A verdade é a única opção

verdade

Imagem: Pexels

Opte pela verdade, sempre! Isto não se trata de discurso de auto-ajuda. Mas a verdade é premissa fundamental relações pessoais e para as profissionais.


Opte pela verdade, sempre! Isto não se trata de discurso de auto-ajuda. É antes uma premissa fundamental, tanto para as relações pessoais quanto para as profissionais.

Para contextualizar esta assertiva, demonstrarei uma prática comum que os gestores enfrentam nas empresas:

“Miguel, eleito o melhor funcionário do mês, perfeito no alcance de resultados – o famoso “batedor de metas” – abrindo mão de suas próprias convicções, se é que um dia as teve, resolveu se unir a outros colaboradores, ambicionado por uma promoção.

Os comparsas de Miguel, acreditando que a causa era justa e que todos ganhariam, ao final, resolvem boicotar as ações da coordenação, no intento de colocarem como seu representante maior Miguel, promovido após a concretização de seu plano.

Tudo isso é feito de forma sutil, sem demonstrações abertas do tal boicote. O coordenador comercial, tem seu cargo colocado à prova, caso sua equipe não alcance as metas, necessitando de trabalho produtivo e desempenho máximo de seus colaboradores. Rotina comum na área comercial.

No entanto, os cúmplices de Miguel seriam beneficiados de várias regalias ao apoiarem os sórdidos planos. Isto inclui sair mais cedo da empresa, alongar o horário de repouso e uma divisão de comissões de vendas, sorrateiramente feita.

Graças ao bom senso de um destes funcionários, o plano de Miguel não foi consumado. Sentiu-se incomodado com tudo aquilo, pois é uma pessoa dotada de filtros em suas decisões e de valores dignos na condução de suas posturas.

Entrou em contato com a alta gestão e contou tudo o que se passava pelos bastidores do cotidiano da equipe”.

O final desta situação fictícia é que a verdade prevaleceu. Entretanto, quantas outras situações reais não possuem um final diferente? Há quem diga que é possível a tal “mentira branca”, como se a mentira mais clara tivesse o aval em relação à escura.

Necessitamos de pessoas que repudiem todas as “cores” de mentiras, de falta de valores e de ética. Para que possamos crescer num ambiente profissional mais justo e recompensador.

A sensação de dever cumprido, de forma honesta, não tem preço. Sendo líder ou seguidor, a recompensa é mais justa se alicerçada na ética.

Veja também >> A Oportunidade Gerada Através do Medo

Mahatma Gandhi preconizava: “A verdade é dura como diamante e delicada como a flor de pessegueiro”, referindo-se à força e à imutabilidade.

No lazer e no labor, que a verdade sempre prevaleça. Não sou muito adepta de frases clichês, aquelas colocadas atrás de alguns automóveis e caminhões, para demonstrarem aquela verdade absoluta, com V maiúsculo.

O que sei – e estou certa disso – é que honestidade, ética e verdade, em grandes ou pequenas doses, nunca causaram resfriado a ninguém!

Para que possamos cobrar o exemplo de superiores, sejamos exemplo de boas posturas. Que o discurso falado esteja alinhado com nossas ações.

No mais, sucesso sempre!

Sobre o autor

Cláudia Martins
Cláudia Martins

Cláudia Martins é especialista em Gestão de Negócios e Bacharel em Direito. Organizadora de eventos/palestras e escritora de diversas temáticas para a Geração Y.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta