Aprenda qualquer coisa em apenas 20 horas

picjumbo

Imagem: Picjumbo

Você sabia que só precisa de 20 horas para aprender qualquer coisa que até então não tinha conhecimento algum? Confira neste artigo.


Eu gosto muito de buscar novos conhecimentos. Aprender algo novo é o que nos torna mais capazes de conversar sobre qualquer coisa com qualquer pessoa, e isso é muito importante para você.

Imagine que você teve a oportunidade de participar de um almoço de negócios que pode ser importantíssimo para você, e durante o almoço surge uma conversa sobre o momento atual político no Brasil, e pedem sua opinião sobre os erros que foram cometidos entre os governantes, porém você não tem ideia de como funciona a política no país para ter uma opinião formada. Bem ruim, não?

Veja também >> Overload de Informação – Um Inimigo da Geração Y

O que estou querendo dizer é que você não precisa se tornar um expert em um assunto que não é seu maior foco, mas que seria maravilhoso pelo menos entender um pouco sobre cada assunto diferente que está ao seu redor.

Mas como aprender?

Aprender qualquer coisa é muito mais rápido do que você imagina. Qualquer pessoa pode aprender qualquer coisa, depende só de vontade e disciplina.

O escritor Josh Kaufman disse em uma apresentação do TED que é preciso apenas 20h para você aprender qualquer coisa. Para isso, Kaufman numera 4 passos:

  1. Defina exatamente o que quer aprender
  2. Aprenda o suficiente para se auto corrigir
  3. Elimine as distrações
  4. Pratique por pelo menos 20 horas

Josh acaba com a ideia equivocada de que precisamos de 10 mil horas de prática para ser bom em algo. Inclusive, ele escreveu um livro sobre isso, “As Primeiras 20 horas: como aprender qualquer coisa… rápido“, que esteve entre os livros mais vendidos nos Estados Unidos.

“A maior barreira para aprender algo novo não é intelectual, é emocional”

Para complementar essa ideia, no site Saia do Lugar há um artigo onde Mauro Ribeiro coloca mais algumas dicas e lista mais cinco etapas para o rápido aprendizado:

  1. Defina exatamente o que quer aprender
  2. Estude o suficiente para se orientar
  3. Procure por ferramentas ou metodologias
  4. Foque no básico
  5. Pratique por pelo menos 20 horas

Se tudo der certo, você terá aprendido o que tanto queria. Talvez não chegou no ponto que você imaginava, mas com certeza te deu um aprendizado suficiente para chegar onde você quiser com um pouco mais de esforço.

Confira a palestra:

Quem escreveu

Redação Sucesso Jovem
Redação Sucesso Jovem

Portal Sucesso Jovem é um portal para desenvolvimento pessoal e profissional de jovens.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Sparta