Como a boa comunicação ajuda nos negócios

Como a boa comunicação ajuda nos negócios
Boa Comunicação nos Negócios – Imagem: Pexels

A comunicação ajuda nosso dia a dia a fluir da maneira certa e nosso trabalho ser levado sem peso até as pessoas que precisam se conectar conosco.


Regularmente, ouvimos relatos de que uma empresa fechou um negócio com outra empresa. Mas é bom frisar que empresas não fazem negócios com empresas. São pessoas que fazem negócios com pessoas. Reuniões são realizadas entre pessoas, apresentações são feitas por pessoas para pessoas. Por este motivo, é muito importante desenvolver a sua comunicação para alcançar melhores resultados nos negócios.

A venda mais importante é a sua venda pessoal. Trata-se da venda antes da venda. Em um mercado competitivo, a confiança pode determinar se um cliente irá comprar da sua empresa ou da concorrência. Esta confiança pode vir da segurança que você transmite quando fala em público e em reuniões. Falar de forma medrosa, tensa ou preocupada irá demonstrar ao seu cliente que você não está seguro com o que está oferecendo.

Muito do sentimento que é percebido em uma apresentação não está ligado à mensagem em si. As percepções de sua plateia irão se basear majoritariamente em sua linguagem corporal e em sua voz. Pessoas que se apresentam com um sorriso no rosto, uma postura adequada, voz firme e gesticulando de forma coerente, são capazes de transmitir muito mais confiança para seu público.

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Para desenvolver sua comunicação em público, siga algumas dicas:

  1. Cumprimente sua plateia com um sorriso.
    Pode parecer um conselho muito simples, mas ele é responsável por muito do sucesso de suas apresentações. Sorria para sua plateia e ela sorrirá de volta para você. A satisfação e a simpatia que você quer conquistar de sua plateia deve ser gerada por você. Pessoas que sorriem são pessoas confiantes.
  2. Cuide da sua postura ao falar em público.
    Para transmitir uma mensagem de estabilidade, é importante que você tenha uma postura também estável. Equilibre seu peso nas duas pernas, evitando alternar seu apoio entre uma e outra perna. A imagem que você irá transmitir a quem o assiste deve ser coerente com a mensagem. Se o orador se apresentar torto, a mensagem será recebida de forma torta.
  3. Cuide da sua voz.
    A sua voz irá determinar a qualidade da mensagem. Se utilizar um microfone, mantenha-o alguns dedos abaixo do seu queixo. Fale com uma intensidade que transmita emoção e entusiasmo para sua plateia. Respire adequadamente e utilize pausas de alguns poucos segundos em alguns momentos de sua apresentação.
  4. Gesticule adequadamente durante a fala.
    Uma boa gesticulação deve ser alinhada com sua fala. Uma recomendação que eu sempre faço é de que os braços se mantenham flexionados, com as mãos próximas uma da outra, de forma que a gesticulação aconteça próximo ao seu rosto.
    Evite manter a mão no bolso ou segurando objetos desnecessários (como canetas, por exemplo).

Pratique suas apresentações e desenvolva seu poder de comunicação para se desenvolver em sua carreira e nos negócios. Com toda certeza, você irá colher excelentes frutos desta habilidade de falar bem em público.



Marcello Pepe

http://www.marcellopepe.com/

Tendo contribuído por muitos anos com o jornalismo brasileiro nos EUA, Marcello Pepe teve como marca registrada o pioneirismo. Em 1997 lançou o primeiro informativo diário em português, PlanetaFax, editado nos EUA e enviado por fax para 850 escritórios e residências de brasileiros no Sul da Flórida. Se tornou pioneiro novamente ao lançar o site www.planetanews.com, que publicava a cobertura fotográfica de eventos brasileiros no exterior e, até hoje, divulga a agenda de eventos de comunidades brasileiras ao redor do mundo. É colunista do jornal Tribuna de Minas, no programa Negócios & Carreira na rádio CBN; na revista Panorama Sul e autor do livro “A venda antes da venda”.

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