Não se prenda a fórmulas prontas de sucesso – Crie a sua própria

Não se prenda a fórmulas prontas de sucesso - Crie a sua própria

Imagem: Pexels

Aprenda que não existe um modelo pronto para criar o seu sucesso. Descubra a sua própria forma de construir o sucesso que deseja sem uma fórmula pronta.


Uma coisa que aprendi com o passar do tempo, com todos os erros e acertos que cometi ao longo da minha carreira, é que não existe uma fórmula pronta para o sucesso.

Essa de “10 passos para ser bem-sucedido” ou qualquer variante é mero falatório. Cada pessoa é diferente e cada pessoa quer coisas diferentes na vida. Justamente por isso uma fórmula que funcionou ou funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Cada um precisa descobrir sua própria forma de alcançar o sucesso.

Qual é a sua forma de alcançar o sucesso?

Tanto é verdade que a mesma fórmula pode não funcionar para todos, que até mesmo o significado de sucesso muda de pessoa para pessoa. Para alguns, sucesso é ter seu próprio negócio, para outros, é ser funcionário público.

Não existe certo ou errado, melhor ou pior. Cada um tem uma visão de mundo e um propósito.

Por quê, então, seguir a receita de sucesso de outra pessoa? Por que todos dizem que é bom? Por que a sociedade ou o grupo do qual você faz parte admira a pessoa que criou esta “receita” de sucesso? Antes de seguir a “receita” de sucesso divulgada por um ou outro, é preciso ter algumas definições claras, sobre nós mesmos.

Saber o que queremos da vida (qual é o nosso propósito), qual o impacto queremos causar, seja no ambiente que vivemos seja na sociedade de forma geral, bem como onde queremos chegar em um, cinco ou dez anos, são apenas as perguntas iniciais que precisamos nos fazer para construirmos nossa própria definição de sucesso.

Veja também >> Como vencer o medo de falar em público

No entanto, nem sempre é tão simples conseguir estas definições. Algumas pessoas desde cedo sabem o que querem, lutam por aquilo e conseguem. Outras, porém, passam a vida “experimentando”, tentando sempre algo diferente até que consigam se “encontrar”.

Neste último caso, encontramos dois tipos de pessoas: as que um dia se encontram, em seus “experimentos” e, a partir disso, trabalham para se tornarem bem-sucedidas na área em que se descobriram; e aquelas que descobrem que a experiência por si só é o que querem para a vida, e que ser bem-sucedido é ter tido a oportunidade de viver todas e cada uma das experiências que tiveram.

Desta forma, se queremos ter sucesso, seja em nosso trabalho ou em nossa vida de forma geral, precisamos somente de duas coisas: primeiro, definir, para nós mesmos, o que é sucesso (será que é um conceito meu, baseado em minhas experiências, ou é algum conceito imposto pela sociedade) e trabalhar para alcançá-lo, da melhor forma que pudermos.

Para mim, sucesso é fazer a diferença no ambiente no qual estou inserida por meio do meu trabalho e a minha forma de alcançá-lo é correndo riscos, experimentando, errando muitas vezes e acertando algumas.

E para você, o que é sucesso? Como você pode alcançá-lo?

Quem escreveu

Daniela Gomes dos Santos
Daniela Gomes dos Santos

​​Graduada em Administração pela Universidade Ibirapuera desde 2013, pós-graduada em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini/POLI-USP em 2016, certificada como profissional técnico em Gerenciamento de Projetos (CAPM®) pelo PMI e Six Sigma Green Belt (SSGB) pelo Six Sigma Institute.

Possuo experiência nas áreas Financeira, Compras, Consultoria Financeira (Auditoria Interna), Processos e Projetos, tendo atuado em diferentes indústrias (fonográfica, seguros, vestuário, bancos, educação).

Desde agosto de 2015, tenho atuado como empreendedora social, por meio do Projeto Social Desenvolve!, através do qual levo a conhecimento de estudantes do ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo, as diversas oportunidades em termos de estudo e ingresso no mercado de trabalho, além de discussões sobre a importância de construir uma carreira com propósito.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta