As finanças são um assunto importante para todos os jovens terem consciência e organização desde cedo.
O intercâmbio, a sonhada faculdade, aquele curso no exterior, o aniversário de 15 ou de 18 anos… Tantos sonhos e metas rondam a imaginação da juventude, pena que os recursos são escassos. Mas não é o fim do mundo, não. É preciso ter coerência e uma certeza: toda economia e controle é válida.
Ter o controle de suas finanças é essencial. Todas as pessoas deveriam ter. Aquelas reservas, as moedinhas do cofrinho podem servir para robustas vontades, viagens, passeios, presentes. A questão é dar prioridades para seus gastos e para seus recebimentos.
A falta de planejamento beira a todos. Com um cotidiano tão rápido e com a velocidade da informação às vezes é difícil separar o troco da padaria com as compras do supermercado. Talvez tomar uma cerveja não seja tão ruim assim, só precisa reservar a grana certa para isso. Ter hábitos saudáveis e economias sadias são fontes de vitamina para sua saúde financeira.
O dinheiro para a balada nunca foi tão escasso como agora? O que aconteceu? A culpa é da crise. Muito pelo contrário, talvez se houvesse um planejamento ao menos uma vez ao mês a grana para a balada ainda continuaria de pé e seria bem mais prazerosa a vida, não é mesmo? Então, que tal por no papel os pequenos gastos, os rendimentos, o plano para o futuro, objetivos de curto prazo que serão essenciais para sua formação?
Mas ganho um salário por mês? A bolsa do estágio mal dá para a faculdade ou para o cursinho? Calma. Não precisa começar com muito para ser grande, precisa começar com alguma coisa. O mínimo hoje pode ser a diferença amanhã. Reserve um valor que não faltará no mês. Dez reais, cinquenta reais. Pronto! A primeira aplicação na poupança ou nas reservas já começou.
Conta para o celular não falta, afinal, existem muitos aplicativos e você mesmo pode criar um esquema financeiro, seja no seu banco ou na sua agenda. Então, bora lá criar o planejamento consciente?