O novo Ensino Médio x Escolha da profissão. Como o Coaching pode ajudar na tomada de decisão dos Jovens!

O novo Ensino Médio x Escolha da profissão. Como o Coaching pode te ajudar?

Imagem: Pexels

Confira neste artigo como o novo ensino médio impacta na escolha de sua profissão e descubra como o coaching pode te ajudar a tomar a decisão certa.


Em fevereiro de 2017, a reforma do Ensino Médio virou lei e deu uma importante responsabilidade ao estudante: definir em quais disciplinas ele irá se aprofundar.

Com esta reforma, que entra em vigor a partir de 2019, os jovens poderão escolher suas matérias de preferência logo no início do Ensino Médio (40% do currículo será reservado aos chamados itinerários formativos, formado pelas áreas: matemática, linguagens, ciências da natureza, ciências humanas, além da formação técnica e profissional). Os 60% restantes deverá ser definido pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ainda em discussão.

Essa nova situação poderá trazer ainda mais pressão para esse momento de vida dos jovens, que precisarão saber pelo menos qual área do conhecimento em que se especializarão (Saúde, Humanas ou Exatas).

É um momento de vida em que poucos têm a maturidade vocacional suficiente para tomar essa importante decisão. Ainda não possuem um suficiente grau de autoconhecimento. Não conhecem seus talentos, habilidades, valores. E, o mais importante, muito provavelmente desconhecem os seus propósitos de vida.

O uso do coaching surge nesse processo para contribuir com o jovem, possibilitando a ele tomar a decisão mais apropriada, com vistas ao seu sucesso profissional.

O coaching é a ferramenta de desenvolvimento humano mais utilizada no mundo. Segundo a ICF (International Coach Federation), coaching é “uma parceria entre o coach – profissional treinado para entregar o processo de coaching – e o coachee – pessoa que passará pelo processo de coaching”. Os dois atuam “em um processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas através do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos”.

Nesse processo, o coach e o coachee identificam objetivos, traçam metas e estabelecem os pontos que indicarão o sucesso. No caso do coaching vocacional, o sucesso será o jovem ter certeza sobre a sua opção profissional.

No livro que escrevi junto com Aline Peixe (Coach Vocacional e de Carreira pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo Instituto MS Coaching de Carreira) “8 Passos para Acertar na Escolha da Profissão – Um guia prático para você tomar a melhor decisão!” é proposto um passo-a-passo para os jovens fazerem a escolha certa.

Passo I – Analise como está a sua maturidade vocacional!

Passo II – Pense em quais são suas áreas de interesse!

Passo III – Encontre sua vocação e seu propósito!

Passo IV – Descubra quais são os seus valores!

Passo V – Trace o seu perfil!

Passo VI – Conheça quais são os seus talentos e habilidades!

Passo VII – Confronte com a realidade: pesquise muito!

Passo VIII – Analise as opções!

Seguindo os passos, o estudante terá um grau de autoconhecimento maior e saberá quais são as formas de atuação do profissional. Já sabendo qual profissão seguirá, poderá aproveitar da melhor forma o seu Ensino Médio. Atuar de acordo com a vocação é um dos principais fatores para o sucesso.

Sobre o autor

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho

Presidente & Fundador da Academia de Jovens Talentos, Diretor de Jovens Talentos da ABRH-PE e Diretor de Relacionamento da ICF - Capítulo Pernambuco. Coach de Carreira, palestrante, escritor e facilitador de treinamentos. Já trabalhou na área de Recursos Humanos em empresas multinacionais e nacionais. Foi membro e conselheiro de Empresa Júnior por mais de 3 anos e voluntário selecionador das Olimpíadas Rio 2016. Tem formação técnica em Recursos Humanos e é estudante de administração na UFRPE. Já ministrou mais de 60 palestras para mais de 2000 pessoas. Possui 15 artigos publicados e 5 prêmios conquistados (acadêmicos e profissionais). É associado da ABRH – PE, International Coach Federation e Society For Human Resource Management - EUA.

  • Samuel Gomes Franco

    Amigão, adorei o post e como ele trás uma renovação de pensamento para os jovens! Eu adoraria conversar mais com você Paulo! Como poderíamos fazer contato? Abraços!

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência BW e Site Barato BH