A oportunidade gerada através do medo

Imagem: Stokpic

Imagem: Stokpic

O medo limita as pessoas de crescerem. Ele é responsável por fazer muitas pessoas perderem oportunidades de crescimento incríveis. Não caia nessa armadilha!


Pensei em diversas maneiras de começar este artigo.

Estudei técnicas, gramática e boas práticas de como escrever um artigo, mas por medo nunca me sentia devidamente preparado, o que me levou a adiar este momento diversas vezes.

Foi então que percebi  que única maneira de iniciar qualquer projeto é fazendo o que talvez fosse o mais simples e lógico desde o inicio: Começar a praticar.

O medo de errar tira das pessoas a capacidade de ousar, por esse motivo ficamos constantemente paralisados a menor possibilidade de erro em nossa frente, o que nos faz perder muitas oportunidades de amadurecimento.

Veja também >> Não se esconda na crise – O recado de Abílio Diniz

Na maioria das vezes as pessoas com temor de errar têm uma visão muito drástica dos acontecimentos futuros, achando que são incapazes de contornar eventuais consequências. E, ao mesmo tempo, acabam ficando na dúvida do que poderia ter acontecido naquela oportunidade perdida, gerando um confronto pessoal que deixa sua carreira e sua vida estagnadas.

Para inventar a lâmpada, por exemplo, Thomas Edison realizou 2 mil testes. Sabendo disso, um repórter perguntou a ele o porquê de tantos fracassos.

Thomas Edison respondeu:

“Eu não fracassei uma vez sequer. Inventei a lâmpada num processo em duas mil etapas.”

O erro não deve ser levado como um fracasso, mas sim como parte do processo chamado aprendizado. Desta forma, podemos desenvolver novas competências que vão ser válidas para todos os momentos de nossas vidas.

Comece encarando situações mais simples e corriqueiras, mas que lhe despertem a insegurança, já que nesta situação as possibilidades de possíveis perdas são menores.

Faça isso diversas vezes para depois arriscar em situações intermediárias e, por fim, as mais difíceis e desafiadoras. Somente com o passar do tempo essas ações se tornarão automáticas, quebrando esse grande muro chamado medo.

“Aquele que teme o fracasso limita suas atividades. Falhar é a única oportunidade de começar de novo mais inteligentemente.”
– Henry Ford

Quem escreveu

Jonas Davila da Silva
Jonas Davila da Silva

Jonas Davila da Silva é profissional de TI e estudante de Gestão da Tecnologia da Informação. Apaixonado por tecnologia e inovação.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta