A hora é agora: Seu futuro de sucesso só depende de você

seu futuro

Imagem: Unsplash

O crescimento profissional e pessoal se dá de forma gradativa e lenta. A construção do nosso futuro vai acontecendo aos poucos e o sucesso que buscamos aparece conforme todo o esforço que dedicamos hoje.


Quando crianças, vemos nossos pais, tios e vizinhos em uma rotina suada, desgastada, que parece o fim do mundo.

Então assistimos aos mais diversos filmes, seriados, jogos esportivos e nos espelhamos nos heróis, milionários, com carrões e cheio de gente bonita e bebida bacana ao redor.

Então, nossos pais, tios e vizinhos começam com as perguntas clássicas da infância: “O que você vais ser quando crescer?”.

As mais variadas, hipotéticas e confusas respostas nos vêm à cabeça. Estamos nos espelhando nos nossos pais ou nos heróis das séries da TV?

Pois bem, por que comecei com essa conversa agora?

Veja também >> Visão Sistêmica: A Visão de um Futuro de Sucesso

Os anos passam, a pergunta clichê continua e as respostas confusas também. Aí me pergunto: o que será mesmo que esperamos da vida? O que mesmo acreditamos da vida?

Muitos jovens do meio ao qual estou inserida (alunos de Ensino Médio e pré-universitários), muitas vezes não sabem qual o salário de seus pais ou se sabem, não fazem ideia do que aquilo vale de fato. Não sabem qual é a matemática das finanças da família, nem mesmo o valor da conta do supermercado. Será que eles precisam saber?

Nas sessões de atendimento ou mesmo nas palestras aos alunos, ao abordarmos o aspecto do retorno financeiro que determinada profissão lhes trará, muitos jovens boicotam seus próprios dons ao ter como base os salários milionários jogados na mídia.

Não, não estou afirmando que a ambição é ruim!

Muito pelo contrário: separo parte do tempo com esses jovens apenas para falar dessa ambição.

Mas qual é o real parâmetro que eles têm de um bom salário? De um retorno justo? De um valor necessário para suprir todos os aspectos de sua sobrevivência? E o que mais me pergunto: será que sabem qual é o caminho necessário, muitas vezes árduo e moroso, para alcançar esse padrão?

E o assunto em questão é esse: como é esse caminho? Quando começa essa jornada? E a resposta é já!

Sempre converso com os alunos sobre o que eles já têm feito rumo ao seu sonho. E a resposta negativa é sempre a mesma. Acreditam que o esse trajeto só começará depois de formado, no primeiro estágio ou na primeira promoção de emprego. Questionam: o que meu desempenho escolar tem a ver com isso? O que minhas noitadas em claro têm a ver com isso?

Veja também >> Carreira em W: Especialista Técnico e Líder ao Mesmo Tempo

As notas realmente não tenham muito a ver, mas que as gerou sim. Quanto tem se dedicado para seu desenvolvimento? Quanto do seu tempo você gasta pesquisando sobre os cursos, a carreira que pretende seguir? Qual parte do seu dia é direcionada na busca dicas, simulados, textos direcionados a você?

Proatividade. Quase ninguém sabe o significado dessa palavra. Será que buscar por um simulado gratuito sozinho, pesquisar as datas dos vestibulares e os possíveis descontos nas universidades sem a ordem de alguém refletirá na primeira promoção do emprego?

Reflita, jovem, sobre seus hábitos, suas crenças, seu dia-a-dia. O que você tem feito rumo ao seu sucesso?

O que é sucesso para você?

O que é para você um bom salário? Milionário? Sim, você pode! Mas para isso terá que correr atrás! Mesmo um grande e renomado jogador de futebol sua a camisa dia e noite nos treinos pré-jogo. Não espere que um dia você acordará e terá tudo isso caindo do céu. Faça por merecer.

Sim, vá para a balada, curta cada momento. Mas pense nos momentos do futuro! Não caia nesse papo: “Ele ainda não amadureceu!”

Quem pode planejar, desenhar e moldar seu futuro de sucesso é você! A hora?

É sempre agora!

Quem escreveu

Aline Peixe
Aline Peixe

Pedagoga, Coach Vocacional e de Carreira pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo IMS- Coaching de Carreira, Criadora do Programa de Estagiários e Trainee a ser desenvolvido dentro de empresas, Palestrante e facilitadora de cursos e workshops relacionados à Escolha Profissional. Coach, Trainer e Palestrante da A.L.A Jovens Talentos.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta