Como construir uma carreira em administração?

Como construir uma carreira em administração?

Carreira em Administração – Imagem: Unsplash

Administração de empresas não é fácil e depende de tantos fatores que mal caberiam em uma única página citar. Mas qual o caminho inicial?


Clichês como “administração é para quem não sabe o quer” são comumente ouvidos pelos estudantes e graduados em administração. No entanto, como ter êxito na carreira, mesmo optando pela administração como área de estudo?

Primeiramente, é preciso entender porque, administração é o 2º curso com maior número de matrículas e o maior em número de ingressantes no país, segundo censo do MEC, divulgado em 2015. Administração é um curso amplo, que oferece uma visão sistêmica das organizações – sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor. Administradores conseguem ver problemas por mais de uma ótica e, desta forma, pensam em soluções diferentes para um mesmo problema.

Veja também >> Aquele tempo pra refletir – E agir amigo, ou nada muda!

Outro ponto relevante para quem escolhe a administração, é a gama de opções no que tange a especialização. O administrador pode se especializar em diferentes áreas – seja áreas funcionais, seja setores de mercado (saúde, educação, legal, etc.). Ou seja, o clichê “quem faz administração não sabe o que quer” é inverídico: quem faz administração quer entender de negócios e ter uma visão holística sobre o mercado.

E como pode o jovem, ainda estudante ou recém-formado, se destacar na carreira de Administração, cada vez mais competitivo?

Além de ter clareza sobre a relevância do seu curso para a sua carreira, é preciso buscar complementos. É sabido que apenas o curso superior hoje já não é diferencial para ninguém. Ele apenas garante o trabalho que há 20 anos era garantido pelo ensino médio: manter ou conseguir um emprego.

Sabendo das exigências atuais do mercado, o jovem precisa começar a desenhar, ainda durante a faculdade, seu plano de carreira (isso mesmo, o SEU PRÓPRIO plano de carreira, que não depende da empresa para a qual trabalha).

É preciso começar a se perguntar em que área ou setor quer se especializar; onde quer chegar em 2, 5 ou 10 anos; o quer aprender; e como quer contribuir com a sociedade e/ou com o setor no qual trabalha. Com estas definições, o jovem pode começar a se envolver em atividades que possam contribuir com seu aprendizado, para além da faculdade: eventos, palestras, cursos extracurriculares, trabalhos voluntários… enfim, atividades que possam contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e competências necessárias para materializar seu plano de carreira.

Claro que estruturar seu plano de carreira não é algo que se faça em uma semana, requer tempo e dedicação. E, como qualquer outro planejamento estratégico, precisa ser revisto periodicamente, pois as prioridades mudam, o mercado muda, você muda.

Desta forma, fica claro que, para se destacar e ter êxito em sua carreira, o jovem administrador precisa ter clareza sobre o que é, de fato, o seu curso, como ele contribui para seu próprio desenvolvimento e quais são suas perspectivas para o futuro. É a partir deste conhecimento, que o jovem possa traçar estratégias que lhe permitam atingir seus objetivos e construir a carreira desejada.



Quem escreveu

Daniela Gomes dos Santos
Daniela Gomes dos Santos

​​Graduada em Administração pela Universidade Ibirapuera desde 2013, pós-graduada em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini/POLI-USP em 2016, certificada como profissional técnico em Gerenciamento de Projetos (CAPM®) pelo PMI e Six Sigma Green Belt (SSGB) pelo Six Sigma Institute.

Possuo experiência nas áreas Financeira, Compras, Consultoria Financeira (Auditoria Interna), Processos e Projetos, tendo atuado em diferentes indústrias (fonográfica, seguros, vestuário, bancos, educação).

Desde agosto de 2015, tenho atuado como empreendedora social, por meio do Projeto Social Desenvolve!, através do qual levo a conhecimento de estudantes do ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo, as diversas oportunidades em termos de estudo e ingresso no mercado de trabalho, além de discussões sobre a importância de construir uma carreira com propósito.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta