As gerações X, Y e Z e suas características | Qual sua geração?

sucesso jovem - overload

Imagem: Gratisography

Conheça um pouco mais sobre essas três gerações, que compreendem pessoas nascidas desde o início dos anos 60 até os dias atuais.


A Geração X

Essa geração inclui aqueles que nasceram no início de 1960 até o início dos anos 80.

É um grupo identificado como jovem, mas sem uma identidade aparente. Este grupo enfrentaria um mal incerto, um futuro aparentemente hostil.

Acontece que a geração X cresceu, passou pela fase hippie, teve ideais, esqueceu-se dos problemas que lhes foram empregados e foi fazer carreira no mercado. Essa geração viu surgir o computador pessoal, a internet, o celular, a impressora, o Email, etc.

Grande parte dessa geração chegou a sua idade adulta com sonhos e descobriu que muito deles, não passariam de sonhos, pois o caminho é longo e o preço bem alto. Enquanto isso, viram seus filhos crescerem em um mundo diferente do que eles conheceram quando jovens.

Veja Também >> Como Me Tornar Um Jovem de Sucesso

Algumas características de pessoas da geração X:

  • Busca da individualidade sem a perda da convivência em grupo;
  • Maturidade e escolha de produtos de qualidade e inteligência;
  • Ruptura com as gerações anteriores e seus paradigmas;
  • Busca maior por seus direitos;
  • Preparação e preocupação maior com as gerações futuras;
  • Procura de liberdade.

A Geração Y

Compreende aqueles que nasceram no fim dos anos 70 e início dos anos 90, essa é a geração da liberdade e da inovação.

Foi a geração que desenvolveu-se em uma época marcada pelo avanço da tecnologia e prosperidade econômica. As crianças da geração Y cresceram tendo o que muitos de seus pais não tiveram, como TV a cabo, videogames, computadores e muito mais.

A geração Y cresceu rodeada de facilidades oferecidas por seus pais, que obviamente queriam dar uma vida melhor do que aquela que tiveram, para seus filhos.

Se a geração X viu a tecnologia nascer, foi a vez da tecnologia ver a geração Y nascer e os acompanhar desde pequenos.

Jovens desta geração têm como hábito ser tão multitarefas, podendo ao mesmo tempo trabalhar em mais de um projeto, responder e-mails, acompanhar as notícias através de algum site, conversar com os colegas de trabalho, conversar com os amigos online, ouvir música e dar atenção às redes sociais.

Os jovens da geração Y foram acostumados a conseguir o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e por isso lutam por salários ambiciosos desde cedo. É comum que os jovens dessa geração troquem de emprego com frequência em busca de oportunidades que ofereçam maiores desafios e crescimento profissional.

Trata-se da primeira geração verdadeiramente globalizada, que cresceu com a tecnologia e a usa desde a primeira infância.

A tecnologia e os dispositivos móveis permitiram a comunicação entre si como nenhuma outra geração o tinha feito anteriormente, permitindo partilhar experiências, trocar impressões, comparar, aconselhar, criar e divulgar conteúdos, que são o fundamento das redes sociais.

Veja Também >> Overload de Informação – Um Inimigo da Geração Y

Algumas características de pessoas da geração Y:

  • Estão sempre conectados;
  • Procuram informação fácil e imediata;
  • Digitam ao invés de escrever;
  • Preferem emails a cartas;
  • Vivem em redes de relacionamento virtuais;
  • Compartilham tudo o que é seu: dados, fotos, hábitos. etc;
  • Estão sempre em busca de novas tecnologias;
  • Tem um grande fluxo de informações diariamente.

A Geração Z

Compreende os nascidos entre 1992 a 2010 e está ligada intimamente à expansão exponencial da internet e dos aparelhos tecnológicos.

As pessoas da Geração Z são conhecidas por serem “nativas digitais”, estando desde pequenos já familiarizadas com a internet e todas suas possibilidades, com o compartilhamento de arquivos constantes, com os smartphones, tablets, e principalmente estando sempre conectadas e “ligadas” ao que acontece em tempo real.

Integrantes desta geração nunca viram o mundo sem computadores. E como informação não lhes falta, estão um passo à frente dos mais velhos, concentrados em adaptar-se aos novos tempos.

A Geração Z é um tanto quanto desconfiada quando o assunto é carreira de sucesso e seus estudos, a maioria já não acredita mais em fazer uma só coisa para o resto da vida ou passar sua vida profissional inteira em uma só empresa.

Veja Também >> Jovens: A importância da cultura

Algumas características de pessoas da geração Z:

  • Desapegado das fronteiras geográficas;
  • Demasiados ansiosos;
  • Falta de intimidade e relação social;
  • Forte responsabilidade social;
  • Necessidade extrema de interação e exposição de opinião.

Fontes ou inspiração para este post:

Quais as diferenças entre as gerações X, Y e Z e como administrar os conflitos?“, artigo de Maximiliano Meyer no site Oficina da Net.
Geração X, Geração Y, Geração Z“, artigo de Iris no site IFD.
The Generation Z Connection: Teaching Information Literacy to the Newest Net Generation“, artigo de Caroline Geck no site RedOrBit.

Sobre o autor

Redação Sucesso Jovem
Redação Sucesso Jovem

Portal Sucesso Jovem é um portal para desenvolvimento pessoal e profissional de jovens.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta