Uma boa comunicação eleva sua autoestima

Uma boa comunicação eleva sua autoestima

Imagem: Unsplash

Uma comunicação efetiva e eficiente pode fazer que sua autoestima assuma outras proporções. Use essa habilidade ao seu favor.


Quantas vezes você já não se perguntou por que algumas pessoas alcançam posições de destaque em organizações, enquanto outras, até mais competentes, continuam em seus cargos por vários anos, penando para obter uma promoção? Por que isto acontece?

Para que os outros conheçam seus talentos e sua competência, é importante que você desenvolva a prática de falar em público, de participar ativamente em reuniões e de se comunicar com mais qualidade e confiança. Aquele que fica reservado, tímido, sem enfrentar plateias, acaba por não ser lembrado por seus pares e por seus líderes.

O marketing pessoal, nos dias de hoje, precisa ser feito além do meio digital. A pessoa que deseja se destacar deve aprender a projetar sua imagem em eventos sociais, na empresa, nas reuniões, em toda oportunidade.

Por motivos que podem estar ligados a traumas emocionais do passado, profissionais de grande competência têm deixado as oportunidades de realizar apresentações e de se comunicar com clientes, com colegas ou com a Imprensa, por não se sentirem preparados para esta arte do relacionamento.

Veja também >> Usando Lego para melhorar sua comunicação

Em verdade, sentem-se menores e costumam dizer que “falar em público não é para mim.” Isto é uma grande bobagem! Todos podem desenvolver sua comunicação e colher os frutos desta nova experiência.

Além de vencer o desafio que é falar em público, a pessoa também precisa desenvolver uma melhor argumentação, uma negociação mais confiante e assertividade em suas relações, tanto pessoais quanto profissionais. Isto tudo está diretamente ligado à autoestima.

Pessoas confiantes se comunicam melhor e pessoas que se comunicam melhor se tornam mais confiantes. É necessário entender bem esta relação mútua de causa e efeito.

Como eu disse, isto não é uma capacidade nata. Melhorar sua comunicação pode ser feito com treinamento e um pouco de prática. Certamente, isto irá propiciar novas oportunidades e muito mais destaque em sua vida.

Abrace as oportunidades. Aproveite os desafios. Conheça-se cada vez mais e tenha sucesso!

Quem escreveu

Marcello Pepe
Marcello Pepe

Tendo contribuído por muitos anos com o jornalismo brasileiro nos EUA, Marcello Pepe teve como marca registrada o pioneirismo. Em 1997 lançou o primeiro informativo diário em português, PlanetaFax, editado nos EUA e enviado por fax para 850 escritórios e residências de brasileiros no Sul da Flórida. Se tornou pioneiro novamente ao lançar o site www.planetanews.com, que publicava a cobertura fotográfica de eventos brasileiros no exterior e, até hoje, divulga a agenda de eventos de comunidades brasileiras ao redor do mundo. É colunista do jornal Tribuna de Minas, no programa Negócios & Carreira na rádio CBN; na revista Panorama Sul e autor do livro “A venda antes da venda”.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta