS ATOS E FAÇA ACONTECER

Quando você começa compreender o mundo e o sistema que você está inserido, começará a ficar mais claro qual é a sua função nele.

Procure sempre que tiver conhecimentos novos e compreensão das coisas ao seu redor, entender o quanto você e suas atitudes estão influenciando positivamente ou negativamente.

Suas atitudes podem ser o motivo de vários acontecimentos em sua vida, e um erro grotesco é ficar procurando agentes culpados ao redor, quando o verdadeiro ator da ação é somente você.

Compreenda que você faz parte de alguma coisa, por menor que seja sua participação você participa de um grupo ou de um sistema (família, trabalho, escola, grupo de amigos, etc.).

Faça de suas atitudes ações que agregam valor e mudam o mundo ao seu redor. Uma dica, comece pelas coisas pequenas. Elas fazem diferença.

Sobre o autor

William Meller
William Meller

Fundador do Portal Sucesso Jovem, Analista de Projetos/PMO na Totvs, voluntário no PMI e estudante de Gestão da TI na Unisinos.
Colunista dos sites Profissionais TI, Portal GSTI, Portal Administradores e Site Campus.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta