Jovens: A importância da cultura

sucesso jovem - cultura

Imagem: Pixabay

Saiba mais sobre a importância da cultura na vida dos jovens e como a própria cultura pode ser um fator de sucesso em suas vidas.


CULTURA FAZ DIFERENÇA

É importante ter em mente o que é cultura, para saber como podemos adquiri-la.

Cultura é um conceito usado de forma genérica para que se fale de valores e práticas humanas ou de conhecimento e experiências adquiridas através do tempo.

A leitura é algo mais do que crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário e contribuir para que essa chamada “cultura” possa crescer em nossa mente.

As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres e conhecimentos escassos no dia a dia.

DÊ VALOR PARA A LEITURA

Quem quer ter cultura, corre atrás. Afinal, você aprende muito apenas lendo o jornal ou notícias na internet, e indo atrás daquilo que você não conhece.

Vamos supor que você acabou de ler uma notícia na internet muito importante e comentada, mas você não compreendeu nem o que aquela notícia está falando ou o termo principal utilizado. Faça a diferença, correndo atrás daquilo que você não entendeu e agregando ao seu conhecimento e cultura, novas informações.

Recentemente lançaram as notas referente a prova do ENEM de 2014, e tivemos a notícia de que milhares de jovens tiveram nota zerada em suas redações. O motivo disso parece até mesmo um pouco óbvio: falta de cultura para escrever uma redação, desenvolver um texto sobre um tema qualquer.

Isso não é apenas falta de conhecimento naquele tema específico, longe disso.

Quem lê diariamente e principalmente entende o que está lendo, consegue desenvolver pelo menos um pequeno texto falando sua visão sobre qualquer assunto, afinal os temas de redações não são temas técnicos que exigem aprofundamento e conhecimento específico (física quântica, por exemplo), mas são temas que precisam apenas de conhecimentos gerais e um pingo de informação e cultura.

Como se adquire essas informações e conhecimentos? Lendo!

Veja também >> Um jovem de sucesso sem suar? Utopia!

RECICLE SEU CONHECIMENTO

Muitas coisas que aprendemos no tempo da escola vão sendo esquecidas pelo nosso cérebro com o passar dos anos (algumas são até boas ser esquecidas mesmo, mas este não é o ponto deste artigo), pois não as praticamos.

É através de uma leitura rotineira que os mais variados conhecimentos se fixam de forma a não serem esquecidos posteriormente por nosso cérebro. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler, talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.

Se você quer se tornar um jovem de sucesso, mas não tem o hábito de ler, recomendo você rever alguns conceitos, para melhorar ainda mais o rumo de sua vida.

Tenha em mente que cada vez mais as oportunidades que se abrem são concorridas (não falo apenas oportunidades profissionais), e para conseguir vencer essa corrida pelo sucesso, você precisa se reforçar cada vez mais com ‘armas’ que te qualifiquem a ser esse tipo de jovem, e você pode fazer a diferença, basta correr atrás disso.

TOME CUIDADO COM A EXCESSIVIDADE

O jovem brasileiro da Geração Y precisa tomar um cuidado muito grande, que é o de não deixar as novas tecnologias o tornarem um analfabeto funcional, que lê e agrega informação o tempo todo em redes sociais, blogs e nos mais variados sites.

Porém, não consegue compreender e filtrar as informações que chegam até o cérebro, tornando-o uma pessoa cansada mentalmente e sem conteúdo cultural.

Veja também >> Conheça a importância da empresa júnior no desenvolvimento do jovem universitário

Outro problema é de ser um “decorador” de textos, como o professor Pier costuma dizer em sua palestra. Que faz de você um excelente agregador de informação, que é um visitante que entra pela porta e sai pela janela, sem nem sentar alguns minutos no sofá, que é seu cérebro.

Tome cuidado, portanto, meu amigo, para não ser mais um consumidor alucinado de conteúdo, mas que não consegue e nem sabe como aproveitar todo o conteúdo que está recebendo.

Seja sonhador. Queira vencer. Pense longe, pense grande.

Sobre o autor

William Meller
William Meller

Fundador do Portal Sucesso Jovem, Analista de Projetos/PMO na Totvs, voluntário no PMI e estudante de Gestão da TI na Unisinos.
Colunista dos sites Profissionais TI, Portal GSTI, Portal Administradores e Site Campus.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência BW e Site Barato BH