Cumprindo apenas as funções básicas

cumprindo apenas as funções básicas

Imagem: Unsplash

Para que não nos engessemos na acomodação, na estabilidade e nas famosas zonas de conforto precisamos fazer diferente e não apenas funções básicas.


É muito comum percebermos um determinado funcionário no ambiente laboral, o qual denomino de “o engessado.”

Este ser – gênero masculino ou feminino – demonstra toda a competência durante o processo seletivo e nos primeiros três meses do contrato de experiência.

Passado este período probatório de demonstração de habilidades, a transformação começa a se operar.

O gesso toma conta deste colaborador como uma armadura: grossa, dura e impenetrável.

Como num passe de mágica o alcance de metas em tempo recorde passa a ser cumprido de acordo com a vontade do preguiçoso colaborador.

Aquelas promessas feitas no tocante à  busca pela excelência, de dinamismo, pró-atividade e blá, blá, blá…ficam num passado remoto. Hoje o precursor cede espaço ao engessado colaborador.

O final desta história é fácil de presumir: na rua da amargura, o engessado pergunta-se o porquê de não estar mais no quadro funcional da empresa que tanto amava.

Veja também >> Você enxerga um bom profissional em você?

Não consegue enxergar que sua procrastinação e sensação de estabilidade o levaram a ingressar o montante de desempregados no país.

A demonstração de competências deve ser contínua e ascendente. Não basta ser um bom profissional, é necessário ter diferencial competitivo em relação aos demais colegas.

O mercado de trabalho não tem mais espaço para os engessados. Busca quem pode fazer um trabalho responsável e compromissado com a excelência.

Como o sol que nasce todos os dias deve ser a motivação de todos nós, profissionais em progressivo crescimento.

Para que não nos engessemos na acomodação, na estabilidade e nas famosas zonas de conforto precisamos fazer diferente. O mundo precisa disso para evoluir. E nós, idem!

Sobre o autor

Cláudia Martins
Cláudia Martins

Cláudia Martins é especialista em Gestão de Negócios e Bacharel em Direito. Organizadora de eventos/palestras e escritora de diversas temáticas para a Geração Y.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência BW e Site Barato BH