Como conseguir sair de uma crise pessoal

Imagem: Unsplash

Como sair de uma crise pessoal
Crise pessoal – Imagem: Unsplash

Você sabe o que fazer para sair de uma crise pessoal, quando parece que você está num beco sem saída, no escuro Não? Quer descobrir, sim ou com certeza?


Quando não sabemos lidar com nossas crises, elas nos fazem regredir. Quantas vezes você já não passou por uma crise pessoal, emocional, uma crise na carreira, uma crise afetiva e viu diversos avanços que você tinha conseguido indo pelo ralo?

Nossos sucessos são, frequentemente, o preço que pagamos para sobreviver às nossas crises.

Mas não precisa ser assim.

Primeiro, precisamos entender porque isso acontece. Por que entramos em crise? E por que regredimos quando isso acontece?

A RESPOSTA DE UM MILHÃO DE DÓLARES

Nós entramos em crise porque resistimos.

Nossa resistência em aceitar a diferença entre o que é e o que gostaríamos que fosse, leva à uma ‘rebelião’ de um nível da nossa consciência, o ego. E isso nos coloca em crise, que é basicamente um momento de perda de equilíbrio.

Veja também >> O jovem e novos negócios do século XXI

Crises são geradas, frequentemente, por mudanças bruscas. Desde uma perda de emprego, a rejeição de um amigo ou amor. Mas há muitas crises que aparecem sem um motivo aparente, um dia, ‘do nada’ nos sentimos desconectados da nossa vida. Perdemos aquela sensação boa de que estamos ao volante do nosso destino.

O EGO E A CRISE PESSOAL

Nossas crises, são geradas principalmente pelo ego. O ego é o mediador da nossa mente, entre nosso consciente e o inconsciente, e nos ajuda a interpretar a realidade. Mas nosso ego, também é a parte de nós que quer sempre estar certa.

Por isso, quando o ego ‘discorda’ de algo, ele se rebela, nos deixando com a sensação de que estamos perdidos, desconectados da nossa vida, porque ela não é como o ego deseja.

Veja também >> Como a boa comunicação ajuda nos negócios

Se não escolhemos conscientemente como serão nossos pensamentos, somos reféns do ego, e então esse nível de nossa consciência vai ditar os rumos de nossa vida e nos maltratar para fazermos a vontade dele. É isso que você quer, ser refém do seu ego?

O CAMINHO

Mas então, o que fazer para começar a mudar isso?

Há algumas saídas para essa situação, veja abaixo:

  1. Cultivar a percepção de que tudo é perfeito

Isso significa olhar para às situações primeiro com aceitação, porque elas simplesmente são. Olhar para um objeto redondo e azul e escolher observar apenas o que está ali, às características que são. E só depois de estar conscientemente e deliberadamente observando o que é, buscar então visualizar o que você quer que seja.

  1. Escolher seletivamente os pensamentos que podem nos ajudar a caminhar na direção da solução

Quando estamos em crise, geralmente nossos pensamentos são negativos, escuros, não vemos sentido em nada. É muito difícil tomar grandes atitudes, realizar. Por isso, exercite poucos segundos. Pense em algo que te ajudaria, algo alegre (de preferência algo para o futuro) durante 15-20 segundos, e logo se seguirá um outro pensamento alegre.

  1. Cuide de si mesmo

Quando em crise, é muito comum não querermos tomar banho, pentear o cabelo, trocar de roupas. Ir ao salão de beleza dar um jeito na aparência, nem pensar. No entanto, afora exercícios físicos, poucas ações são tão poderosas para nos trazer energia quanto dedicar algum tempo a cuidar de si mesmo. Pode ser algo simples, como um chá ou café fresco, em uma xícara bonita, um longo banho quente ouvindo música, colocar uma roupa limpa e bonita (mesmo que para ficar em casa), trocar a roupa de cama para deitar numa cama limpa e fresca.

CONCLUINDO

Essas dicas podem sem dúvida te dar a força necessária aos próximos passos.

O mais importante é que você entenda que existem saídas.

Sei que, quando estamos no breu, no escuro da crise, parece que não há solução, que nunca vamos melhorar. Mas nada poderia estar mais longe da sua verdade.

 

Seja bem vindo a frequência CRESCENTE!


Lucas Liberato

Coach, Palestrante e criador dos Treinamentos CRESCENTE. Apoio empreendedores a despertar o seu potencial ao máximo e ter uma vida de alta performance, com objetividade e resultados mensuráveis. E-mail: [email protected]

Posts relacionados