Não tenha medo de fracassar

sucesso jovem - nao tenha medo de fracassar

Imagem: Pexels

Perca o medo de fracassar e não conseguir alcançar seus sonhos. Acredite em você mesmo e na capacidade que você tem de resolver seus problemas.


Muito se fala sobre a importância de ter sucesso na vida, de como é importante estudar, estar bem informado, conhecer pessoas influentes e tal, porém poucos falam sobre a importância de fracassar.

Há algum tempo atrás acharia estranho escrever sobre a importância do fracasso, porém hoje vejo por outra perspectiva, fracassar é tão importante quanto ter sucesso.

Já tive alguns fracassos na minha vida, já dei palestras que foram um fiasco, tentei abrir empresas que o negócio foi por água a baixo, tive relacionamentos e esses foram os campeões em fracassos, mas em nenhum momento eu desanimei, para cada vez que cai, foram dias, semanas, meses pensando no que eu tinha feito de errado me sentindo uma fracassada, e essa sensação meus amigos, é uma das piores sensações que já puder experimentar, é terrível parece que não vai passar, mas, PASSA.

Ficamos tão mal quando fracassamos que nem percebemos o quanto de tempo e energia desperdiçamos tentando entender o que deu de errado. E se ao invés disso, fizéssemos uma reflexão visando encontrar o aprendizado obtido com o fracasso?

Quando dei minha primeira palestra, fiquei tão nervosa no palco que parece que minhas palavras saiam desconexas, e pela reação do público elas estavam mesmo assim, era um sábado à tarde e devia ter no máximo 30 pessoas no auditório, sai de lá sentindo o fracasso nas costas, havia fracassado no que eu apostei tanto, mas tinha que me recuperar rápido 4 dias depois tinha outra palestra dessa vez para 120 alunos de uma faculdade, então ao invés de ficar lamentando os erros, fui procurar corrigir o que tinha feito de errado, primeiro fiz uma lista de todos os acertos, depois fui enumerando os possíveis erros e ao lado deles fui colocando como poderia fazer diferente da próxima vez.

Veja também >> Uma boa comunicação eleva sua autoestima

Quando chegou o dia da outra palestra não estava totalmente segura, porém eu sabia que não cometeria os mesmos erros de 4 dias antes, e é essa a grande sacada do fracasso, é tirar as lições que ele nos dá, acredito que com o fracasso estamos ganhando pistas de como não fazer as coisas, todo fracasso serve para alguma coisa.

Acredite mesmo nos maiores fracassos temos momentos de sucesso, só não podemos nos acomodar com o fracasso, temos que reagir a ele.

Fomos criados numa sociedade onde fracassar é feio, bonito mesmo é ter sucesso, e para tirar prova do que estou dizendo é só entrar em suas redes sociais onde todos são pessoas de sucesso.

Fracassar não é errado, não é feio, aliás, é necessário no caminho do sucesso, pois dessa forma podemos corrigir e ajustaro processo, muitas pessoas de sucesso fracassaram antes de chegar ao sucesso, mas elas só chegarão a ele porque não desistiram.

Então, não tenha medo de fracassar, tenha medo de não aprender com o fracasso.

Quem escreveu

Luise Brito
Luise Brito

Formada em Gestão Comercial pela Universidade de Guarulhos, e em Coaching, Analista Comportamental, Analista 360º e Leader Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC),com reconhecimentos
internacionais pela GCC - Global Coaching Community, ECA -
European Coaching Association - ICI - International Association of Coaching Institutes -Practitioner PNL (Programação Neurolinguistica) pela Ápice Desenvolvimento Humano. - Sócio do Mulher Descomplicada

Colunista nos sites: Revista Atitude Empreendedora- Portal Educação e RH portal - Superela

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta