6 dicas para seu networking trazer resultados

sucesso jovem - networking

Imagem: Pixabay

Neste artigo, trago seis excelentes dicas para você não fazer feio na hora de criar e manter sua rede de contatos, e fazer seu networking dar retornos positivos.


O termo network virou uma moda comum hoje em dia, porém será que você sabe fazer o seu com qualidade? Sabia que simplesmente fazer contatos por fazer é negativo para você?

Neste artigo, trago seis excelentes dicas para você não fazer feio na hora de criar e manter sua rede de contatos, e fazer seu networking dar retornos positivos.

Embora muito se fale sobre o tema, é comum encontrar pessoas que não sabem exatamente como pôr em prática seu networking ou como exatamente funciona isso. Não é suficiente apenas marcar encontros e trocar cartões para formar uma boa rede de contatos. É preciso estabelecer relações e compartilhar interesses e informações com outras pessoas.

1 – SABER MANTER A REDE QUE VOCÊ CRIOU

É preciso ir além de simplesmente estabelecer relações, compartilhar interesses e informações com outras pessoas. É necessário também mostrar interesse no que o outro tem a lhe ensinar, conhecer seus projetos e ideias. Ouvir é sempre melhor do que falar nessas horas.

Na prática, a maioria das pessoas só se dão conta da importância de sua rede de relacionamento quando mais precisam, seja de um novo emprego ou no fechamento de algum negócio. É nessa escolha do melhor momento para fazer o contato que muitos erram.

Especialistas são unânimes em rejeitar a ideia de pensar em networking apenas quando se necessita de ajuda. Essa prática, além de corromper a rede de relacionamento, pode trazer uma imagem muito negativa para você.

Ao criar sua rede de contatos, preocupe-se em mantê-la e quais estratégias que usará para fazer isso.

Veja também >> A Oportunidade Gerada Através do Medo

2 – APRESENTAÇÃO DE QUALIDADE

Não é segredo para ninguém que uma boa apresentação faz milagres em qualquer momento, seja na vida pessoal ou profissional. Embora não seja uma boa alternativa começar falando das suas qualidades, é aos poucos e com uso delas que você vai conquistando seus contatos de sucesso.

Ao desenvolver uma imagem que possui autoridade no mercado em que sua empresa atua ou no mercado que você tem interesse, você se tornará, com o tempo, uma referência aos interessados neste nicho.

Contudo, essa não é uma tarefa fácil e o sucesso dela não virá em poucos dias. É preciso persistência, paciência, e claro, utilizar a rede de contatos que você possui.

3 – AGIR AMIGAVELMENTE E COM PROFISSIONALISMO

Agir de maneira profissional constantemente não impede você de ser amigável ao mesmo tempo com as pessoas que tem contato. Porém, cuide para não tentar passar algo que você não é, pois a falsidade em alguma coisa que você diga ou em alguma de suas atitudes, passa uma das imagens mais negativas que você pode imaginar para aquele que está lhe observando ou entrando em contato com você.

Veja também >> Você enxerga um bom profissional em você?

Quanto mais simpático você for, mais longa a sua relação profissional tende a ser.

Isso acontece porque as pessoas costumam destinar a você a mesma forma de tratamento que você está passando para elas, e aposto que você não gostaria de ser tratado com desrespeito ou até mesmo desinteresse.

4 – A QUALIDADE DE SEUS CONTATOS

Não vai adiantar você ter milhares de contatos em suas redes sociais, receber centenas de Emails por dia e ainda conversar com mil pessoas ao mesmo tempo, se nenhum deles puder agregar valor para você ou aos seus projetos, ou mesmo lhe passar atitudes e exemplos que sejam positivos.

Você precisa ser seletivo ao escolher os contatos certos, vale muito mais para você e sua carreira manter 10 contatos de importância que possam lhe auxiliar e agregar valor, do que 1000 contatos que não estão lhe passando nada, às vezes, pelo contrário, estão sugando você.

Procure construir grupos de contatos direcionados para os seus propósitos profissionais, dessa maneira, será muito mais fácil saber com quem contar. Lembre-se: nem todas as pessoas que você conhece poderão ajudá-lo em caso de necessidade.

5 – SEJA UMA BOA PESSOA E AGREGUE VALOR

Simplesmente fazer contato com um monte de pessoas pedindo dicas, informações e tudo mais, não faz de seu networking positivo, nem mesmo se você conseguir as informações que precisou.

As pessoas só se interessarão no seu contato, se você for uma pessoa positiva e puder agregar conteúdo para elas, afinal, elas também estão contando com seu networking.

Outro fator importante é frequentar novos lugares, onde possa conhecer pessoas diferentes que agregue ao seu grupo de contatos. Tenha em mente que congressos, palestras e reuniões diversas não são os únicos lugares para trabalhar seu networking. Bons relacionamentos profissionais podem ser construídos em uma mesa de bar, em uma viajem de avião, parques e em atividades de lazer no dia a dia.

Veja também >> Seu tempo está sendo interrompido e você precisa mudar isso.

6 – SAIBA A IMPORTÂNCIA DE TUDO

Agora a última dica quero que leve como um conselho, é que você jamais faça networking simplesmente “por fazer” ou porque está na “moda” e todo mundo faz. Faça as coisas para agregar conhecimento em sua vida e valor aos seus projetos.

Não force a barra para tornar-se conhecido, isso é chato. Pessoas bem sucedidas são contatadas e mantém seu networking de forma natural, pois seus projetos e trabalhos realizados se encarregarão de divulgar você. Quando tentamos forçar essa barra, isto fica percebido e pode soar muito mal para a sua imagem.

Seja simples e faça o diferente. Busque vender suas ideias todos os dias, lembrando da dica 5. Faça de sua vida um prazer, e não um trabalho corrido.

Sobre o autor

Redação Sucesso Jovem
Redação Sucesso Jovem

Portal Sucesso Jovem é um portal para desenvolvimento pessoal e profissional de jovens.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência BW e Site Barato BH