A escolha profissional e sua carreira

sua-carreira

Imagem: Pexels

Confira neste artigo uma reflexão sobres suas escolhas para a carreira e a escolha profissional, uma dúvida que passa e fica muito tempo na cabeça dos jovens.


Recentemente dei uma guinada em minha carreira como educadora. Hoje, além de atendimentos individuais com jovens que buscam fazer uma escolha profissional, também ministro palestras sobre essa temática nas mais variadas instituições de ensino.

Pensando no que tenho visto por aí, resolvi escrever esse pequeno artigo.

O público com o qual tenho contato encontra-se numa fase de muitas transições. Sem dúvidas, um dos maiores desafios que encontram nesse momento é fazer a escolha de sua carreira.

E essa tomada de decisão vem acompanhada dos turbilhões decorrentes dos hormônios, acúmulos de grupos sociais, pressão familiar, entre outros aspectos que encurralam cada vez mais esse difícil momento.

Digo difícil, pois, na cabeça da maioria dos jovens, essa decisão permeará por toda a sua vida, sem chance de retomada ou ajuste de percurso.

Sim, sem dúvidas essa escolha profissional os influenciará por toda a vida, mas por que pensá-la como imutável? Como eterna?

Veja também >> As gerações X, Y e Z e suas características | Qual sua geração?

Sempre escuto: – “Mas e se eu fizer a escolha errada?” Ao meu ver, uma escolha bem pensada e planejada, dificilmente será errada. Certamente, os caminhos percorridos servirão de bagagem para os ajustes necessários e para os próximos passos de sua carreira.

Penso que a grande maioria desses jovens definem o que serão no futuro baseados apenas nos cursos universitários. Não conseguem visualizar que sua carreira irá muito além disso.

Obviamente ainda não possuem vivência, conhecimento e maturidade para desenhar sua carreira, mas defini-la apenas pelo curso é um grande equívoco. O curso lhe abrirá portas, mas quem definirá onde, quando e como entrará no mercado de trabalho é o próprio aluno.

A escolha profissional é, sem dúvidas, um fator decisivo na sua carreira, mas não pode ser pensada apenas para o ingresso na universidade.

Quando trabalho com os alunos, convido-os a fazer uma verdadeira viagem no tempo, a sonhar, a sentir o gosto e o cheiro de sua carreira lá na frente.

Levo-os a pensar onde gostariam de estar, com quem, com que roupa, o que seus pais pensam sobre você nesse momento, quais sentimentos permeiam em seu corpo…

Então, fazemos a viagem de trás para frente, vendo quais foram os passos dados para chegar até ali.

Pronto: desenhamos a sua carreira! Fácil? Nem um pouco! Caminho único? Também não!

Com certeza os interesses mudarão conforme o passar do tempo.

Veja também >> Um jovem de Sucesso Sem Suar? Utopia!

Novos horizontes e perspectivas surgirão. Mas a escolha feita naquele momento não foi baseada somente no curso a ingressar, mas naquilo que ele realmente quer viver, pelo menos até aquela hora.

Outro aspecto que não pode ser esquecido, é a diferença entre ter uma carreira e querer um emprego. Sim, precisamos de um emprego, mas um emprego dentro de uma carreira.

Sem o comodismo, sem a zona de conforto. Sonhar, vislumbrar um espaço no mundo tem que estar de acordo com a função que você exerce no seu emprego.

Espaço no mundo? Sim, sua carreira TEM que estar relacionada a sua missão, ao seu propósito de vida!

De que adianta ter reconhecimento financeiro, casa própria, filhos nas melhores escolas e não ter o sentimento de missão cumprida?

O prazer de saber que faz a diferença com aquilo que sempre sonhou?

Não estou dizendo em largar a multinacional e vender coco na praia! Mas pensar se sua carreira está de acordo com suas habilidades naturais, seus valores, suas vontades! Sua vocação!

Ah, que bom seria ganhar dinheiro, fazendo o que gosto! Que sonho distante! NÃO!

Comprometa-se com suas escolhas, não tenha medo da mudança! Lembre-se: o que você viveu até aqui te deu bagagem para isso!

Quem é feliz no que faz, é feliz no que é! É feliz de domingo a domingo, sem medo da segunda-feira!

Até mais!

Sobre o autor

Aline Peixe
Aline Peixe

Pedagoga, Coach Vocacional e de Carreira pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo IMS- Coaching de Carreira, Criadora do Programa de Estagiários e Trainee a ser desenvolvido dentro de empresas, Palestrante e facilitadora de cursos e workshops relacionados à Escolha Profissional. Coach, Trainer e Palestrante da A.L.A Jovens Talentos.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta