Encare os desafios e viva o progresso em sua carreira profissional

Encare os desafios e viva o progresso em sua carreira profissional

Progresso em sua carreira – Imagem: Pexels

Os desafios em nossa carreira são os guias e marcos que fazem nosso progresso ser visto e percebido, além de permitir que possamos evoluir como pessoas.


O sonho da maioria dos jovens que estão concluindo o grau escolar tradicional, é o de cursar a tão sonhada faculdade, e ser bem sucedido em sua carreira.

Porém, o caminho é longo, e durante esta trilha, existem inúmeros desafios a ser enfrentados. O progresso contínuo dependerá do quanto você está disposto a romper barreiras e chegar aonde você deseja.

Os obstáculos para que você alcance o sucesso, atinge diferentes aspectos de sua vida diária. Primeiramente você pode olhar para si mesmo e não ver um atributo a mais, que possa diferi-lo de outros candidatos no mercado de trabalho.

Pelo contrário, a pressão que é recebida para que nos tornemos pessoas bem sucedidas está cada vez mais intensa:

– Você precisa estudar.
– Você tem que trabalhar.
– Olhe só quanto “X” é bem sucedido.
– Seu colega do ensino Médio já está realizando isso ou aquilo.

Demais, não?

São tantos comentários que surgem como monstros dentro de nossa cabeça, que não sabemos como dar o primeiro passo. Diante disso, ao sermos confrontados em uma entrevista de emprego, por exemplo, nos perguntamos se somos suficientes.  Muitos de nós, estamos rodeados de crenças limitantes, achando que o outro é melhor que nós ou que sempre fracassaremos diante de um desafio. Mas o que seria na realidade, crenças limitantes?

Em seu website, o autor Fábio Alves afirma que crenças limitantes são resultados de interpretações negativas das experiências que vivemos. Além disso, encontra-se muita dificuldade para identificar crenças limitantes, visto que elas tentam  provar que seus pensamentos e sentimentos auto destrutivos são corretos e engessados em sua personalidade.

Diante disso, o primeiro obstáculo são as limitações que impomos a nós mesmos. É necessário olhar para os desafios profissionais, como uma vivência inevitável. Todos os dias quando acordamos pela manhã estamos propensos a enfrentar desafios, e nossa primeira ação deve ser o de estar pronto tanto para o fracasso quanto para a vitória. Nem sempre ganharemos.

Um dia a nossa hora chega e perceberemos que a sucessão de fracassos obtidos serviram como experiências para nosso aprimoramento pessoal e profissional.

Sempre temos “herois” que nos inspiram, sejam eles  empreendedores, filósofos, inventores, ou até mesmo algum parente ou amigo que admiramos. Ao longo de suas biografias veremos fracassos, medos e falta de motivação, ainda assim muita persistência, fome de vencer e desejo de superação.

E são nesses atributos que é necessário manter o foco. Acreditar em si mesmo é fundamental para o sucesso. Se você não confiar que você é capaz não atingirá o sucesso. Portanto lembre-se, o primeiro desafio a ser ganho é o de acreditar em si mesmo, acima de tudo!

Veja também >> Como desenvolver uma mentalidade de alta performance

Permita-se ir mais longe, progresso é contínuo

Outro obstáculo a ser superado na nossa caminhada profissional é o de permitir que as pessoas o intimidem.  Tal obstáculo é comumente lidado pelas pessoas que possuem auto estima baixo.

Ao ser deparado com alguém na equipe de um projeto, por exemplo, com atitude, ideias inovadoras que são sempre aceitas, a pessoa de complexo de inferioridade se auto rebaixa, se retraindo sem propor ideias ou melhorias.

Esse obstáculo está relacionado com as crenças limitantes citado anteriormente. Se você acredita em si mesmo, na sua capacidade de melhorar o ambiente interpessoal em que você convive, você não se reprime. Pelo contrário, tenta da melhor forma colaborar positivamente em um determinado projeto que está participando.

Pense que a capacidade que outras pessoas tem de alcançar seus objetivos é a mesma que você tem. E assim como você, pessoas bem sucedidas também passam por momentos de perdas, rejeição, mas também há dias de triunfos e ares de vitória.  Portanto, não deixe as pessoas o intimidarem.

A diferença entre uma pessoa que vence e outra que não vence, é mental. Se você acreditar em sua mente que você consegue, não importando os desafios que vierem, você consegue. Caso contrário, passará a sua vida acreditando no que suas experiências passadas lhe falam no interior da sua mente. Quantas pessoas que, embora talentosas são inseguras, não são libertas do medo do fracasso, e suas contribuições estão fazendo muita falta para o mundo.

Precisamos de pessoas não apenas talentosas, mas que tenham atitudes para superar desafios e fazer a diferença!.

Reprograme sua mente! Permita-se ser capaz! Só depende de você.


Quem escreveu

Mirlanda Sousa da Costa
Mirlanda Sousa da Costa

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Metropolitana de Manaus, atuando em pesquisas na área de Tecnologia. Instrutora de Informática na Fundação Rede Amazônica. Hobbies em desenvolvimento Mobile e para Web. Pós graduanda em Gestão do Ensino Superior. Atraída por leituras de desenvolvimento pessoal e profissional.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta