Está cheio de ideias e não saber qual melhor caminho para o futuro? Saiba como o coaching pode te ajudar a tomar a decisão certa.
Você está no Ensino Médio e não sabe qual profissão escolher?
Está no curso superior, mas não está feliz com a escolha?
Ou não sabe o que fazer depois de formado?
Está em dúvida se faz concurso público ou abre o próprio negócio?
Saiba como o coaching pode te ajudar nesses questionamentos!
Já parou para pensar sobre os valores que norteiam a sua vida? O que faz mais sentido para você? Quais são as crenças que limitam você a alcançar as metas pessoais e profissionais?
Nas palestras e nos processos de coaching que venho realizando, percebi que esses são os principais questionamentos dos jovens. Muitos não sabem qual o seu propósito, seus talentos, habilidades…, o que complica na hora de fazer escolhas profissionais.
E como o coaching pode ajudá-los? Primeiro é necessário entender mais sobre esse modelo de desenvolvimento humano que vem sendo amplamente utilizado no desenvolvimento de profissionais.
De acordo com a ICF (International Coach Federation), o coaching é “uma parceria entre o coach (profissional treinado para entregar o processo de coaching) e o coachee (pessoa que passará por ele), em um processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas através do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos”.
Veja também >> O eco do agir
Também é um processo de aprendizagem e ação, que envolve revisão de crenças e aumento da autoconfiança, desenvolvendo e aprimorando as competências. Durante esse processo, o coachee toma ciência de seus recursos internos e capacidades, bem como de seus valores fundamentais, além de desenvolver um senso de propósito. Em suma, é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional que leva a pessoa do ponto onde está – situação atual – para a situação aonde quer chegar.
O coaching tem como base áreas de conhecimento como psicologia, sociologia, neurociências, PNL (programação neurolinguística) e usa técnicas da administração de empresas, gestão de pessoas e dos esportes.
No processo de coaching, aborda-se profundamente o autoconhecimento: o jovem refletirá sobre seu propósito, missão de vida, visão, perfil comportamental, valores, talentos e habilidades. A duração desse trabalho depende da metodologia utilizada pelo coach. Em geral, leva de 8 a 12 sessões.
Alguns resultados que o coaching pode promover para um jovem:
- Capacidade de aprendizagem constante;
- Autoconhecimento e autoconsciência;
- Melhora da autoestima;
- Equilíbrio em diversas áreas da vida;
- Maior organização do tempo;
- Planejamento e foco de atuação.
Quanto mais cedo na carreira o jovem procurar um coach, mais evitará erros em sua trajetória e alavancará os resultados, pois as metas serão muito mais específicas e focadas. Por exemplo: acertar na escolha do curso superior, melhorar a inteligência emocional (crucial para estagiários), preparar-se da melhor forma para processos seletivos e planejar melhor a carreira.
E como acertar na escolha do coach? Algumas dicas são: investigar a formação do profissional, quantos clientes já teve e se ele tem vínculo com algum organismo internacional de coaching reconhecido pelo mercado, como a ICF – International Coach Federation (maior associação global de Coaches, que tem 18 mil membros em mais de 100 países).
Além disso, conhecer os resultados que ele já obteve com seus clientes.