Aprimoramento Profissional – Imagem: Pexels[/caption]
Aprimoramento profissional durante sua carreira não é uma fase ou uma etapa, mas sim um ciclo contínuo que se retroalimenta conforme você evolui enquanto profissional.
Em algumas oportunidades de carreira ficam dúvida sobre requisitos: qualificações, experiências e conhecimentos são importantes para se desempenhar um excelente trabalho com retornos de bons resultados.
A primeira dúvida é a iniciativa e isso é necessário independente da área em que se está buscando, pois em todas é preciso aprender, trocar informações e novos desafios irão surgir.
O mercado vive em constante mudança e aproveitamento de ações e esse deve ser o fator que pode ser usado a seu lado. Você que está se aprofundando em temas, tem intenções não parar seus estudos, busca rendas extras, está atento às inovações do seu setor, continue mantendo-se bem informado, pois algum momento toda essa preparação será de bom proveito.
O segundo passo que acompanha uma vaga é o perfil. Ter perfil para o trabalho é se identificar com seu propósito e acredita que consiga se expandir nele. O crescimento, quando se põe no papel, não se baseia somente no ganho financeiro, há ainda os ganhos de conhecimentos, experiências, arriscar -se com novas possibilidades.
Eis que cursos complementares são tão bem-vindos que sua carga-horária possui sentido, mas a atenção está em sua transmissão: o que aprendeu com isso? Recrutadores quando questionam sobre atividades complementares esperam que você esteja aberto a desenvolver outras atividades. Isso é bom.
Veja também >> 6 maneiras de manter o seu emprego na indústria 4.0
O voluntariado, a muito tempo atrás, era visto por pessoas aposentadas ou jovens que desejam fazer companhia a outras. Os tempos são outros e a solidariedade também. Trabalhos humanitários demonstram que candidatos tem a sensibilidade de transformação do mundo e que tem a ação de fazer, não fica só na consciência.
Extensões internacionais são partes de estratégias que executivos adotaram para suprir questões antigas as quais andavam esquecidas. Tratam-se de efetividade de planejamento, montagem de deveres, participação de equipes, grande e sólida troca de networking. O maior ganho com papeis de liderança é identificar potencialidades de outras pessoas para tornar a corporação mais forte e motivada.
Salve os idiomas! O Brasil possui um contraste de regiões com dialetos diferentes da língua nativa: o português. Isso não é uma adversidade, até porque com outros idiomas funciona da mesma forma. A questão é não depender somente disso para uma oportunidade de mostrar seu melhor.
Com o acesso à informação, aplicativos de idiomas, cursos para a prática linguística, não há motivo para dizer que não consegue aprender. Adeque sua agenda com trinta, ou mesmo, quinze minutos por dia e ponha seu inglês para funcionar.
Veja também >> Jovens pesquisadores: Visão geral da carreira
Antigamente, o estudo era para pessoas bem-sucedidas, filhos de empresários, elite. A um tempo atrás, cerca de vinte anos, já a possibilidade da classe média e a população partir para esse conhecimento acessório. Com nascimento da geração Z e Millennials não há motivos para não aprender, pois o mercado exigente assim como seu consumidor requer profissionais que estejam de braços abertos a novos domínios.
Foi o tempo que o inglês ou ser bilíngue era interessante. Empresas do ramo de tecnologia, financeira, entre outros setores, já desejam que o colaborador esteja aprendendo um terceiro idioma como diferencial.
Quem está a frente de seu tempo entende que não precisa ser nenhum gênio para identificar novos processos para requisitos de vagas, se clientes estão globalizados essa é mais um incentivo para reservar na agenda um idioma que se identifique: espanhol, francês, italiano, mandarim, japonês ou árabe, etc, e aponte sua carreira para a internacionalização ou até os confins de outros continentes.
Então, dicas para quem desejar “surfar” nos requisitos e estar preparados para a vaga dos sonhos ou que pensa dar seu melhor pode não estar a um clic de você, porém a uma inscrição do diferencial.