Estágio: Da faculdade a carreira profissional

Inovação e os “engenheiros de obra pronta”

Imagem: Pexels

A importância de fazer um estágio para ter experiências novas, conhecer o mercado de trabalho e criar seu currículo profissional.


A importância de fazer um estágio para ter experiências novas, conhecer o mercado de trabalho e criar currículo profissional

Quando se decide qual curso seguir durante a faculdade, a escolha em questão faz parte de uma jornada que vai mudar a vida de muitos. Conhecer novos ambientes, interagir com diferentes pessoas e, principalmente, apreender um universo inteiro de conhecimentos inexplorados até então.

Em meio a isso, o mercado de trabalho é um destino sonhado para quem está começando, e o estágio um dos primeiros passos. Como conseguir entrar nesse meio?

Veja também >> O que é cultura organizacional

O estágio é uma experiência extracurricular que auxilia o estudante de graduação a ter um contato maior com o mercado de trabalho da sua profissão. Através dele, é possível conhecer as rotinas do profissional, aprender os deveres diários e estar por dentro do curso que deseja formar.

É, antes de mais nada, um teste: por isso, o estudante não precisa ter medo de errar ou de não atingir todos os objetivos e metas que tinha sobre aquela experiência. É um momento para se aprofundar nas áreas da graduação e descobrir com o que você se interessa.

Dicas para quem quer conseguir um estágio

Existem diferentes tipos de estágio, variando também das áreas de atuação. Os estágios podem ser remunerados ou não, quando faz parte do currículo da graduação do estudante. Ainda, podem ser em órgãos públicos, como Tribunais e Secretarias, e também em organizações privadas.

As formas para ingressar em um estágio são muitas: pode ser através de um seletivo, entrevista, análise de currículo etc. Por isso, ter um bom desempenho acadêmico, manter as notas altas e procurar ser um estudante regular são características importantes para quem deseja conseguir um estágio.

Veja também >> Como construir uma carreira em administração?

Ainda, a chance de ser aprovado em um estágio depende também das oportunidades – às vezes, existe uma baixa oferta de estágios na área escolhida da graduação. Ou, o número de concorrência também pode prejudicar a chance da seleção. Muitas vezes, tenta-se de várias formas e parece que a oportunidade não surge.

Como melhorar o currículo, o que destacar na hora da seleção e como poder ser escolhido? Existem muitas maneiras de mostrar que você têm todas as chances para ser um estagiário dedicado e íntegro com seus compromissos e aprendizados. Passar uma boa imagem é fundamental para garantir ótimos olhares sobre si enquanto futuro profissional. Por isso, vamos nos manter focados!

Confira seu currículo

Atualize seus dados, mantenha seu currículo em ordem e sem bagunça. As vezes, informação demais também atrapalha na hora de ser avaliado. Fale sobre aquele curso que fez, sobre aquela experiência que teve e sobre o que pode te ajudar para conseguir mostrar suas qualidades profissionais. Tudo de forma concisa, simples e sem erros ortográficos. A clareza possibilita que a empresa tenha mais facilidade em saber sobre você.

Tente oportunidades

Existem diversas formas de encontrar estágios durante a graduação. Converse com professores, colegas, amigos – mantenha-se informado e disposto dentro do centro acadêmico. Uma oportunidade pode surgir também através de bancos de dados de estágios. Sites que reúnem informações a respeito de estágios em diferentes áreas. Consulte as vagas que mais se encaixem no seu perfil e se inscreva no que te motivar.

Procure o que gosta

De nada adianta arrumar um estágio em uma área bem resolvida financeiramente, mas que não trará grandes aprendizados para seu currículo. Afinal, cada um segue por uma área dentro da graduação, e existem muitas! Tente achar oportunidades que te façam crescer não apenas como profissional, mas também como pessoa.

Dessa forma, não serão apenas 12 horas semanais e sim, muita produção e aprendizado. Uma empresa preza por pessoas dedicadas, e não existe nenhuma forma mais fácil do que se dedicar naquilo que gosta. Saber trabalhar na área que procura é um ponto extra para conseguir o estágio que se quer.

Acima de tudo, tente. Com certeza, uma boa oportunidade chegará e você poderá experimentar um pouco do estágio durante os anos da graduação. Para, assim, chegar ao mercado de trabalho.



Quem escreveu

Jacqueline Gonçalo
Jacqueline Gonçalo

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta