Os problemas da falta de objetivos na vida de um jovem

Objetivos

Imagem: Pixabay

Objetivos certos são o carro chefe da sua caminhada rumo ao sucesso. Jovens que não tem objetivos em sua vida podem encontrar muitas dificuldades.


Objetivos certos fazem você traçar metas certas e assim chegar ao lugar que tanto deseja.

Somente com essa frase acho que você identificou que o ponto de partida para esse processo é de simplesmente ter os objetivos certos. Ou pelo menos um objetivo que comece guiar sua vida e lhe dê motivo para levantar da cama todos os dias.

Vamos conhecer a história de Júlio.

Júlio era um jovem destemido, mas que acreditava que as coisas iriam apenas ir acontecer com o tempo. Sendo assim, Júlio não se preocupava com seu futuro. Para ele, a vida deveria ser aproveitada no presente.

Júlio estava certo. A vida precisa ser aproveitada no presente, mas para ser vivida realmente com intensidade é necessário ter planos claros para o futuro e assim viver com um propósito.

É somente quando temos um propósito em nossa vida, que a vivemos ela com essa intensidade total.

Júlio percebia que alguns de seus amigos viviam fazendo planos, economias e traçando metas para o futuro, mas ele achava tudo aquilo uma bobagem. E, embora as coisas parecessem simplesmente acontecer na vida de seus amigos, ele teimava em achar que era sorte.

Júlio ainda não tinha entendido que até para acontecer naturalmente, é preciso planejar!

É incrível como a juventude lhe dá a possibilidade de sonhar o que quiser e planejar o quanto desejar. É uma fase única onde os planos podem ser refeitos com mais tranquilidade e a mudança de um rumo causa menos traumas do que na fase adulta.

Viver com propósitos claros faz você ter a noção certa de que está seguindo um caminho real. E não apenas andando em uma esteira.

Veja também >> Ricardo Bellino – Vendedor de sonhos em três minutos

Se você já identificou onde desejar chegar, então faça o exercício mental de imaginar como você quer que seja a sua vida no futuro. Visualize as realizações que você deseja obter e faça uma lista com todas elas.

Com esse exercício você relembrará essa sensação gratificante de sonhar livremente.

Perceba que você já imaginou as possibilidades para o seu futuro, definiu seu objetivo, os procedimentos para concretizá-lo e agora você só vai definir um prazo para realizar seu objetivo.

Especifique dia, mês e ano que você deseja concluir seu plano, não procrastine nem adie seu sucesso. Apenas lembre-se que nem todos os planos chegarão na hora desejada, pois dependendo do que for ele, pode depender de questões que não estão ao seu alcance.

Neste ponto, o único cuidado a ter é com a frustração.

A disposição inicial com a qual foi lançado o objetivo deve ser mantida até sua conclusão. Você precisa lembrar-se de por que você lançou tal objetivo, e acreditar nisso até o fim. Aqui ocorre um erro bem comum da geração atual: Foco!

Focar naquilo que você planejou é muito importante para realmente atingir seus objetivos, portanto, é necessário estabelecer a meta e cumpri-la mesmo que não esteja fácil. Mantendo o foco e acreditando no lugar que você tanto deseja chegar.

Veja também >> Carreira em W: Especialista Técnico e Líder ao Mesmo Tempo

Sentir, algumas vezes, tristeza ou preguiça, faz parte da vida de qualquer pessoa. É justamente nesses momentos que precisamos nos mostrar vitoriosos e não alimentar o sentimento negativo.

Levante sua cabeça e acredite que as pessoas que tiveram sucesso em suas vidas não foram por sorte ou acaso. Elas batalharam duro desde cedo e estiveram cientes de que dependia apenas delas.

Sucesso, jovem!

Sobre o autor

William Meller
William Meller

Fundador do Portal Sucesso Jovem, Analista de Projetos/PMO na Totvs, voluntário no PMI e estudante de Gestão da TI na Unisinos.
Colunista dos sites Profissionais TI, Portal GSTI, Portal Administradores e Site Campus.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência BW e Site Barato BH