Torne-se o protagonista da sua vida hoje

Protagonista

Imagem: Pexels

Assumir o papel de protagonista de sua vida é fundamental para que as coisas comecem a acontecer e seus sonhos se aproximem da realidade.


Devido ao meu trabalho como coach, converso diariamente com muitas pessoas de diversos estilos, profissões e crenças, e o que eu tenho percebido é que as pessoas se colocam no papel de vítima o tempo todo, algumas esperam que os outros resolvam a vida delas.

Dentro da empresa que trabalho, por exemplo conheço diversas pessoas que esperam que a chefia veja que estão fazendo um trabalho excelente, porém vivem aos cochichos falando mal um dos outros, inclusive que ninguém vê o trabalho que fazem, mas será que reclamar resolve?

Penso sinceramente que se resolvesse a situação de nosso país estaria uma maravilha.

Reclamar sem tomar uma atitude para modificar a situação não adianta, só inflama ainda mais, pense em uma ferida aberta, chorar de dor não a faz cicatrizar, faz apenas que outras pessoas tenham pena de você, o que vai fazer cicatriza-la é procurar meios ou pessoas que possam lhe ajudar, mas ai entro em outro ponto, procurar pessoas que possam te ajudar, ainda pensando na ferida, ajudaria se você procurasse uma pessoa que nada entende de medicina?

Veja também >> A escolha profissional e sua carreira

Talvez sim, se essa pessoa já teve uma ferida parecida, ou seria melhor mesmo procurar um profissional da área da saúde, pois assim que você teria certeza que sua ferida estaria sendo tratada da maneira correta?

Algumas decisões podem ser cruciais em nossas vidas, mas temos sempre que pensar que temos escolhas, e diante de qualquer situação podemos abrir o leque de opções, e escolher a melhor ou a que mais se adapta na situação naquele momento, o que não podemos é depender daquilo que não depende de nós, isso é se colocar sempre como vítima das circunstâncias, é negligenciar o poder que temos de escolha.

Seja dentro de uma empresa, escola, faculdade, seja lá onde for, temos que nos posicionar sempre buscando o melhor, podemos e devemos nos preparar para todas as situações, sejam boas ou ruins, mas temos que estar preparados quer tirar um 10 naquela matéria que você não é assim tão bom, faça um plano de estudos, se dedique a essa matéria, quer ter seu trabalho reconhecido faça o melhor que puder, coloque sua excelência para funcionar, porque você é ótimo, quer ter algo que os outros não tem?

Então faça o que eles não fazem, o reconhecimento virá à medida que você parar de se preocupar no que não lhe agrada, e começar a prestar atenção no que você é bom.

Diante de situações reversas procure pessoas que entendam do seu problema e não apenas pessoas que querem saber o que está “rolando”.

Coloque-se como protagonista da sua vida, saia da plateia da vida dos outros, ou ainda saia da plateia da sua própria vida, é só você que tem o poder de mudar o rumo dessa história.

Sobre o autor

Luise Brito
Luise Brito

Formada em Gestão Comercial pela Universidade de Guarulhos, e em Coaching, Analista Comportamental, Analista 360º e Leader Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC),com reconhecimentos
internacionais pela GCC - Global Coaching Community, ECA -
European Coaching Association - ICI - International Association of Coaching Institutes -Practitioner PNL (Programação Neurolinguistica) pela Ápice Desenvolvimento Humano. - Sócio do Mulher Descomplicada

Colunista nos sites: Revista Atitude Empreendedora- Portal Educação e RH portal - Superela

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência BW e Site Barato BH