Você acha que custa caro para sua empresa? Caro é tudo aquilo que gastamos dinheiro e não nos dá tanto retorno quanto esperado. Você não quer isso, certo?
Você tem ideia do quanto gera de valor para a empresa em que trabalha?
Muitos profissionais frustrados com seu momento na carreira costumam ficar jogando a culpa em diversos fatores externos, e um deles é o valor que a empresa dá para seus esforços. Alguns ainda cometem o erro, ao serem demitidos, de acharem que isso ocorreu porque “eram caros e a empresa precisava colocar alguém com custo menor”.
Grave erro possuir essa mentalidade! Você não deve custar caro para sua empresa.
Você sabe quando constatamos que um produto é caro para nós? Quando eles não valem o quantos estamos pagando, quando não duram, não tem qualidade ou não resolvem o problema que se está investindo para ser resolvido.
Só investimos dinheiro naquilo que realmente nos trará retornos, seja material, pessoal ou até mesmo experiências.
Achar que você pode ser substituído apenas porque há outros no mercado mais “baratos” é uma falta enorme de noção de sua capacidade.
Trazendo isso para o campo empresarial e empreendedor, pense na Apple. A Apple é famosa por seus produtos tão bem produzidos e que intercalam beleza e utilidade ao usuário que acabam sendo conhecidos pelo bom gosto em cada detalhe. Quem gosta de comprar seus produtos normalmente usa aquele velho jargão “vale a pena o investimento”.
Sua empresa, seu produto, sua carreira, seu trabalho ou simplesmente suas horas precisam valer realmente o investimento. Procure resolver problemas e agregar valor aos resultados que você entrega.
Agora, esqueça essa ideia de caro ou barato.
Você não tem que ser caro e muito menos ser barato. Você precisa ser valioso!
No mundo conectado e veloz em que estamos, de nada adianta fazer um excelente trabalho se você não consegue agregar valor para o que você gera de resultados no final de todo esse esforço.
E mesmo que a filosofia seja linda dizendo que precisamos ser esforçados, na prática são esses resultados finais de nosso esforço que vão dizer qual nosso real valor e representar o que temos a oferecer.
Um empreendedor de sucesso faz seus clientes desejarem seus produtos e compreenderem seu valor, não seu preço. Isso se encaixa perfeitamente para um funcionário que deseja desenvolver-se ou evoluir na carreira, ele precisa mostrar todo valor que possui ao invés do preço que gera para seu empregador.
Como gerar valor? Resultados de qualidade e que realmente agreguem valor são um ótimo começo!
Sucesso, jovem!