Como apresentar-se em uma entrevista de emprego

entrevista de emprego - freepik

Imagem: Freepik

Confira neste artigo simples dicas para um momento tão decisivo na sua carreira que é a entrevista de emprego e saiba como não tomar decisões erradas nas suas respostas para o entrevistador.


Nos dias atuais, trabalho e emprego, são assuntos sobre os quais existem muitas perguntas a se fazer, embora esse debate esteja sempre em pauta nos discursos dos governos e empresários.

É preciso que as instituições de empreendimentos industriais e educacionais, busquem alternativas que foquem na prática das atividades atribuídas ao profissional, sem deixar de favorecer o comprometimento ao respeito as leis trabalhistas, o meio ambiente, o planejamento, a pesquisa e o desenvolvimento da carreira profissional do trabalhador, bem como o atendimento as nuances do mercado de trabalho e crescimento da empresa.

O mercado de trabalho e as práticas profissionais estão em constante mudanças, o que exige que o candidato a uma oportunidade de emprego, organize e planeje a sua carreira, visando os seus objetivos profissionais.

Nesse contexto, a profissão torna-se um caminho, que junto com a educação e outros, pode compor um cenário mais viável para a inclusão de pessoas de categorias consideradas excluídas na atual formação da sociedade.

Veja também >> Correndo demais? Não deixe a correria te cegar

Nesse sentido, a elaboração desse texto tem por princípio básico ajudar você a conseguir a tão sonhada vaga de emprego.

Ao longo do mesmo, você mobilizará e articulará conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para compreender o mundo do trabalho, a partir de uma visão sistêmica, e para aprender a como se portar em uma entrevista de emprego.

As empresas fazem entrevistas com o objetivo de confirmar se as informações do currículo são verídicas, para verificar sua postura e conhecer as suas qualificações.

Assim, uma forma de ter sucesso na entrevista é verificar quais das suas qualificações são pertinentes ao cargo.

DICA: Estude bem o perfil da vaga em relação às suas qualificações e, se houver alguma falta de conhecimento e/ou de habilidade, construa possibilidades de sana-las, para não ser “pego de surpresa” quando estiver na entrevista.

Sobre a sua vida pessoal, conte sempre histórias que evidenciem qualidades como liderança, força, capacidade de resolução de problemas e criatividade, já que são características importantes e que, com certeza, contribuirão para o desenvolvimento da organização.

Além disso, tenha atitude e demonstre estar interessado, faça perguntas contextualizadas sobre a empresa e sobre o cargo disponível.

Veja também >> Demissão: Talvez a Injeção Que Lhe Faltava Para a Ação

12 dicas para uma entrevista de qualidade:
  1. Durma bem na noite anterior.
  2. Chegue antes da hora marcada.
  3. Vá vestido com uma roupa apropriada.
  4. Leve uma cópia da carta de apresentação e do currículo.
  5. Demonstre confiança na postura, na voz e no olhar.
  6. Espere ser cumprimentado e retribuir com um aperto de mão firme.
  7. Escute com atenção.
  8. Educação é fundamental: peça licença, agradeça e não tenha atitudes indesejadas (mascar chiclete, por exemplo).
  9. Não fale mal de organizações nas quais trabalhou nem de gestores antigos.
  10. Não responda se não entendeu bem a pergunta, peça para repetir.
  11. Não tente ser quem você não é, pois é fácil de ser descoberto.

Ao terminar a entrevista, agradeça a oportunidade e encontre uma maneira de falar da sua importância para o cargo, reforçando suas competências.

Depois, aguarde o retorno do processo seletivo e, caso não obtenha êxito, avalie seus pontos fortes e em quais questões você deve melhorar.

Boa sorte!

Quem escreveu

José Domingos
José Domingos

19 anos , Itabaianinha-SE, Estudante de Letras/Língua Portuguesa e Escritor. Atuou na área de vendas e relações administrativas. Tem artigos publicados em web.artigos.com, e colabora em sites diversos como autor, escritor, redator e colunista .

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta