Seis dicas para se destacar na entrevista do estágio

Seis dicas para se destacar na entrevista do estágio

Imagem: Pexels

Confira neste artigo seis dicas para poder se destacar na entrevista de seu estágio que farão a diferença para seu primeiro emprego.


O período do estágio é de grande importância para o desenvolvimento profissional de um estudante universitário. Muitas vezes, o primeiro contato empresarial de um jovem e é o momento ideal para mostrar todas as suas qualificações e habilidades dentro de uma instituição.

Mas, assim como você, outros milhares de jovens estão na mesma batalha de conquistar o estágio, mostrar o seu melhor nas entrevistas e alcançar a aprovação do entrevistador.

Apesar da pouca experiência que muitos possuem, é o momento de mostrar tudo aquilo que já aprendeu com o que vivenciou até aquele momento, seja dentro da sala de aula ou baseado nas diversas conversas que são proporcionadas pelos mais experientes.

Através da minha experiência no período que antecedeu o estágio, quero lhe trazer algumas dicas que poderão ser utilizadas e se bem aproveitadas, te darão maior visibilidade junto aos recrutadores.

  1. ESTUDE A EMPRESA

A primeira dica começa em sua casa, antes de chegar no dia da entrevista. Estude a empresa que você quer participar, leia sua missão, visão, avalie os seus valores. Faça um paralelo do que a empresa é com sua vida, seus projetos e se ambos se completam, se o seu potencial será aproveitado na organização.

Em seguida, pesquise sobre a cultura desta empresa, como ela surgiu, quem foram os fundadores e o motivo pela sua criação. Isso é importante para que, os recrutadores vejam em você, alguém que vai além e conhece ao menos o ramo de atuação desta organização.

A pior coisa em uma entrevista, é ver jovens sem perspectiva alguma, que chegam na “hora h” e não sabem o motivo de estarem ali e esses, serão os primeiros a serem descartados pela área de pessoas.

  1. CONTATE PESSOAS

Importante para o seu desenvolvimento e bom aproveitamento na entrevista de estágio, é conversar com pessoas que já passaram pela mesma situação, de preferência na mesma empresa. Pesquise como que a entrevista será conduzida e monte suas estratégias, como deve ser seu comportamento, postura, modo de falar e de se expressar.

Procurar jovens que passaram por isso, o ajuda a perder o medo, o receio, a timidez, fará você crescer e poder se destacar perante os demais. Outros já passaram por esse momento e muitos que estarão com você na sala, também querem a vaga, portanto, todas as dicas são excelentes para o ótimo aproveitamento na entrevista.

  1. VESTIMENTA

Muitos acham que a vestimenta não ajuda, mas é uma das primeiras coisas a serem observadas. Se você não está bem arrumado para um momento muito importante da sua carreira, certamente não terá esse cuidado quando estiver frente a frente em uma reunião de negociação por exemplo. Vale lembrar que, a primeira impressão é a que fica e você precisa deixar os entrevistadores impactados com sua presença.

Veja também >> Fazendo a diferença no mercado de trabalho: Dicas para ingressar em uma boa universidade

Seguindo a dica um, de analisar a empresa, faça uma avaliação de como deve ser sua vestimenta para este momento. Se é o uso de um terno e gravata ou um social esporte fino. Mas não se esqueça de estar sempre apresentável e pronto para o que der e vier. Repito, a sua imagem é a primeira impressão que fica para os recrutadores.

  1. NÃO SE INTIMIDE

Você poderá estar diante de inúmeros candidatos que, podem ser muito superiores, tanto intelectualmente, financeiramente ou culturalmente. Isso não deve ser motivo para ficar intimidado, pois, você está se preparando para estar ali e mostrar que é o melhor e que será um tiro certo se a empresa te escolher.

  1. FALE SEMPRE A VERDADE

NÃO minta, em hipótese alguma. Os recrutadores selecionam pessoas durante anos de suas carreiras e sabem quem está mentindo e quem não. Ser verdadeiro é o passo ideal para ter destaque. É sua índole que será demonstrada naquele momento e não vale tudo para a conquista da vaga.

Seja verdadeiro sempre –não somente para uma entrevista de emprego-, mas para a vida pessoal. Se foi necessário mentir para ser aprovado, certamente haverá mentiras no decorrer do estágio e isso não é bom para você. Uma hora, a casa cai.

  1. SEJA OBJETIVO

Seja o mais objetivo possível dentro da sala, enquanto realiza a dinâmica de grupo ou se estiver realizando a entrevista sozinho. O recrutador precisa ver segurança em sua fala e o modo que você se expressa, dirá muito se é tímido, extrovertido, calmo ou explosivo, por exemplo.

Tenha em mente o que você quer fazer, como quer fazer e de que maneira alcançará tudo isso. Não demonstro insegurança e que você está ali apenas para passar, pois precisa ser remunerado. Demonstre que você quer e vai passar, pois vai se dedicar a fazer o melhor. Quem estiver do outro lado, precisa entender que você não está de brincadeira. Procure se desenvolver na fala, com calma e clareza, mantendo o nervosismo de lado.

Você é o protagonista da sua carreira e precisa buscar os melhores meios para se destacar no meio em que está. Avalie cada dica com atenção, buscando aprimorar sempre seus conhecimentos.

Seja o profissional que a empresa tanto procura!

Sobre o autor

Kewin Moya
Kewin Moya

Administrador pelo Centro Universitário da FEI, especializando em Administração Estratégica pela FIA - Fundação Instituto de Administração. Atuando em uma instituição financeira de grande porte e fascinado pelo mundo de investimentos, inovação, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência BW e Site Barato BH