Empresas investem mais em qualificação. O que isso significa?

Empresas investem mais em qualificação. O que isso significa?
Qualificação profissional – Imagem: Pexels

Qualificação anda colado com produtividade e qualidade. O que realmente significa essa força de investimento das organizações em mais qualificação?


Há alguns anos, quando ainda estava na faculdade, escrevi um artigo sobre a importância do desenvolvimento dos colaboradores para o crescimento sustentável das organizações.

Por coincidência, esses dias estava lendo uma pesquisa que mostrava que as organizações estão investindo mais na qualificação de seus colaboradores.

No entanto, o que me chama a atenção é “será que eles estão investindo certo?”.
Investir mais na qualificação dos colaboradores é um bom sinal, pois mostra que as organizações já conseguem perceber que as pessoas são ativos importantes e não apenas “mão-de-obra”.

Todavia, é necessário que este investimento seja efetivo, isto é, que o dinheiro “gasto” pelas empresas em treinamento traga retorno real. Se isso não acontece, em alguns anos veremos novamente diminuir a quantidade de dinheiro investido em treinamentos.

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De fato, muitas vezes, não é necessário alto investimento para que o treinamento traga retorno para a organização. Por que não utilizar um funcionário, que domine o conhecimento, para treinar os demais por um tempo? Ótimos treinamentos podem vir com essa prática.

Qualificação profissional é coisa séria

Nos treinamentos comportamentais, por que não propor a integração entre colaboradores que atuam em diferentes setores.

Assim, eles tem a oportunidade de desenvolver o trabalho em equipe, resolução de conflitos e liderança, por exemplo. Muitas vezes o treinamento acaba retornando mais benefícios para empresa com simples mudanças.

Em resumo, investir mais em qualificação e/ou desenvolvimento dos colaboradores é um bom sinal. No entanto, para que as organizações percebam os resultados deste investimento é necessário investir de forma inteligente.

Mas isso não depende só da sua organização, depende de você também. Vá atrás daquilo que é importante para você.


Daniela Gomes dos Santos

​​Graduada em Administração pela Universidade Ibirapuera desde 2013, pós-graduada em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini/POLI-USP em 2016, certificada como profissional técnico em Gerenciamento de Projetos (CAPM®) pelo PMI e Six Sigma Green Belt (SSGB) pelo Six Sigma Institute.Possuo experiência nas áreas Financeira, Compras, Consultoria Financeira (Auditoria Interna), Processos e Projetos, tendo atuado em diferentes indústrias (fonográfica, seguros, vestuário, bancos, educação).Desde agosto de 2015, tenho atuado como empreendedora social, por meio do Projeto Social Desenvolve!, através do qual levo a conhecimento de estudantes do ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo, as diversas oportunidades em termos de estudo e ingresso no mercado de trabalho, além de discussões sobre a importância de construir uma carreira com propósito.

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