Jovens: Sobre gostar de pessoas

sucesso jovem - pessoas

Imagem: Stokpic

Você está comprometido com as pessoas que estão à sua volta? Gostar de pessoas ao seu redor é uma qualidade muito importante para ser explorada.


Talvez você não queira se tornar um gestor de RH ou um psicólogo especializado em melhorar a mente humana (ou talvez seja esse seu sonho, me fale mais nos comentários), mas talvez você não esteja percebendo a quantidade de oportunidades que estão passando ao seu redor somente no quesito networking e relacionamento com as pessoas que estão por perto.

No artigo dicas para seu networking trazer resultados falo um pouco sobre o networking e dou algumas dicas do que acho importante para a construção de uma rede de contatos que possa te levar para frente, mas…

Somente construir uma rede de contatos e manter contato com ela, como se você fosse um robô, poderá até mesmo piorar sua situação perante as pessoas que estão ao seu redor e até mesmo parecer que você está “forçando” alguma coisa para se auto promover. Tome cuidado com isso, pessoas tem sentimentos e construir uma relação de confiança com as pessoas que estão ao seu redor leva tempo e principalmente uma certa carga de energia.


VOCÊ PRECISA DE PESSOAS

A tecnologia está crescendo e em alguns casos até mesmo tomando o espaço que antes era destinado somente para pessoas. Mas pare um pouco e reflita sobre tudo aquilo que você já precisou até hoje, seja de um serviço ou empresa.

Mesmo que essa necessidade seja muito simples ou que necessite apenas de um sistema, pode ter certeza que ela passou e passa (mesmo que indiretamente) por um ser humano.

Portanto, podem até existir casos que podemos afirmar que não há a necessidade de depender de outra pessoa. Sim, até pode ser que existam esses casos.

Mas são muito poucos e ainda raros, e se você quiser resolver seus problemas e criar mais chances para si mesmo, é bom se acostumar com a ideia de que você precisa de pessoas e deixar esses “casos isolados” de lado.

E acredite, coisas como esta fazem de você ainda mais um ser humano fazendo parte do ecossistema em que vive.

Veja também >> 8 dicas de como se preparar para ser Trainee


VOCÊ APRENDE COM PESSOAS

Talvez uma das profissões mais importantes que podem existir é a do professor.

Ninguém torna-se um cirurgião famoso e bem sucedido sem ter passado pelo professor. Ninguém torna-se um advogado de reconhecimento em todo o Brasil sem ter passado pelo professor.

Agora, claro que nem sempre em todos os casos este “professor” precisa ser o professor de sala de aula formal ou em uma universidade.

Às vezes um professor pode ser um pai, um empreendedor que lhe deu as “ferramentas” para começar ou pode ser alguém que escreveu um livro que mudou sua maneira de pensar.

Não importa a maneira que o conhecimento chegou até você para te fazer crescer, mas pode ter certeza que foi feito por alguém. Alguém que deixou seu legado para te ajudar ser uma pessoa melhor naquilo que deseja fazer e naquilo que você é.

Você pode até me dizer que “tudo o que aprendeu foi na internet”, mas eu te pergunto: Foi a internet que escreveu? Foi a internet que criou para você o conteúdo?

Por mais que as ferramentas automatizem e facilitem, não é ela a responsável pelos terabytes de dados que você consome todos os dias. É alguém que dispôs seu tempo para construir conteúdo de qualidade para você.

Veja também >> Overload de Informação – Um Inimigo da Geração Y


VOCÊ CRESCE COM PESSOAS

Bons líderes influenciam e lideram pessoas, não coisas. Bons líderes formam novos líderes e criam uma mentalidade de sucesso naqueles que estão sob sua liderança.

Se você quiser ir além e crescer de verdade deverá ter muita competência para isso. Mas além de competência naquilo que você faz, uma rede de contatos de qualidade poderá fazer uma diferença enorme em sua vida.

Tudo o que você faz e cria de valor, é criado para pessoas.

Crie e mantenha um networking de qualidade com pessoas que possam agregar valor à sua vida e seu trabalho. E mais do que isso, colabore com elas.

Não aproxime-se (jamais) de pessoas apenas por interesse e também aprenda a dar algo em troca para elas. Ajude-as com seus projetos, e isso por si só já fará você se sentir ótimo.


GOSTAR DE PESSOAS EXIGE EMPATIA

Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a compreender melhor como devemos nos comportar em cada situação ou ambiente em que nos encontramos ou até mesmo o que falar em cada situação.

Isso porque nos faz entender o que está ocorrendo em cada momento e de cada situação diferente, para aprendermos a compreender o ambiente em que estamos envolvidos.

Veja também >> Dicas simples para aumentar sua produtividade


GOSTAR DE PESSOAS EXIGE HUMILDADE

A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, tem modéstia e ausência de orgulho. É um sentimento adquirido lentamente pelo trabalho interior ou provocado pelo conhecimento, que existe um ser superior ao mesmo.

Se você não é humilde o suficiente para assumir que existem pessoas melhores que você em certos pontos, jamais se tornará um jovem de sucesso.

Cada indivíduo, por mais limitado que seja, sempre tem algo que faz com qualidade e pode te ensinar. Agora imagine quantas oportunidades você deixou de conquistar e quanto aprendizado passou apenas nas vezes em que seu orgulho falou mais alto. Não vale a pena isso, não é mesmo?

Jamais deixe se levar pelas coisas que você possui. Você terá sucesso por aquilo que é, não por aquilo que possui, não esqueça disso.


VALORIZE QUEM ESTÁ AO SEU REDOR

Dar valor as pessoas ao seu redor é uma qualidade que, por si só, já lhe permitirá formar um perfil de líder servidor, o qual será excelente para suas conquistas e o que você deseja tornar-se.

Aprenda ser uma pessoa que valoriza a essência e não a aparência. Aquela frase famosa de que “as aparências enganam” sempre é válida nesse momento.

Aprenda a construir confiança nas pessoas próximas, pois sua rede de contatos deverá sempre aumentar e crescer com qualidade.

Acredite que você jamais terá prazer maior do que ver alguém crescer e atingir seu potencial, sabendo que você pôde contribuir de alguma forma para isso.


Vamos recapitular em uma lista, as dicas que aprendemos hoje:

  • Você precisa de pessoas;
  • Você aprenda com pessoas;
  • Você cresce com pessoas;
  • Gostar de pessoas exige empatia;
  • Gostar de pessoas exige humildade
  • Valorize quem está ao seu redor.

Sobre o autor

William Meller
William Meller

Fundador do Portal Sucesso Jovem, Analista de Projetos/PMO na Totvs, voluntário no PMI e estudante de Gestão da TI na Unisinos.
Colunista dos sites Profissionais TI, Portal GSTI, Portal Administradores e Site Campus.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta