O fluxo de processos aplicado à construção da carreira

O Fluxo de Processos Aplicado à Construção da Carreira

Imagem: Stokpic

Aprenda neste artigo como aplicar técnicas de definição e de fluxo de processos que podem ser aplicados à sua carreira para ajudar você a atingir os objetivos que tanto deseja.


O fluxo de processos é uma ferramenta utilizada para construir a escala de uma atividade repetível e lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço que agregue valor ao cliente.

Mas o que isso tem a ver com a vida profissional?

Se levarmos em consideração que precisamos traçar uma meta clara, eficiente e eficaz para alcançar um determinado objetivo, o fluxo pode ser uma opção adequada para quem precisa desenhar um plano de carreira.

Para elaborar um fluxo pertinente, faz-se necessário mapear as necessidades e desafios que envolvem o ambiente onde será produzido o bem ou serviço. É uma ferramenta sólida que se adequa aos objetivos dos gestores para ter dados suficientes para uma correta tomada de decisões. E tudo isso para gerar um bem, em uma sequência de atividades que devem ser exercidas.

Num planejamento empresarial, estas mesmas atividades são interdependentes. Ou seja, uma complementa a outra.

Veja também >> A influência da crise econômica na carreira dos jovens brasileiros

No plano de carreira não é diferente. Por isso, vamos tomar como base a ferramenta fluxo de processos e o mapeamento como exemplo para desenhar a trajetória que se quer seguir para chegar à profissão desejada e em como exercê-la. Este artigo visa apenas dar uma luz sobre como fazer.

É muito simples e pode ser que só sirva para alguns, mas é esta a ideia. É como diz o ditado: “não se pode agradar a todos”. A missão é sempre ajudar o próximo, mesmo que este seja um só. Cada um precisa usar para si as técnicas para a carreira que achar que mais se encaixam ao seu modelo de vida.

Mas conheço muitas pessoas ainda sem certeza do que querem. Indecisões fazem parte da vida. O importante é trabalhar esta questão e mudar o quadro da melhor maneira possível.

Há jovens começando a vida e há quem queira mudar de carreira, totalmente, mas sentem-se perdidos, não sabem por onde começar. Um hábito simples pode ser a chave e mudar sua história, definitivamente. Quando não há meta ou plano, logicamente não há alvo a ser conquistado.

Por isso, desenhar o fluxo a ser seguido vai te ajudar.

Você almeja chegar num determinado ponto, mas sempre questiona, “por onde devo começar?”. É a coisa mais normal do mundo.

Veja também >> Overload de informação – Um inimigo da geração Y

Pare, pense, analise isso, coloque o cérebro para funcionar. Treine-o fortemente para raciocinar sobre quais pontos é preciso trabalhar para cruzar a linha de chegada. Faça uma lista, ainda que simples, depois é possível aprimorá-la. Pontue sobre o conhecimento que deverá adquirir nessa estrada. Nunca é fácil, mas não tem alguns atalhos.

Qual o investimento para apossar-se do título profissional? Tempo? Dinheiro? Quais cursos? Estágios? Qual a experiência necessária?

Já cogitou sobre todos estes detalhes, que são muito importantes? Um profissional leva anos para construir sua imagem no mercado. Ele passa por diversas situações e experiências, boas ou más, que vão contribuir para o seu desenvolvimento  como especialista, um perito naquilo que faz.

Não ignore que há um percurso a seguir. A rota é longa, não podemos nos enganar. Não, não é uma receita de bolo, onde você coleta os ingredientes, prepara-os em um recipiente e voilà! Está pronto! Não é assim.

São muitos os fatores que estão alinhados ao sucesso. Podemos citar a persistência, acesso à informação, conhecimento, acesso aos lugares e pessoas certas e até um pouco de sorte, ou muita sorte também. Depende do ponto de vista. O que não se pode desprezar é que um projeto foi desenhado para tal progresso.

Tudo o que você precisa é, a grosso modo, desenhar, literalmente, um passo a passo num papel, especificando desde o início, do ponto de partida até seu objetivo. Não tente pular degraus, ultrapassar fases e enganar o tempo. Desse jeito, tudo o que você vai conseguir é perder seu tempo. Se vai fazer, faça direito.

Veja também >> Você quer tudo, mas não tem foco em nada?

O fluxograma, como dito anteriormente, é um método visual muito promissor, quando bem executado.

Não se intimide em pedir ajuda quando necessário. Pessoas de sucesso sabem da importância do trabalho em equipe. Ninguém consegue sozinho. É um aprendizado para a vida. Organize-se, monte o esquema que melhor se encaixa em seus intuitos e veja o que pode ser construído, o que pode ser melhorado, investido e até modificado.

Uma sucessão de tarefas bem arquitetadas vão dar luz aos que se sentem perdidos e pode até mostrar que não é o caminho e que talvez você não tenha pensado bem sobre o que quer ser.

Isso é muito comum. Muito se vê do glamour de certas profissões, mas não há visão do processo para se chegar a esse resultado. Tem um dito muito popular a respeito disso, “querer o sucesso, mas não querer pagar o preço”.

Entende agora a necessidade de planejar a carreira? É lindo dizer: “quero ser médico!”. Mas você está preparado para anos de estudo, exclusivamente e, talvez, sem retorno financeiro? Está pronto para plantões extensos, noites sem dormir, se deparar com a morte e tratamentos penosos de doenças, muitas vezes incuráveis? A medicina é uma profissão maravilhosa. Os que realmente têm o compromisso de salvar vidas podem sim ser chamados de heróis. Mas você está pronto para tal mudança de vida?

Veja também >> Sonhos x Resultados – A arte de fazer sonhos virarem realidade

Vocação é fundamental, com toda certeza. Mas planejamento interfere, pode acreditar.

Construa seu modelo de fluxo, desenhe, redesenhe, mapeie, explore seus pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças, como na análise SWOT, e, aí sim, esteja pronto para decidir. Mas não deixe de usar a ferramenta que vai te orientar. Idealize e estruture um plano B também. Às vezes uma parte do fluxo, dependendo da situação, pode apresentar um caminho arenoso demais.

É sempre bom estar pronto para os momentos de vitória e conquista, mas também para os difíceis. Eles amadurecem e ensinam.

Oriente o melhor fluxo de processos para a sua carreira e tenha muito, muito sucesso.

Quem escreveu

Ludmila Faria
Ludmila Faria

Administradora, mentora do projeto empresarial Gestão Hub e proprietária editora do blog de Óleo e Gás PetroGasNews há mais de cinco anos. Na época da faculdade foi mentora do projeto Sou Universitário. Integrante do grupo de emponderamento e finanças femininas Show Me The Money, tem aprendido muito sobre o controle de sua vida financeira. Está entrando de cabeça no aprendizado e trabalho com Satart-ups e Empreendedorismo. Tem paixão por séries canadenses, novos cursos e tudo sobre o mundo dos negócios.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta