O que o cliente espera de sua empresa?

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Imagem: Pexels

Para compreendermos o que nosso cliente está esperando de nossos serviços, é fundamental irmos além do planejamento clássico. Vamos surpreender o cliente?


Dentro do ambiente corporativo, muitas vezes os gestores de negócios são contratados para alavancar uma empresa. Há quem utilize regras prontas para mudar o status quo de crise vivenciado. Tenho certo distanciamento destes manuais de resolução rápida para um problema pertinente, este um verdadeiro câncer dentro do setor financeiro.

Um especialista sempre identifica logo qual é o ponto que a empresa necessita melhorar.

Sabe extirpar, através do seu know-how, todos os pontos fracos e salientar os fortes, tanto no setor operacional quanto na diretoria. Acredita que todos os departamentos da empresa, sendo interligados, necessitam de atenção individualizada. São igualmente importantes, independentemente da hierarquia entre superiores e subordinados.

No entanto, quando a atenção deve estar voltada ao cliente, ao usuário ou destinatário final, como fizemos?

Empresas podem produzir o melhor produto, já de alta expansão no mercado e sucesso crescente, mas se não souberem fidelizar o cliente para o consumo do mesmo teremos um sério problema a ser resolvido.

O famoso Plano de Marketing irá identificar para a empresa tudo aquilo que ela necessita.

Sabermos qual é a missão, visão, valores e política de qualidade da empresa na  qual atuaremos, é essencial. Contudo, todos estes conceitos lindos para serem destacados no mural da organização serão apenas enfeites, se não forem devidamente direcionados ao consumidor final, daquilo que estamos ofertando ao mercado.

Assim, no Ambiente Econômico temos algumas variáveis, dentre outras, a considerar para que possamos dimensionar o marketing e abarcar o público-alvo desejado:

  • Tendências de Consumo
  • Emprego
  • Crescimento no Setor
  • Inflação
  • Taxa de Juros
  • Balança de Pagamentos

Percebam que há muito mais por detrás da ideia de criação de um produto, seja qual for o setor que ele está inserido e o seu crescimento dentro dos parâmetros de mercado. Gestores de negócios sabem que é necessário muito mais que conhecimento adquirido para que as vendas subam.

Técnicas de vendas são bem-vindas, é claro!

Todavia, estas não são tudo!

É primordial entender-se de gestão, economia, administração, marketing e publicidade para que um produto se destaque. Estendo este raciocínio também às carreiras. O indispensável marketing pessoal, irmão gêmeo do talento, encontra-se de mãos dadas com a multidisciplinaridade de cada profissional.

O cliente espera da empresa, então, profissionais capacitados para atendê-lo. Correto? Sim, em partes.

Ele também espera os valores pessoais de cada colaborador sendo praticados tanto na venda quanto no fechamento do negócio. Busca motivação e brilho nos olhos. Espera empatia e a realização de um sonho ao adquirir determinado produto. O cliente não busca apenas o produto em si, mas os benefícios à sua vida através deste.

Como de praxe, finalizo com uma história, pequena fábula, voltada à reflexão daquilo que deveremos, efetivamente, fazer:

A Assembleia dos Ratos
Era uma vez uma colônia de ratos, que viviam com medo de um gato, e resolveram fazer uma assembléia para encontrar um jeito de acabar com aquele transtorno. Muitos planos foram discutidos e abandonados.

No fim um jovem e esperto rato levantou-se e deu uma excelente ideia: “a de pendurar uma sineta no pescoço do gato!”

Assim, sempre que o gato tivesse por perto eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo. Todos os ratos bateram palmas: o problema estava resolvido.

Vendo aquilo, um velho rato que tinha ficado o tempo todo calado levantou-se de seu canto. O velho rato falou que o plano era muito inteligente e ousado, que com toda a certeza as preocupações deles tinham chegado ao fim.

Só faltava uma coisa: quem ia pendurar a sineta no pescoço do gato?

Moral da história: Falar é fácil, fazer é que é difícil.

Vamos lá, fazer o que é devido?!

Sobre o autor

Cláudia Martins
Cláudia Martins

Cláudia Martins é especialista em Gestão de Negócios e Bacharel em Direito. Organizadora de eventos/palestras e escritora de diversas temáticas para a Geração Y.

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