Frustrações: Criança que não cai um tombo, não aprende a levantar

frustrações

Imagem: Pixabay

Frustrações fazem parte da escalada até o sucesso. Lembra crianças que precisam cair alguns tombos, para aprender a levantar e continuar caminhando.


Frustração é um sentimento, uma emoção que ocorre quando algo que era esperado por você não ocorreu. É uma sensação de incapacidade diante de desgostos sofridos, diante de obstáculos difíceis de ultrapassar e que impedem chegar onde se deseja.

A frustração só ocorre quando existem expectativas, e quanto maior elas se mostrarem, maior será a frustração.

Quando a expectativa é frustrada pode muitas vezes despertar uma vontade de mudança e se transformar em impulso para novas ações.

BOOOOOM!

“Impulso para novas ações”

Essa é a frase certa para começar a compreender a frustração e discutirmos esse artigo.

Não tem como falar sobre o vencimento em cima de frustrações sem deixarmos bem claro um termo importante para esses momentos, e que até mesmo tem sido bem falado ultimamente. Estou falando sobre resiliência.

Resiliência é um termo da física que significa a capacidade de um corpo voltar ao seu estado natural, principalmente após sofrer alguma situação crítica e fora do comum.

Na psicologia, resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.

A resiliência diz o quanto uma pessoa sabe ou não funcionar bem sob pressão.

Veja também >> Jovem: A juventude e o ser jovem

Mas sabe o que é legal de ver quando se encontra a frustração?

É que somente pessoas que amam realmente e tem sonhos grandes podem sentir esse sentimento. Seja amoroso, profissional ou qualquer outro tipo de frustração, você só o sentirá se realmente tiver objetivos grandes. Para entender melhor, podemos dizer que é aquilo que sentimos quando algo que queremos ou esperamos não acontece.

Quanto mais importante for o objetivo, maior será a frustração.

Apesar de parecer um sentimento decorrente de situações de fracasso, a frustração é de extrema importância para a construção psicológica dos indivíduos.

Você acredita nos seus sonhos? Sim!? Então é isso que importa meu amigo!

Acredite neles e principalmente acredite em você, pois a frustração são como os testes que nos obrigam a vencer e sairmos maiores do que entramos.

É a hora certa onde diferenciam-se campeões de competidores.

É o momento onde o seu sonho é colocado a prova, e achar que ele não vai dar certo por causa de uma pedra no caminho pode realmente fazer ele ir embora.

Assistiu Rocky Balboa? Você lembra do discurso de Rocky para seu filho no filme?

“…E quando as coisas vão mal, você procura alguém para culpar, como se fosse uma sombra. O mundo não é um arco-íris, na verdade é um lugar ruim e asqueroso. E não importa o quão durão você seja, apanhará e ficará de joelhos, se você permitir. Mas nem você, nem ninguém baterá tão forte quanto a vida. Não trata-se da força que você golpeia, mas sim, quantos golpes você aguenta levar e continuar de pé, continuar em frente e seguir adiante…

Levante e olhe somente para frente! Este é o momento onde você deve estar mais alinhado com seus valores e objetivos do que com resultados de momento.

Acredite meu amigo, terão frustrações! Terão pedras no caminho! Terão buracos que você terá que pular…

E agora eu pergunto aos gamers:

Será que um jogo de videogame seria tão legal se fosse fácil, sem inimigos, obstáculos e chefões para enfrentar e poder comemorar a vitória? Se fosse somente uma linha reta e fria?

Veja também >> Os problemas da falta de objetivos na vida de um jovem

Recentemente um amigo e mentor que é Coach falou-me sobre crenças limitantes e me fez tentar compreender mais sobre o assunto.

Ao longo de nossa vida e, desde nossa infância, somos influenciados positiva e negativamente pelas pessoas a nossa volta e pelas situações que experimentamos em nosso dia a dia.

Na infância, por exemplo, se um pai diz a seu filho que ele é fraco e incapaz ou o compara com um irmão mais forte, muito provavelmente esta atitude sabotará sua autoestima e o deixará mais inseguro em suas ações.

Assim nascem as crenças limitantes.

Se você tem a ideia falsa de que cometer erros e falhar é ruim, então você fará de tudo para evitar qualquer experiência de crescimento ou aprendizagem, pois você terá que estar disposto a errar se quiser crescer e aprender.

Não é hora de ficar parado. Não é hora de ficar esperando algo acontecer.

Você quer se tornar um vencedor, então não pode deixar suas frustrações vencerem você. Seus objetivos e sonhos são muito maiores que qualquer obstáculo que esteja a sua frente.

“Para ser um vencedor, é preciso ter a coragem de enfrentar a frustração de um fracasso com o mesmo apetite que se desfruta o saboroso som dos aplausos.”
Flávio Augusto da Silva, Geração de Valor

Esse é o momento de provar, para você mesmo, que você é capaz de vencer esses obstáculos. É hora de matar no peito e sair jogando.

As frustrações te ensinam a ser maior, a crescer e aprender. Pode-se até dizer que só cresce realmente que passa por momentos em que se faz necessário ir além e vencer os obstáculos. Aprendendo com o que saiu errado principalmente.

A sua decepção tem realmente como finalidade  ajudá-lo a mover-se em direção aos seus objetivos, e não conduzi-lo para longe como se pensava inicialmente.

Acredite em você e em seus sonhos.



Fontes ou inspiração para este post:
– Artigos conceituais do site Significados.
– Vídeo: Canal A Magia do Mundo dos Negócios.

Sobre o autor

William Meller
William Meller

Fundador do Portal Sucesso Jovem, Analista de Projetos/PMO na Totvs, voluntário no PMI e estudante de Gestão da TI na Unisinos.
Colunista dos sites Profissionais TI, Portal GSTI, Portal Administradores e Site Campus.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência BW e Site Barato BH