15 incríveis previsões de Bill Gates feitas em 1999 que mostram a genialidade deste empreendedor de sucesso e sua incrível visão de mercado.
Em 1999, Bill Gates escreveu um livro chamado “Business: the Speed of Thought.”
Neste livro, Gates descreveu 15 incríveis previsões que listo abaixo, mostrando a impressionante visão de negócios deste empreendedor.
1. Sites de comparação de preços
Bill Gates disse: “Vão surgir serviços de comparação automática de preços, que vão permitir que possamos ver os preços em vários sites de forma instantânea e isso irá mudar totalmente e facilitar a tarefa de encontrar o produto mais barato.”
O que temos hoje: Podemos facilmente fazer uma pesquisa no Google ou na Amazon e encontrar vários preços em diversos sites para o mesmo produto. Alguns sites como o Buscapé, fundado por Romero Rodrigues, são desenvolvidos especificamente para a busca e comparação de preços.
2. Dispositivos móveis
Bill Gates disse: “As pessoas vão possuir pequenos dispositivos que as irão permitir estar sempre em contato com o mundo rapidamente e ainda fazer negócios onde quer que estejam. Elas serão capazes de ver notícias, voos que tenham reservado, obter informações dos mercados financeiros e muito mais somente com esses dispositivos.”
O que temos hoje: Os Smartphones e Tables nos tornaram capazes de ter o mundo inteiro na palma das mãos e controlar toda nossa vida, contas e necessidades principais através deles. Outros dispositivos como os SmartWatches chegam com o mesmo intuito, tornar nossa vida cada vez mais móvel e conectada.
3. Finanças e saúde pela Internet
Bill Gates disse: “As pessoas vão pagar as suas contas, tomar conta das suas finanças e tratar a saúde com seus médicos através da Internet.”
O que temos hoje: A tecnologia para facilitar a relação entre pacientes e médicos ainda está evoluindo, mas já existem sites que ajudam a encontrar um médico e marcar uma consulta em poucos cliques. Já podemos facilmente efetuar pagamentos rápidos e seguros através de sites como o Paypal.
4. Assistentes pessoais e a internet das coisas
Bill Gates disse: “Vão surgir assistentes pessoais que vão ligar-se e sincronizar todos os nossos aparelhos de forma inteligente, quer estejam em casa ou no escritório, e permitir que troquem informações entre si. Este assistente irá consultar o nosso Email ou notificações, e apresentar a informação que precisarmos. Quando formos às compras, poderemos dizer quais receitas queremos cozinhar e esta aplicação irá gerar uma lista com os ingredientes que temos de comprar. Vai informar todos os outros aparelhos sobre nossas compras e horário, permitindo-lhes que se ajustem aos nossos planos.”
O que temos hoje: O Google Now é um assistente inteligente que roda em dispositivos móveis e já começa a caminhar nesta direção. Entretanto, dispositivos como o Nest recolhe dados sobre nossa rotina diária e ajusta automaticamente a temperatura da casa. A internet das coisas vem aí e vem com tudo.
5. Monitorar nossa casa online
Bill Gates disse: “Um sinal de vídeo constante da nossa casa vai ser uma tecnologia comum, informando-nos quando alguém bate à porta e não estamos em casa, por exemplo.”
O que temos hoje: A Dropcam vende câmeras de vigilância caseira que tornam este processo muito fácil. A Google adquiriu a empresa por 555 milhões de dólares em 2014 e tem planos bem audaciosos para a tecnologia.
6. Redes sociais
Bill Gates disse: “Vão ser comuns os sites de conexão com nossos amigos e familiares, permitindo-nos interagir com diversas pessoas, planejar eventos e estar por dentro do que acontece pelo mundo.”
O que temos hoje: Redes sociais como o Facebook, Twitter ou o Instagram nos dispensam os comentários sobre esta previsão, dominando esta área.
7. Ofertas e promoções automatizadas
Bill Gates disse: “Os programas de computador vão saber quando reservamos uma viagem e utilizará essa informação para sugerir atividades nesse local. Irá ainda sugerir atividades, descontos, ofertas e preços mais baixos para todas as coisas que podemos fazer, através de escolhas que fizermos.”
O que temos hoje: Sites de viagens já oferecem promoções baseando-se nas nossas compras recentes. Os anúncios do Google e Facebook podem oferecer publicidade promocional baseada na nossa localização e sites que visitamos.
8. Discussão de esportes em tempo real
Bill Gates disse: “Quando estivermos vendo uma competição esportiva na televisão, poderemos utilizar serviços e sites para discutir sobre aquilo, e participar em concursos onde podemos votar no vencedor em tempo real, dar notas e nossas opiniões.”
O que temos hoje: Uma variedade de redes sociais permitem isto, com o Twitter em destaque pela interatividade em tempo real. Também podemos deixar comentários que aparecem ao vivo na programação.
9. Publicidade inteligente e direcionada
Bill Gates disse: “Os dispositivos vão ter publicidade inteligente. Eles vão reconhecer as nossas tendências de compras, e irão apresentar publicidade moldada às nossas preferências e gostos.”
O que temos hoje: A maioria dos serviços de publicidade online têm esta funcionalidade, onde as empresas podem dirigir-se a pessoas específicas com base no seu histórico de navegação, interesses pessoais e padrões de compras.
10. Interatividade pela TV
Bill Gates disse: “As transmissões ao vivo na TV vão incluir endereços de Internet para sites relevantes e conteúdos que complementam aquilo que estamos vendo.”
O que temos hoje: Quase todas as transmissões têm anúncios com endereços para um site específico. Televisões inteligentes começam emergir e ainda serviços como Netflix mudam completamente a experiência de ver televisão.
11. Fóruns de discussão online
Bill Gates disse: “Os residentes de certas cidades e países vão ter fóruns de discussão na Internet para debater os assuntos que lhes dizem respeito, como política local, planejamento ou segurança.”
O que temos hoje: A maioria dos sites de notícias têm seções de comentários onde as pessoas podem discutir em tempo real, enquanto muitos outros sites têm fóruns onde as pessoas podem fazer perguntas e deixar respostas.
12. Sites baseados em nossos interesses
Bill Gates disse: “As comunidades online não vão ser influenciadas pela nossa localização e pelos nossos interesses.”
O que temos hoje: Todos os tipos de sites de notícias e comunidades online focam-se em tópicos únicos. Muitos sites expandem-se, oferecendo uma cobertura mais aprofundada em determinado assunto. Cabe aos usuários decidirem o tipo de conteúdo que desejam ver em cada momento.
13. Software para gestão de projetos
Bill Gates disse: “Os gerentes de projetos que queiram reunir suas equipes, poderão fazer isso online, descrever o projeto e receber recomendações e feedback. Ainda poderão procurar as pessoas disponíveis que preencham os seus requisitos para cada projeto.”
O que temos hoje: Uma enorme quantidade de software profissional está revolucionando a forma como recrutamos, formamos equipes e delegamos trabalho aos outros.
14. Recrutamento online
Bill Gates disse: “As pessoas à procura de trabalho vão ser capazes de encontrar oportunidades de emprego online, declarando os seus interesses, requerimentos e competências profissionais.”
O que temos hoje: Sites como o LinkedIn permitem aos usuários colocarem os seus currículos online e encontrar emprego. Os recrutadores podem também fazer pesquisas de acordo com as suas competências profissionais. Para falar a verdade, o currículo tradicional para muitas empresas já nem é mais visto.
15. Software para comunidades de negócios
Bill Gates disse: “As empresas serão capazes de apresentar propostas de trabalho, quer estejam à procura de um projeto de construção, da produção de um filme ou de uma campanha de publicidade. Isto será eficiente tanto para grandes companhias à procura de trabalho externo, como para empresas à procura de novos clientes ou corporações que não tenham um fornecedor habitual para um determinado serviço.”
O que temos hoje: Muitos programas empresariais focam-se no aspecto social, de forma que os utilizadores possam entrar em contato com outras companhias e conduzir negociações que possam levar a projetos de maiores dimensões.
Fontes ou inspiração para este post:
“The World Bill Gates Predicted Has Come True“, artigo de Markus Kirjonen no site Newsweek
“Bill Gates made these 15 predictions in 1999 — it’s scary how accurate he was“, artigo de Eugene Kim no site Businessinsider