6 maneiras de manter o seu emprego na indústria 4.0

Indústria 4.0

Indústria 4.0 – Imagem: Pexels:

Confira algumas dicas rápidas sobre o seu emprego na era da indústria 4.0 em um mundo diferente do que vivemos.


A Indústria 4.0 ou 4ª revolução industrial não está por vir. Ela já começou e trouxe a internet das coisas e a realidade virtual cada vez mais próxima.

Inevitável não pensar em como ficarão os empregos atuais, afinal, no supermercado há caixa sem operadores, uma infinidade de problemas são solucionados por atendentes virtuais e totens auxiliam o cliente a sacar dinheiro, marcar consultas e pagar suas contas.

Então será que todas as áreas correm perigo de serem extintas? Como então manter o nosso emprego, mesmo com tantas tecnologias e inovações?

Confira abaixo 6 maneiras de manter o seu emprego na era da internet das coisas.

Se interesse pelo negócio da empresa e por seus clientes

Com cada vez mais acesso à informação e à diversos produtos e serviços semelhantes, as pessoas vão passar a ser mais exigentes.

Qualidade, atendimento, segurança e vantagens serão prioridade. Sendo assim, as empresas só poderão oferecer diferencial aos seus clientes se os colaboradores estiverem envolvidos e interessados no negócio. 

Assim, colaboradores engajados, que se encaixam na cultura da empresa, com foco no cliente terão maiores oportunidades. 

Entretanto, não basta fazer o que se pede, deve-se ir além e buscar alcançar a missão e os objetivos da empresa.


Capacite-se e se especialize

Profissionais que não buscam conhecimento e atualização ficarão para trás.

Por isso, faça cursos, se qualifique e se capacite. Torne-se um multiplicador de conhecimento e informação, busque aprimorar sua forma de atuação.

Seja especialista, mas com visão holística da empresa, ou seja, entendendo sobre processos e suas interações de forma geral.

Torne-se um líder

Líderes serão indispensáveis.

Um bom líder é capaz de engajar as pessoas e favorecer a interação da equipe em prol de um objetivo.

Um líder de sucesso é capaz de transformar uma equipe e seu rendimento. Para isso é preciso entender de processos e pessoas,saber ouvir, transmitir conhecimento, incentivar e dar feedbacks.

Além disso, é necessário também disseminar a cultura da empresa.

Tenha ideias criativas e inovadoras

Numa era com muitas máquinas, tecnologia, concorrência e clientes exigentes, os profissionais precisam saber resolver problemas.

Esta será a razão para se manter pessoas nas organizações: resolver problemas que as máquinas não conseguem. Por isso, não tenha medo de problemas, encare os empecilhos e imprevistos como oportunidades de aprendizado e crescimento.

Busque soluções criativas e inovadoras, tenha e apresente ideias, resolva problemas com segurança, empatia e agilidade.

Indústria 4.0? Entenda de Tecnologia

Na Indústria 4.0 é fundamental entender de tecnologia.Você não precisa fazer um curso de robótica,mas precisa estar antenado nas novidades tecnológicas e no que estar por vir.

Se ainda não tem conhecimento  no pacote Office (Excel, Word, Power Point, etc), faça um curso. Perca o medo de sistemas informatizados e computadorizados.

Interesse-se pelas tecnologias utilizadas pela empresa, mesmo que ainda não as utilize.

Estude a possibilidade de mudar de área ou carreira

Se mesmo seguindo essas dicas, você percebeu que sua área ou profissão está próxima de ser extinta, antecipe-se e busque uma transição de carreira.

Se você não ama o seu trabalho e não se sente motivado a trabalhar na sua área ou nessa empresa onde está atualmente, também chegou a hora de repensar a carreira.

São nas situações de crise que precisamos tomar atitudes extremas. Perca o medo, ouse, pesquise sobre sua carreira, conheça seu perfil profissional e comportamental. E finalmente, experimente, crie e arrisque.

Quem escreveu

Gabriella Reis
Gabriella Reis

Sou mãe, gestora de RH, Headhunter e acredito no desenvolvimento humano e que todos nós podemos ser desenvolvidos até atingirmos nosso grau máximo em excelência e qualificação profissional. Encontrei o meu propósito ajudando pessoas a encontrarem o seu.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta