Motiva Ação

Motiva Ação

Imagem: Pexels

Motiva ação. Simples de dizer e simples de pensar, mas não tão simples de colocar em prática. Motive-se para a ação que irá mudar a sua vida ainda hoje.


Há diferentes estados que são propícios a diferentes atividades. Todos gostamos de fazer as coisas quando estamos no clima adequado de fazer aquilo. Mas muitas vezes acontece de o conjunto das condições em um dado momento não estarem alinhadas com o que precisamos fazer.

Convém, então, que saibamos lidar com essa situação de modo a conseguirmos construir o estado apropriado para realizarmos o que quer que seja.

Muitas vezes acontece de não fazermos algo que temos que fazer por não nos sentirmos as circunstâncias apropriadas para tanto. Sabe quando queremos nos dedicar a alguma coisa mas todo o resto nos parece mais interessante?

Nesses momentos a cama se transforma no local mais gostoso do mundo, uma série passa a ser extremamente interessante e as redes sociais se mostram cheias de novidades que não podemos perder.

Mas se dependermos disso ficaremos passivamente esperando que aconteça de o entusiasmo, a vontade, a motivação chegue até nós. Inspiração não é algo que se espera chegar. Não é uma dádiva que aparece para poucos sem explicação em um momento inusitado. Ficar esperando o estado interno ideal para então agir não é uma boa tática. Inverter o processo é muito mais efetivo.

É mais fácil tomar uma atitude para que, a partir da ação, seja construído um estado apropriado. Para isso, precisamos não dar ouvidos ao barulho interno que tenta nos desviar do que sabemos que é o melhor a ser feito. E agir. Quando já estamos trabalhando na coisa a tendência é que o clima de inação se dissolva.

Veja também >> 20 Simples prazeres da vida

O fato de ter começado a fazer já será um excelente motivo para continuar fazendo.

Vamos supor que tenhamos o projeto de correr cedo pela manhã, antes de qualquer outra atividade. Se quisermos esperar o dia em que acordamos pulando e gritando ansiosos para irmos correr logo, nunca o faremos.

Mas se por alguns instantes ignorarmos o frio, a vontade de ficar debaixo do cobertor, a preguiça, etc. e simplesmente irmos correr, sem titubear, certamente depois do quinto minuto de atividade já estaremos muito mais afim de o fazer.

O próprio engajamento gera mais dele mesmo.

A forma mais inteligente de gerar inspiração para agir é através da ação.

Sobre o autor

André Bouchardet
André Bouchardet

Sou Empreendedor do DeRose Method. Tenho 25 anos. Ensino uma metodologia de aprimoramento humano que tem como foco a reeducação comportamental. Há 5 anos acompanho pessoas de 18 a 35 anos que estão interessadas em trabalhar pela utilização do máximo potencial humano.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência BW e Site Barato BH